Os tucanos correspondem a 30 aves pertencentes à família taxonômica Ramphastidae. Essas espécies estão agrupadas em 5 gêneros: Aulacorhynchus, Pteroglossus, Andigena, Selenidera e Ramphastos.
O bico córneo e pneumático é uma característica comum entre as espécies. Essa estrutura também participa da dispersão do calor, uma vez que é bastante vascularizado. Contudo, a diversidade de espécies possibilita algumas diferenciações em termos de características físicas, neste caso, as cores dessas aves são bastante diversificadas. Algumas das cores e tonalidades observadas nas espécies mais famosas são o preto, verde, cinza, marrom, amarelo e alaranjado.
Neste artigo, você conhecerá importantes informações sobre os tucanos, sobretudo referentes à coloração da penugem.
Então venha conosco e boa leitura.
Tucanos Características Gerais
Entre as características em comum da família, ou melhor, da ordem taxonômica, estão a presença de pés zigomáticos, ou seja, com algumas falanges voltadas para trás (no caso, a 1ª e 4ª falange).
O dimorfismo sexual é inexistente, logo, a sexagem é feita através do exame de DNA.
Em relação aos aspectos comportamentais, essas aves são frugívoras, também caçam insetos, ovos de outras aves, assim como pequenas presas (tais como a perereca e o lagarto), uma vez que necessitam também de um percentual proteico em sua dieta.
O espaço para construção de ninhos é aproveitado a partir de ocos de árvores ou cavidades já existentes. O período de incubação varia dos 15 aos 18 dias. As tarefas como chocar os ovos, realizar as modificações necessárias à cavidade e cuidar da prole são revezadas entre macho e fêmea.
Cores do Tucano: Preto, Verde, Cinza e Marrom Com Fotos
Algumas cores ou padrões de coloração se repetem nas espécies mais conhecidas de tucanos (seja como coloração predominante, ou através de alguns detalhes).
Dentre as cores mais presentes, segue-se abaixo, certas descrições.
Cor Preta
Esta cor está presente em quase todas as espécies de tucano, inclusive naquelas consideradas principais tais como o tucanuçu (nome científico Ramphasto toco), o tucano de papo branco (nome científico Ramphasto tucanus), o tucano de bico preto (nome científico Ramphastos vitellinus) e o tucano de bico verde (nome científico Ramphastos dicolorus).
O tucanuçu possui plumagem negra na maior parte do corpo, com exceção do uropígio e do papo (de cor branca), considerando também a área dos olhos (laranja) e as pálpebras (azuis). O bico é alaranjado, contudo a cor preta se faz novamente presente, dessa vez através de uma mancha negra na ponta.
No caso do tucano de papo branco, o padrão de penugem corporal é bem semelhante ao tucanuçu. Contudo, a cor preta está presente de modo diferenciado em seu bico (através de duas pequenas faixas verticais na porção superior e inferior).
O tucano de bico preto, como o próprio nome indica, possui o bico na cor preta. No corpo, a exceção da cor preta ocorre no papo, uropígio e área entorno dos olhos.
Para o tucano de bico verde, a cor preta está presente apenas na penugem do dorso e cauda. No caso do bico, é possível observar esta coloração em uma margem posicionada na sua inserção.
Entre as demais espécies de tucano, não tão famosas no Brasil, a coloração preto pode estar presente discretamente ou maciçamente. Neste último caso, se enquadra o tucano chocó, o qual possui maior parte da coloração do corpo preta (com exceção do uropígio amarela) e metade do seu bico também de cor preta.
Cor Verde
A cor verde está presente em algumas espécies como o tucano de bico verde, o tucano chocó (nome científico Ramphastos brevis), o tucaninho de nariz amarelo (nome científico Aulacorhynchus atrogularis), o tucaninho verde (nome científico Aulacorhynchus derbianus), o araçari de dorso encarnado (nome científico Aulacorhynchus haematopygus) e o tucano de bico arco-íris (nome científico Ramphastos sulfuratus).
No caso do tucano chocó, a cor esta presente de modo muito discreto no entorno dos olhos, local no qual praticamente se dilui na coloração amarela do papo e uropígio.
O tucano de bico arco-íris não é uma espécie encontrada no Brasil. Sua distribuição abrange os países da Colômbia, Venezuela e México (neste caso, apenas a porção Sul). A ave é considerado o símbolo nacional de Belize. Também pode ser chamada pelos nomes tucano de peito amarelo e tucano de bico de quilha, uma vez que seu bico possui 16 centímetros de comprimento. Este bico possui coloração predominantemente verde com discreto subton amarelado e riscos nas cores vermelho e alaranjado. A ponta do bico é de um vermelho quase em tom vinho.
O tucaninho de nariz amarelo possui quase todo o corpo de cor verde, com áreas de coloração amarela. Contraditoriamente ao nome, seu bico é de cor cinza.
O tucaninho verde possui a penugem corporal em 2 ou 3 tons de verde. As asas são de cor verde em tom mais intenso do que o restante do corpo. O bico pode ser cinza com margens em cor branca ou marrom avermelhado com margens também em cor branca.
No caso do araçari de dorso encarnado, a plumagem corporal é predominantemente verde, com discretas partes alaranjadas e vermelhas. O bico é em tom castanho. Esta ave pode ser encontrada nas florestas andinas da Venezuela, Equador e Colômbia.
Cores Marrom e Cinza
As cores marrom e cinza podem estar presentes de uma forma ou de outra em quase todas as espécies. Muitas vezes estas cores encontram-se no bico, nas patas, ou ainda na área entorno dos olhos.
Alguns tucanos com predominância da coloração preta também podem apresentar certas nuances de marrom e cinza.
Agora que você já conhece quais as espécies de tucanos que podem ser encontradas nas colorações preta, verde, marrom e cinza; nosso convite é para que continue conosco de modo que possa visitar também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, com artigos especialmente formulados pela nossa equipe de redatores.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO, A. C. Infoescola. Tucano. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aves/tucano/>;
Wikiaves. Tucaninho-verde. Disponível em: < http://www.wikiaves.com.br/wiki/tucaninho-verde>;
Wkipédia in English. Choco toucan. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Choco_toucan>;