Os ratos são pequenos, peludos, mamíferos, olhos grandes, orelhas grandes, caudas longas e narizes pontudos. O mouse é um dos menores mamíferos do mundo, encontrado em todos os continentes habitáveis. O mouse é principalmente noturno com visão ruim. Os ratos compensam isso tendo incríveis sentidos restantes. Eles também são um dos roedores mais conhecidos do mundo.
Origem do Rato
De onde vêm os ratos? Diz-se que o rato, juntamente com outros roedores importantes, são originários da região da Ásia Central. Os ratos começaram a se espalhar em vários países por rotas de exploração, comércio e viagens humanas. A disseminação começou nas áreas de rotas comerciais da Índia e da Europa Ocidental e depois se espalhou pelo mundo todo quando a navegação para viagens e comércio se tornou popular.
Devido à ajuda dos seres humanos, os ratos, juntamente com outros roedores e vários insetos, conseguiram invadir novos ambientes. Os ratos do gênero Mus estão entre os mais bem sucedidos. O gênero estabeleceu subespécies quase tão bem adaptadas aos ambientes únicos que são tratadas como espécies completamente diferentes. O rato doméstico possui cinco subespécies distintas e três amplamente aceitas em todo o mundo. Mus musculus castaneus,é o mouse doméstico localizado nas áreas sul e sudeste da Ásia.
O Mus musculus domesticus, é a espécie de rato Casa localizada na Europa ocidental, do sudoeste da Ásia, América do Norte, América do Sul, África e Oceania. A próxima subespécie de camundongo doméstico é conhecida como Mus musculus musculus, encontrada na Europa Oriental e no norte da Ásia. As próximas duas subespécies são as mais recentes submissões a serem subespécies de camundongo conhecido como Mus musculus bactrianus e Mus musculus gentilulus. O primeiro é encontrado na Ásia central e o segundo em Madagascar.
Existem diferentes populações em todo o mundo que são conhecidas por produzir interiormente e formar híbridos como o Mus musculus molossinus,que é o mouse doméstico japonês. Este é apenas um exemplo de quão bem o mouse se adaptou em todo o mundo.
Comportamento do Rato
Os ratos são conhecidos por serem um dos mamíferos mais bem sucedidos do mundo. Principalmente por sua resistência a ser uma das espécies mais predadas de gaviões, raposas, lobos, cães, gatos, répteis e até alguns artrópodes. Sendo um animal tão caçado, o rato se adaptou à busca de abrigo, especificamente perto de fontes de alimentos, onde não precisam percorrer longas distâncias expostas. Os roedores representam 40% da classe dos mamíferos.
Os ratos domésticos e outros ratos preferem se alimentar de matéria vegetal. Os ratos são classificados como onívoros e comerão qualquer coisa para sobreviver. A dieta do rato é na verdade composta de comer as próprias fezes para adquirir os nutrientes e bactérias úteis de que precisa para sobreviver.
Esses roedores frequentemente entram em casas e outros abrigos quando as fontes de alimentos são escassas e o tempo está frio. Eles preferem ser nômades e constantemente em movimento de fonte de alimento para fonte de alimento, para que sua presença não seja notada.
Eles são mais ativos entre o crepúsculo e a madrugada. Sendo predominantemente noturnos, eles se abrigam durante o dia em abrigos, tocas, casas, pilhas de madeira, árvores ou pilhas de detritos indesejadas. Os ratos comem qualquer coisa disponível a partir de sementes, frutas, vegetais, nozes, grãos, insetos, vermes, aranhas e várias carnes.
Os ratos são frequentemente ouvidos roendo nas horas ativas devido ao aumento contínuo dos incisivos. Eles também são cheirados primeiro porque gostam de marcar o habitat com a urina. Isso avisa outros ratos e também denuncia sua presença. Os ratos também podem ser ouvidos fazendo vários ruídos de chamada e guinchar.
Os ratos doméstico em específico tem hábitos como gostar de se aninhar em altitudes mais altas, como sótãos. Ele danifica o espaço do sótão, constrói ninhos e fica roendo todos os materiais da área. Eles também destroem culturas de jardim e plantas ornamentais.
Os ratos geralmente permanecem de quatro, a menos que estejam lutando, os quais levantam nas patas traseiras e lutam entre si. A cauda ajuda os ratos a se equilibrarem vertical e horizontalmente. Os ratos são rápidos, bons saltadores, alpinistas e nadadores. Os ratos dormem em qualquer lugar de 10 a 12 horas por dia.
Ratos e outros roedores estabelecem embalagens como outros animais. A maioria dos pacotes consiste em um macho alfa, muitas fêmeas e jovens. Os machos adultos raramente são encontrados em pares devido a serem extremamente territoriais.
Quanto a alimentação, o rato está longe de ter queijo como principal comida como mostra desenhos animados. O queijo não fornece aos ratos quase todos os nutrientes necessários e simplesmente não é apetitoso o suficiente para eles. Embora, eles comam se não houver mais nada disponível. Isso é uma escolha de comida terrível para se dar a um rato.
Os ratos adoram comer grãos e frutas, mas nem essas são as melhores comidas possíveis. Se você deseja atrair os ratos, use manteiga de amendoim. A manteiga de amendoim tem um aroma forte que os atrai.
Habitat do Rato
Ratos podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. A espécie é muito territorial, portanto, são muito particulares de onde vivem e estão em constante competição com sua prima, a ratazana.
Os ratos geralmente têm medo de ratazanas, que costumam matar e comer ratos, um comportamento conhecido como muricida. Isso acontece em todo o mundo, mas em alguns casos eles vivem em harmonia. As espécies nativas da Nova Zelândia e da América do Norte compartilham habitats.
Os camundongos domésticos geralmente são pobres concorrentes, muito predados e na maioria das áreas não conseguem sobreviver longe de casas e fazendas humanas. Eles são frequentemente superados por outros pequenos mamíferos, como ratos de madeira, ratos de campo e outros ratos da floresta.
Ratos em regiões mais frias podem ser encontrados prosperando predominantemente em ambientes fechados, ao contrário de exteriores. Nos locais mais quentes, mais ratos tropicais podem ser encontrados prosperando em ambientes internos e externos.
Reprodução do Rato
Os ratos são os roedores mais bem-sucedidos e os segundos mamíferos mais bem-sucedidos devido à sua reprodução. Essa também é uma das principais razões pelas quais o controle do mouse está em alta demanda.
Os ratos fêmeas são capazes de ter um ciclo de cio ou calor que dura até uma semana e ficam no cio 24 horas ou menos. As fêmeas que cheiram à urina masculina podem ser induzidas reprodutivamente para a concepção em menos de três dias.
Os machos também emitem canções ultrassônicas durante o acasalamento e o namoro. Dizem que os cantos são semelhantes aos cantos dos pássaros.
Se houver muitas fêmeas em uma área, elas eventualmente reduzirão os ciclos de reprodução e não as impedirão completamente. Quando a reprodução ocorre, a fêmea forma um tampão para impedir o acasalamento de outros machos ou do mesmo macho por um dia ou menos. Os filhotes de ratos demoram cerca de vinte dias para se desenvolver. A fêmea dá à luz os novos filhotes. Ela pode ter entre 4-16 jovens. O número de filhotes geralmente varia de fêmeas novas a mais velhas e quantas vezes eles deram à luz. A fêmea, se induzida com frequência, pode ter de quatro a dez ou mais ninhadas por ano