As aves podem possuir muitos exemplares anormais e diferenciados, seja por uma ou outra característica mais marcante. De qualquer forma, o certo mesmo é que o mundo das aves apresenta muitas questões bastante interessantes, como é possível ver ao analisar um tucano, por exemplo.
Populares na América Central e na América do Sul, os tucanos gostam de ambientes quentes para o seu desenvolvimento, se adaptando facilmente a climas tropicais ou equatoriais.
Todo esse cenário faz com que o Brasil seja um grande paraíso para os tucanos, já que, além do clima, a oferta de alimentos ainda se dá em larga escala em muitos locais do país. Isso porque o bico alongado e grande do tucano serve para a captura de frutas, algo que o Brasil possui em enormes quantidades, além de ter frutas saborosas.
Portanto, é muito natural encontrar exemplares do animal em algumas regiões do Brasil, como se pode ver na região Norte.
Com sistema de digestão simples, facilitando todo o processo, os tucanos são aves que gostam do topo das árvores, observando todo o cenário a uma certa distância. De qualquer maneira, se você deseja saber mais a respeito dos tucanos, veja abaixo as informações sobre o animal.
Comportamento do Tucano
O tucano é uma ave muito única e diferenciada, fazendo com que o seu comportamento seja sempre bastante admirado. Dessa forma, o mais comum é que um tucano viva em pequenos grupos, que não podem ser muito extensos para não haver luta por alimentos e por espaço. Assim, os grupos costumam se movimentar em busca de frutas, embora os tucanos ainda sejam capazes de consumir pequenos animais.
No caso, algumas aves pequenas e ratos podem compor a alimentação básica de um tucano, sobretudo quando em grupo. Isso porque, ao estar em grupo, em geral o tucano se sente mais forte e mais capaz de atacar as suas pressas ferozmente. É muito comum que o bando ande sobre as árvores, saltando de um galho para o outro ao longo da madrugada, em um processo que pode ser bastante barulhento.
Embora sejam animais de característica diurna, os tucanos apenas se retiram para os ninhos quando já é muito tarde. Portanto, muitas vezes é possível ouvir um grupo de tucanos fazendo algazarra já a altas horas da noite, o que por vezes se mostra perigoso. Esse excesso de barulho ajuda a fazer com que os tucanos sejam localizados pelos caçadores, quase sempre em grande número.
Características Dos Tucanos
Os tucanos apresentam características muito comuns a muitas aves, tendo apenas algumas especificações estruturais. No caso, a principal delas se dá no bico do animal, que é feito justamente para que o tucano seja capaz de consumir frutas com facilidade. Isso acontece porque o estômago do tucano possui dificuldade para digerir carne de origem animal, embora o faça, tornando mais simples para essa ave comer frutas.
No mais, em geral os tucanos possuem cerca de 19 centímetros de comprimento das asas, além de 15 centímetros apenas de comprimento do bico. Esses animais são muito ligados aos banhos, gostando se banhar sempre que possível. Assim, é comum encontrar grupos com diversos tucanos em pequenas lagoas, sobretudo quando há alguma fonte de água mais próxima ao ninho da ave.
Outro detalhe bastante interessante a respeito dos tucanos é que eles fazem ninhos em árvores ocas e já apodrecidas, onde é mais simples realizar a produção de buracos. Quando nos ninhos, já à noite, os tucanos costumam apenas sair no outro dia, quando já partem para a busca por alimento na floresta, sempre dando prioridade para o consumo das frutas do local.
Reprodução Dos Tucanos
O tucano é um animal tido como monogâmico, ou seja, que apenas se relaciona com um parceiro sexual por vez. Dessa forma, o mais comum é que os tucanos apenas tenham um parceiro sexual por toda a vida. Ademais, o animal também se caracteriza pela inexistência de dimorfismo sexual, ou seja, de dois gêneros com características muito diferentes.
Em geral, o mais comum é que o casal exerça o trabalho no ninho, mantendo o ambiente confortável o suficiente para abrigar duas aves relativamente grandes e mais alguns filhotes. Depois da reprodução, o mais comum é que a fêmea choque o ovo, como te de ser, e o macho busque alimentos para sustentar os filhotes. Uma fêmea pode gerar de 3 a 4 ovos, com período de incubação de cerca de 15 a 20 dias.
O processo é bastante rápido, embora seja improvável que todos os ovos produzam filhotes saudáveis, que irão crescer por muito tempo. Um tucano filhote costuma levar de 1 a 1,5 ano para atingir o seu ponto de maturidade sexual, quando o animal já será capaz de se reproduzir. Antes disso, a ave aprende a voar e já começa a dar os seus primeiros passos mais solitários, sem a presença dos pais, o que é importante para o desenvolvimento desse filhote.
Habitat do Tucano
O tucano é um animal de hábitos simples, o que não é muito diferente quando se trata do seu habitat. Assim, o animal é típico do clima tropical existente na América do Sul e na América Central. Porém, também há uma grande oferta de tucanos na região Norte do Brasil, onde predomina o clima equatorial.
Portanto, fica claro que o tucano gosta mesmo é de ambientes quentes, mas capazes de oferecer a ele alimento de qualidade. Na verdade, um tucano se mostra capaz de sobreviver poucos dias em locais com presença de frutas, já que o estômago da ave é limitado quanto ao processamento de carne animal.
Traçando uma linha no mapa da América, é possível dizer que o tucano pode ser encontrado desde a Guiana até parte da Argentina, estando presente em todo o espaço central entre ambos os países. Contudo, é importante se ter em mente que existem espécies diferentes de tucanos e, assim, há algumas variações para cada uma delas. Além disso, por ser um animal que sempre busca a adaptação, o tucano pode variar o seu modo de vida para privilegiar a sua estadia em certo local, mudando alguns costumes.