O Silky Terrier é um cão cheio de amor e energia para distribuir. Ele trará muita alegria e calor à sua vida, além de adicionar lembranças engraçadas a sua mente. Muitas vezes são confundidos com a raça Yorkshire Terrier, mas os Silky Terriers surgiram muito mais tarde.
Características do Silky Terrier
Como os outros dessa raça, o Silky Terrier é um cão muito pequeno. Altura é de 23 a 26 cm, e as fêmeas são um pouco menores que os machos. Embora o padrão da raça não indique o peso ideal para esses cães, os proprietários consideram que tenham de 3,5 a 4,5 kg. Eles têm um corpo comprido, cerca de 20% mais em comprimento do que em altura. Mas, para um cão desse tamanho, o silky terrier é incrivelmente musculoso e forte.
É fácil adivinhar pelo nome que significa “terrier sedoso” que o pelo do terrier é especial: liso, brilhante e sedoso. Esses pelos são longos o suficiente, mas não a ponto de interferir no movimento, as patas devem estar visíveis quando você olha para o cão de lado. Na cabeça, é longo o suficiente para formar um feixe, mas no rosto e principalmente nas orelhas, é mais curto.
Além disso, seu pelo é caracterizado por geralmente ser azul ou preto azulado com castanho. Também pode ser azul acinzentado com castanho.
Comportamento do Silky Terrier
Autoconfiante, inteligente, corajoso. O Terrier sedoso adora rastrear pequenos animais. Se ele tiver que participar de uma luta, ele nunca se renderá primeiro. Apesar de seu tamanho pequeno, ele pode servir como um excelente cão de guarda. Esse bebê certamente latirá se vir ou ouvir algo suspeito para avisá-lo. O animal se sente mais feliz ao lado de sua família.
Ele o seguirá pela casa e será o primeiro a conhecer os hóspedes. Este é um cão muito independente, mas ele ficará feliz mesmo é em passar o dia inteiro com seu dono. Mesmo se você viaja muito, não desista da escolha desta raça, porque os Silky terriers são muito fáceis de se adaptar às novas condições que você oferece de vida e também ocupam pouco espaço, portanto, são fáceis de levar com você.
O Sily Terrier é autoconfiante, inteligente, ousado e gosta muito de caçar pequenos animais. Muitas coisas afetam seu caráter: treinamento, socialização, hereditariedade. Ao escolher um filhote, dê preferência àquele que será divertido e mais interessado nas pessoas. Se possível, conheça os pais de seu futuro filhote, ou pelo menos um deles, para ter uma primeira idéia de seu comportamento.
Olhar para irmãos, irmãs e outros parentes também seria uma boa ideia. Apresente seu filhote a diferentes lugares, sons, pessoas e eventos, e ele terá um bom comportamento ou temperamento.
Modo de Vida do Silky Terrier
Estes são cães muito ativos! Ainda assim, eles são terriers. Eles precisam de estímulo mental e exercício, mas não tanto quanto outros terriers. Eles precisam de um pouco mais do que apenas um jogo de pau. Uma longa caminhada será suficiente.
Eles vivem bem em casas. Mesmo apesar da necessidade de exercício, o tamanho dos Silky terriers permite que eles se dêem confortavelmente em pequenos apartamentos.
Esta raça gosta de rastrear presas. Não se surpreenda se você o ver agachado atrás de um gato, esquilo ou roedor. Lembre-se desse interesse em caçar se outros animais de estimação pequenos morarem em sua casa.
O filhote se sente mais feliz ao lado de sua família. Não o deixe sozinho. Apesar do pelo ser longo, há poucas preocupações! Mas será necessário um pouco de cuidado. Banhos e penteados regulares serão suficientes.
Se você tem seu próprio quintal, provavelmente encontrará buracos. Silky terriers gostam de cavar, então você deve escolher uma raça diferente se quiser cultivar flores em seu jardim. Ou você pode ensinar seu cão a cavar apenas em um local específico.
Ser amante de latidos não é uma característica dos Silky Terriers. Você pode treinar seu Silky Terrier o quanto quiser, mas ele ainda latirá somente quando for necessário em sua opinião. É por isso que excelentes vigias saem dos cães desta raça.
É um ótimo cão para famílias com crianças com mais de 10 anos de idade. Geralmente amigável com outros cães, mas se seu cão é pouco socializado e não é bem treinado, ele pode ser agressivo e defender seu território.
História da Raça Silky Terrier
Essa raça descende diretamente do Yorkshire e do Australian Old-Type Terrier. O silk terrier teve sua origem na Austrália, naquela cidade que hoje é conhecida como sua capital mas que na época era apenas uma colônia pertencente a Grã-Bretanha. Os territórios de Nova Gales do Sul e Victoria possuíam riquezas em minérios valiosos como o ouro, razão pela qual muitos trabalhadores britânicos migraram para a Austrália.
E juntos consigo levaram os cães Silky Terrier para o continente. Os terriers australianos do tipo antigo eram famosos por suas dinâmicas de trabalho excelentes, caçavam e guardavam as propriedades do proprietário com grande sucesso. Nada possui fundamentos e registros sólidos sobre a origem exata dos Australian Silky Terriers, mas a raça é sem dúvida uma criação artificial.
Como um experimento para expandir a coloração do vestido dos antigos Terriers australianos, as fêmeas da raça eram tricotadas com grandes yorkies. Outro excelente caçador teve alguma participação no programa de melhoramento (skytier). Mas tudo foi muito aleatório e pouco meticuloso. Os filhotes nascidos desses experimentos eram registrados como pertencentes às raças dos progenitores, embora já fossem misturas híbridas.
Além disso, os cães de sangue “impuro” se cruzavam entre si e, provavelmente, é fácil supor que, com essas “boas intenções”, os infelizes criadores arriscavam levar todas as raças à degeneração. Em 1932, a União Cinológica Vitoriana proibiu o cruzamento e a regra foi seguida exatamente o quanto foi possível rastrear os pedigrees.
A nova raça mostrou-se instável para os endogamia, mas apesar de tudo, naquele momento o Australian Silky Terrier, ganhou popularidade como um cão de beleza mas com ótimas qualidades de trabalho. Em 1906, o padrão primário da raça foi desenvolvido para a armadilha e, em 1907, os representantes da cobra de Sydney começaram a conquistar os anéis da Austrália.
Em 1909, os especialistas em Victoria criaram seu próprio laço padrão, mas logo ficou claro que as duas descrições da raça tinham diferenças significativas. Em 1930, o Silky Terrier já havia conquistado especialistas em exposições nos Estados Unidos, no entanto, a raça finalmente foi popularizada nos Estados Unidos após o final da Segunda Guerra quando os soldados que viviam no país voltaram para casa trazendo os cachorros consigo.
Longas disputas e ajustes repetidos no padrão para aprovar uma estrutura única para o peso da raça terminaram em um compromisso. O peso do Silky Terrier deve ser proporcional ao crescimento, que varia de 23 a 29 centímetros. Note-se que o limiar mais baixo não é difícil para as fêmeas.