A raça beagle é, a princípio, fortemente heterogênea, com diferenças morfológicas no grampo da orelha ou a forma do focinho e lábios, entre as embalagens. Em 1800, nos Dicionários do Esportista, duas variedades são diferenciadas de acordo com seu tamanho: o North Beagle, tamanho médio e o South Beagle, um pouco menores.
A Padronização do Beagle
Além de variações de tamanho, há diferentes tipos de vestidos disponíveis desde o meio do século 19. Há uma variedade de cabelos presente no País de Gales e houve também um cabelo liso. Os primeiros sobreviveram até o início do século 20, com vestígios da sua presença durante exposições de cães até 1969, mas esta variedade encontra-se extinta e provavelmente foi absorvida na linha principal do beagle.
As cores também são muito variadas: beagle totalmente branco, beagle branco e preto ou branco e laranja passando pelo beagle azul mosqueado, mosqueado cinza e preto. Em 1840, começou-se a desenvolver o padrão atual de beagle, mas há uma grande variação no tamanho, temperamento e confiabilidade entre os pacotes.
Em 1856, no manual da British Sports Rurais, “Stonehenge” ainda dividia o beagle em quatro variedades: mix beagle, o beagle anão ou cãozinho beagle, o fox beagle (a versão menor e mais lento) e o beagle de cabelos compridos, ou o beagle terrier, que é definido como um cruzamento entre uma das três variedades e uma raça terrier escocesa.
A partir daí, um início de padrão começou a se estabelecer: “O beagle mede 63,5 cm, ou até menos, podendo atingir 38,1 cm. Sua silhueta se assemelha à do velho cachorro do sul em miniatura, mas com mais elegância e beleza; e seu estilo de caça também se parece com o atual cão”. Assim descreveu-se o padrão.
Em 1887, o beagle não estava mais em perigo: já havia dezoito pacotes na Inglaterra. O Beagle Clube foi formada em 1890 e o primeiro padrão foi gravado no mesmo período. No ano seguinte, a Associação de Mestres de Harriers e Beagles é formada no Reino Unido; a ação dessa associação, combinada com a do Beagle Club e as exposições de cães, permitiu homogeneizar a raça.
Caracterizando o Beagle
O padrão inglês especifica que o beagle tem “uma impressão de distinção desprovida de qualquer linha bruta”. O padrão recomenda um tamanho entre 33 e 40 cm na cernelha mas algumas alterações no tamanho (centímetros) desta gama são toleradas. O beagle pesa entre 12 e 17 kg, sendo as fêmeas, em média, ligeiramente menores que os machos.
Ele tem um crânio abaulado, um focinho quadrado e uma trufa preta (às vezes tendendo pra um marrom ocre bem escuro). A mandíbula é forte, com uma dentição bem alinhada e costeletas bem definidas. Os olhos são amplos, castanhos claros ou escuros, com uma ligeira aparência suplicante do cão atual.
As orelhas largas são longas, macias e com cabelos curtos, curvando-se ao redor das bochechas e arredondando-se ao nível dos lábios. A fixação e a forma da orelha são pontos importantes para o cumprimento da norma: a implantação da orelha deve estar em uma linha que conecte o olho e a ponta da trufa, o final está bem arredondado e quase chega ao final do nariz quando esticado para a frente.
O pescoço é forte, mas de comprimento médio, o que lhe permite sentir o chão sem dificuldade, com poucas barbas (pele solta no pescoço). O peito largo se estreita no abdômen e na cintura cônicos, e uma cauda curta e levemente curvada que termina em um chicote branco. O corpo é bem definido por uma linha do topo (linha das costas) direita e nivelada e uma barriga que não é exageradamente elevada.
A cauda não deve se enrolar nas costas, mas permanecer na posição vertical quando o cão estiver ativo. As pernas dianteiras são retas e bem colocadas sob o corpo. Os cotovelos não ficam para fora nem para dentro e têm cerca de metade da altura na cernelha. O quarto traseiro é musculoso, com jarretes firmes e paralelos, o que permite um impulso importante, necessário para qualquer cão que trabalha.
Cores do Beagle: Tricolor, Bicolor, Branco e Chocolate com Fotos
O padrão beagle afirma que “o cabelo do beagle é curto, denso e resistente às intempéries”, o que significa que é um cão que pode ficar de fora em qualquer clima e é principalmente um cão de caça robusto antes de ser um cão de estimação. As cores aceitas pelo padrão são as dos cães comuns ingleses. A cor marrom ocre escuro não é permitida pelo Kennel Club, mas pelo American Kennel Club.
Todas essas cores devem ter origem genética e alguns criadores tentam determinar os alelos dos pais para obter o vestido desejado. Os cães tricolores têm um pêlo branco com manchas pretas e marrons. No entanto, muitas variações de cores são possíveis, o marrom se espalhando por uma faixa de cores que vai do chocolate ao vermelho muito claro, além dos padrões manchados com cores bem dissociadas.
Cores desbotadas (diluição da cor marrom no escuro) ou distorcida de beagles, cujas cores formam manchas em um fundo predominantemente branco também são conhecidas. Os beagles tricolores costumam nascer em preto e branco. As áreas brancas são tão rápida quanto oito semanas, mas as áreas pretas pode ganhar um castanho opaco durante o crescimento (o marrom pode levar de um a dois anos antes de se desenvolver).
Alguns beagles mudam gradualmente de cor ao longo da vida e podem perder a cor preta. Cães bicolores sempre têm uma base branca com manchas de uma segunda cor. Fogo e branco são a cor mais comum dos beagles em duas cores, mas há uma ampla variedade de outras cores, como limão, um marrom muito claro próximo ao creme, vermelho (vermelho muito marcado), marrom, marrom ocre escuro, marrom escuro e preto.
A cor marrom ocre escuro (cor do fígado) é incomum e alguns padrões não a aceitam; é frequentemente associado a olhos amarelos. As variedades malhadas ou manchadas são pretas ou brancas, com pequenas manchas coloridas, como o beagle bluetick com manchas azuis, que tem manchas que parecem o azul da meia-noite, semelhante ao vestido azul da Gasconha. Alguns beagles tricolores também têm esse vestido em particular.
O único vestido liso autorizado é o vestido branco, uma cor muito rara. Qualquer que seja o vestido do beagle, o final de sua cauda deve ter longos cabelos brancos formando uma pluma. Este branco chicote foi selecionado por criadores para o cão ganhar visibilidade mesmo que a sua cabeça fique abaixada no chão.