Home / Animais / Contato com Urina de Rato na Pele: O Que Fazer?

Contato com Urina de Rato na Pele: O Que Fazer?

Existem doenças graves que podem ser adquiridas pelo homem através do contato com a urina de ratos, ocorrendo mais comumente através de água doce contaminada. Embora os casos de infecção humana seja mínima, ainda vale a pena tomar algumas medidas preventivas para diminuir a possibilidade de contrair doenças.

A doença de Weil é uma forma de infecção bacteriana também conhecida como leptospirose, transportada por animais, mais comumente em ratos e gado. A leptospirose pode infectar quase qualquer animal onde está alojada nos rins, mas mais comumente é encontrada em ratos e gado, e é transmitida pela urina.

Não é conhecido por causar nenhuma doença perceptível em ratos, portanto as populações não são afetadas por altos níveis de infecção. É uma das zoonoses mais difundidas (doenças transmitidas de animais para humanos) no mundo, onde é mais comum em ambientes tropicais e subtropicais.

Grupo de Risco

Aqueles que praticam esportes aquáticos e entram em contato com a água não tratada e trabalham na água ou perto dela, correm um risco maior do que outros, uma vez que é mais comumente transmitida aos seres humanos pela água contaminada pela urina do rato.

A infecção em humanos geralmente ocorre onde feridas abertas são imersas em água relativamente estagnada e contaminada com urina de rato ou gado. Pode ser contratada a partir do contato com qualquer água doce ou não tratada, incluindo lagoas, canais, lagos e rios, bem como com águas de inundação contaminadas.

Pessoas em Risco de Doença de Weil

Aqueles com maior risco de infecção são nadadores em águas abertas que expõem todo o seu corpo a uma possível infecção.  Atividades que ocorrem dentro ou perto de água doce, como pesca, esqui aquático, vela e caiaque, também apresentam um risco.  Atividades que podem causar feridas abertas ou que ocorrem próximo à beira da água, onde é mais provável encontrar urina em ratos, aumentam o risco de contrair a doença.

Imunidade

Pessoas que já tiveram leptospirose desenvolvem imunidade para a cepa específica com a qual foram infectadas e outras pessoas intimamente relacionadas por até dez anos. Eles não são imunes a outras cepas e podem ser infectados novamente se continuarem em atividades onde isso representa um risco.

Geralmente não resulta da ingestão de água ou mordidas de ratos.  Como as bactérias não conseguem sobreviver na água salgada, não há risco de infecção da doença de Weil por nadar no mar.

Sintomas

Os sintomas podem ocorrer entre 3 e 21 dias a partir do momento da infecção. Pode haver duas fases distintas da leptospirose.

  • A primeira fase:

– Os sintomas são semelhantes aos da gripe, incluindo febre alta, dor de cabeça intensa, calafrios, dores musculares e vômitos, e também podem incluir uma erupção cutânea. Pode durar entre 3 a 5 dias antes da recuperação. Em casos leves, o paciente se recupera apenas após a primeira fase, mas pode sofrer fadiga e depressão por algum tempo depois.

Sintomas da Doença de Weil
  • A segunda fase:

Os sintomas iniciais ocorrerão novamente.  Outros sintomas podem variar de acordo com a gravidade e podem incluir icterícia (pele e olhos amarelos), olhos vermelhos, dor abdominal e diarréia.  Os sintomas podem ser semelhantes aos da meningite.  Casos graves também podem causar insuficiência renal ou hepática.  A morte pode ocorrer devido a insuficiência cardíaca, hepática ou respiratória.

Prevenção

A melhor prevenção é entender onde e como a doença de Weil pode ser detectada e tomar precauções com base nesse conhecimento. Se você sabe que pode entrar em contato com água não tratada, como enchentes, canais, lagoas e rios, pode reduzir o risco de infecção, tomando as seguintes precauções:

Cubra quaisquer feridas abertas, como cortes e arranhões, com pensos à prova de água;

Use roupas de proteção, como luvas;

Lave bem e o mais rápido possível se você tiver entrado na água;

Avalie o risco de probabilidade de contaminação se estiver pensando em entrar em água doce, principalmente esteja ciente de água estagnada;

Limpe cuidadosamente todas as feridas abertas obtidas durante o tempo em água doce.

Hantavirus

Hantavírus refere-se a um grupo de vírus transportado por roedores, incluindo ratos. Certos tipos de hantavírus podem causar Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS). Embora raro, o HPS é mortal. Não houve casos registrados de transmissão de HPS de uma pessoa para outra. As pessoas devem adquirir o vírus diretamente de ratos / urina ou fezes de ratos.

Ratos e ratos espalham o vírus na urina e nas fezes. As pessoas podem ser infectadas após tocarem na urina de ratos ou ratos, fezes ou materiais de nidificação que contêm o vírus e depois tocarem em seus olhos, nariz ou boca. O vírus também pode se espalhar quando materiais secos contaminados por fezes de roedores são tocados e entram em contato com a pele ou os olhos, nariz ou boca. Raramente, as pessoas também podem obter HPS a partir de uma mordida de rato ou rato. O hantavírus não pode se espalhar de pessoa para pessoa.

Qualquer pessoa que entre em contato com a urina ou fezes de roedores contendo hantavírus corre o risco de desenvolver HPS, incluindo pessoas que, de outra forma, são muito saudáveis. Algumas atividades aumentarão o risco de exposição, como:

Hantavirus

– Limpar garagens, instalações de armazenamento ou celeiros que estavam vazios durante o inverno;

– Limpar uma casa que pode ter abrigado ratos ou ratos;

– Trabalhando em trabalhos de construção, serviços públicos ou controle de pragas;

– Caminhadas e acampamentos em áreas onde vivem ratos ou rato.

Os sintomas do HPS podem se desenvolver 1 a 5 semanas após a exposição a um mouse ou rato que carregava um hantavírus. As pessoas podem sentir febre,

dores musculares graves e fadiga. Dores de cabeça, tonturas, calafrios, náusea,

vômito, diarreia e dor de estômago também podem se desenvolver precocemente.

Quatro a dez dias após a doença inicial, podem surgir tosse e falta de ar.

Prevenção

Se houver roedores:

Hantavirus Prevenção
  • Guarde todos os alimentos em recipientes selados;
  • Jogue fora alimentos ou bebidas que possam ter entrado em contato com roedores;
  • Lave os utensílios de cozinha e os talheres em água morna e detergente antes de usar;
  • Lave bem as mãos antes de preparar alimentos, comer, beber ou fumar;
  • Use sapatos e não durma em áreas onde os roedores estiveram ativos. Se você for mordido por um rato ou rato, consulte o seu médico imediatamente.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *