Você Conhece a Coruja-das-Neves?
A Coruja-das-Neves, conhecida também como Bubo Scandiacus, é uma ave de rara beleza. Ela faz parte da família Strigidae e é considerado um strigiforme; a grande maioria das espécies de corujas fazem parte desta família, estão presentes diversos gêneros, tais como: o Bubo, o Strix, Athene, Glacidium, entre outros.
A família das corujas apresenta cerca de 200 espécies e elas são divididas em duas famílias. A família Strigidae e a Tytonidae, este segundo gênero que é representado apenas pelas corujas do gênero Tyto, espécie a qual conhecemos como Suindara. Ela possui algumas características e hábitos diferentes das outras espécies.
As corujas estão espalhadas por todos os continentes do mundo, exceto na Antártica. Cada espécie habita a área que vai de acordo com seus hábitos e seu estilo de vida. No caso da Coruja-das-Neves, ela habita principalmente a América do Norte, nas tundras norte americanas e canadenses; está presente nas regiões mais frias, no Norte dos Estados Unidos.
Estão tanto em tundras, pradarias, como também nas bordas de florestas até os mares polares. Quando ela começa a sofrer com as temperaturas muito baixas e com a falta de presas, migram para o Sul dos Estados Unidos, nos Estados do Texas e da Georgia, porém não é só ali que elas ficam, as corujas estendem-se também ao Golfo do México até o Caribe. Após o inverno, elas voltam para seu habitat natural, as terras geladas, as quais adoram viver.
Características
A Coruja das Neves é uma ave de fácil reconhecimento. Sua exuberante plumagem a destaca em meio à outras aves. Sua plumagem é inteiramente branca e volumosa, estendendo-se até as patas, com a função de protegê-la do frio. A íris dos seus olhos é de cor amarelo vibrante e chama muito a atenção. Nesta espécie ocorre dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea possuem características distintas; a fêmea possui a parte inferior do corpo coberta com manchas pretas, enquanto o macho é inteiramente branco.
O corpo da Coruja das Neves mede cerca de 50 a 65 centímetros, contando que a fêmea é ligeiramente maior que o macho; o peso varia entre 2 a 3 kg e possuem uma envergadura corporal entre 1,2 e 1,5 metros. São consideradas aves de porte médio.
Hábitos da Coruja-da-Neves
Diferente da maioria das corujas, a Coruja-das-Neves prefere fazer as atividades no período diurno e ao entardecer. Ela sai para capturar suas presas quando o sol já vem baixando, no crepúsculo. Possui principalmente hábitos diurnos, devido as baixas temperaturas climáticas no período noturno, a qual a ave prefere se recolher.
É uma espécie de coruja acostumada a grandes migrações. Como dissemos acima, nas épocas de frio intenso no Norte dos Estados Unidos, elas migram para as terras mais quentes do Sul e, após passado o inverno, elas retornam aos seus antigos ninhos do Norte do país.
É considerada uma espécie nômade, que pelo menos em um período do ano está se deslocando em grandes distâncias. Mas esse fato não impede de que vivam em casais, e é o que ela fazem. Tanto o macho quanto a fêmea quando encontram um parceiro, tendem a realizar a maioria das atividades em conjunto – caçar, comer, migrar, nidificar, etc. e vivem o resto da vida em casal.
Reprodução e Alimentação
Quando encontram um par para a reprodução, as corujas tendem a nidificar em fendas, depressões e buracos no solo e, quando encontram um ninho, a tendência é de ficarem nele o resto da vida, voltando mesmo depois de migrar.
Quando nidificam, o período de incubação aproximado é de 30 dias. Enquanto a incubação é realizada pela fêmea, o macho sai para caçar alimentos para ela e para os filhotes. A fêmea gera de 4 a 10 ovos e após certo período, cerca de 1 a 2 meses, os filhotes já podem voar e caçar sozinhos.
Essa espécie de coruja é totalmente carnívora. Alimenta-se de pequenos mamíferos, como camundongos, ratos, coelhos, outras aves e são capazes de caçarem até peixes. Com um único ataque a coruja consegue abater sua presa.
Elas são caçadoras natas; sua visão, audição e seu silencioso voo são de suma importância para que ela se alimente com frequência. A visão da ave é uma das mais privilegiadas de todas, ela pode enxergar a longas distancias e avista sua presa com facilidade a qualquer distancia, por isso é comum observar as Corujas-das-Neves em cima de galhos e montes, elas ficam apenas observando os movimentos lá em baixo; sua audição é outro fator que auxilia na caça, ela é capaz de ouvir muito bem e escutar até movimentos no subsolo.
Quanto à questão de a Coruja-das-Neves ser a presa, é realmente triste saber que o principal predador destas lindas aves é o próprio ser humano.
Coruja-das-Neves Em Extinção
Quando falamos que uma das mais belas aves do mundo está em extinção, é motivo para ficarmos alerta. A UICN (Unidade Internacional de Conservação da Natureza) incluiu a espécie na sua última Lista Vermelha. Os principais fatores que levaram a diminuição da espécie em quase 50% em apenas três gerações são o comércio ilegal e o desmatamento de seu habitat natural, ambas as ações praticadas pelo ser humano.
A população de Coruja-das-Neves que antes era classificada como ‘pouco preocupante’ passou para o status de ‘vulnerável’. Isso se deve a drástica diminuição da população, o que antes eram cerca de 200.000 indivíduos, agora contam com apenas 14 mil casais, o que dá cerca de 28 mil indivíduos.
O comércio ilegal é fatal para a população da coruja, pois ela é capturada ainda na natureza, no seu habitat natural e levada a cativeiro para reproduzir e gerar mais filhotes que possam ser comercializados. É algo muito triste, mas é real; existem pessoas que realizam estas cruéis práticas que prejudicam tanto a população das Corujas-das-Neves. O desmatamento de seu habitat natural também é um fator que afeta as aves; sem ele, as corujas não conseguem caçar, nidificar e reproduzir, o que acarreta na diminuição da espécie.
Temos de nos atentar as espécies que estão em extinção. Animais de rara beleza, excêntricos, estão passando por dificuldades e alguns já foram até extintos. Tudo isso por causa da ganância do homem moderno, que destrói o habitat de diversos seres vivos ao destruir a natureza, e acredita ser o único a habitar o planeta Terra.