O rinoceronte é um mamífero herbívoro terrestre. Esse animal costuma ser encontrado no deserto do Saara (África) e no continente asiático. Pode viver de 40 a 50 anos. Esse animal não enxerga tão bem, por outro lado, possui excelente olfato e boa audição. Apesar de fazer parte da lista dos cinco animais mais difíceis de caçar, corre sério risco de extinção.
Uma das coisas que mais chama atenção no Rinoceronte é a sua velocidade. Mesmo pesando entre 800 e 2300 quilos, de acordo com cada espécie, ele pode atingir até 80 km/h. Essa correria é muito útil para sobreviver em situações de perigo.
Descrição Corporal
O rinoceronte é um animal grande e corpulento. Ele tem pernas curtas, toráx largo e uma cabeça grande. Suas patas possuem três dedos e tanto as traseiras quanto as dianteiras têm o dedo maior no meio dos outros dois. O rinoceronte asiático tem patas mais grossas enquanto que seu irmão africano tem as patas mais leves, o que facilita o seu trabalho na hora de correr.
A pele desses animais tem poucos pelos e possui 2,5 cm de espessura. A cauda do rinoceronte tem cerdas bem fortes e a borda de suas orelhas tem uma quantidade razoável de pelos. Apesar do crânio do rinoceronte ser alongado, sua caixa craniana é pequena e, por consequência, o cérebro dele também é. O chifre do rinoceronte não é feito de osso, mas de pelos muito sólidos e compactos que formam uma estrutura bem resistente.
Gestação e Reprodução
O período de gestação dos rinocerontes fêmea acontece de dois em dois anos e varia entre 420 e 570 dias. Normalmente, esse animal dá a luz a apenas um filhote e a mãe cuida dele até o próximo período de gestação. O tempo de amamentação do filhote é de aproximadamente 20 meses.
Os rinocerontes podem viver até os 50 anos e sua maturidade sexual é atingida entre os sete e os 10 anos de idade nos machos e entre os quatro e os 6 anos nas fêmeas. O período onde os filhotes nascem com mais frequência é entre março e julho, porém, esses animais podem procriar em qualquer época do ano. Os casais de rinocerontes costumam viver juntos por quatro meses durante a época da reprodução.
Modo de Agir
Os rinocerontes da Ásia costumam ser menos violentos que os rinocerontes da África; os asiáticos lutam com as suas presas e os africanos usam os seus chifres para furar o abdômen de seus adversários. A espécie da África gosta de pastar no solo para se alimentar, enquanto as espécies da Ásia gostam de comer folhas.
De modo geral, os rinocerontes gostam de descansar nas zonas mais protegidas das florestas durante o dia e costumam ser mais ativos no período da manhã e no período noturno. Esses animais gostam de tomar banhos de lama ou de areia nos leitos dos rios para se proteger do sol e das picadas de insetos. Além disso, eles são mestres em abrir trilhas no mato para forçar uma passagem. Podem dormir deitados ou em pé.
Apesar dos machos adultos serem territoriais e solitários, eles gostam de formar pares com suas “colegas” do sexo oposto. As fêmeas normalmente formam pequenas famílias e até pequenas manadas, sempre lideradas por um macho dominante. No caso do rinoceronte-indiano, os líderes dos bandos até aceitam outros machos em seu grupo, desde que eles sejam submissos. Quando dois machos alfas se encontram, eles usam suas presas e lutam até a morte.
Os rinocerontes gostam de marcar território com excrementos e urina. Os excrementos são amontoados em pilhas que podem chegar a um metro de altura; depois disso, os animais escavam as áreas em volta dessas pilhas para torna-las ainda mais características.
Gigante Veloz
Atrás apenas do elefante, o rinoceronte é o segundo maior mamífero terrestre e sua altura pode variar entre 1,70 m e dois metros, isso sem falar em seu peso, que varia de 800 a 2300 quilos.
Mesmo com toda essa massa, os rinocerontes conseguem atingir 45 km/h em seus primeiros 100 metros de corrida. Por sua vez, o homem só consegue atingir no máximo 37 km/h. O pico de velocidade desses mamíferos é de incríveis 80 km/h. Eles costumam chegar nesse nível de correria quando algum predador está por perto.
Melhor Amigo
Apesar de ser antissocial e individualista, o rinoceronte tem um amigo que sempre avisa quando há algum perigo por perto: o pássaro africano Tchiluanda.
Essa ave pega os carrapatos que vivem nas orelhas ou na pele do gigantesco mamífero para se alimentar e isso facilita muito a vida do gigante. Além disso, ela come os restos de comida que ficam alojados nos dentes do rinoceronte e isso impede o animal de perder a sua dentição e morrer de fome. Como o rinoceronte tem uma visão limitada, o grasnado do Tchiluanda é muito útil para livrá-lo de situações perigosas.
Conheça algumas espécies de rinocerontes:
- Rinoceronte Africano Branco: cientificamente chamado de Ceratotherium simum, mede 2,05 m de altura e pesa 2,300 quilos sendo o maior de todos os rinocerontes e o segundo maior mamífero atrás apenas do elefante. Ele tem dois chifres: o maior mede aproximadamente um metro e o menor possui 55 centímetros. Possui dieta pastadora e sua cor varia entre o cinza claro e o marrom amarelado. Está seriamente ameaçado de extinção;
- Rinoceronte Africano Negro (Diceros bicornis): é mais solitário que o rinoceronte africano branco e normalmente, só ataca quando precisar se proteger. Ele também possui dois chifres: o menor mede 55 centímetros e o maior mede entre 0,2 m e 1,3 m de comprimento. Embora os nomes possam sugerir, não é a cor que diferencia o rinoceronte negro de seu “irmão” branco, pois ambos têm a mesma tonalidade. O rinoceronte negro é menor (1,8 m de altura) e seu peso varia entre 800 e 1400 quilos. O formato de seus lábios é preênsil e ele possui hábitos alimentares de um pastador-podador. Foi declarado extinto em 2006;
- Rinoceronte de Sumatra (Dicerorhimus sumatrensis): localizado na ilha de Sumatra, na Indonésia, é o menor rinoceronte vivente. Ele pesa entre 800 e 1000 quilos e tem 1,45 m de altura. Ele tem mais pelos que os outros rinocerontes e sua pele é castanha acinzentada escura. Possui dois chifres que medem entre 15 e 25 cm. Como só existem 300 indivíduos dessa espécie no mundo, este animal está praticamente extinto;
- Rinoceronte Indiano (Rhinoceros unicornis): Maior rinoceronte da Ásia, ele pode pesar até duas toneladas e tem aproximadamente 1,86 m de altura. Seu chifre mede aproximadamente 25 cm e as fêmeas são menores que os machos. Atualmente, esse animal pode ser encontrado em unidades de conservação da Índia (2200 indivíduos) e do Nepal (378 indivíduos). Corre sério risco de extinção.