Home / Animais / Comportamento do Peixe, Habitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento do Peixe, Habitos e Modo de Vida do Animal

Se você tem peixes em casa vai adorar o post de hoje, pois vai aprender muitas coisas sobre o seu pet.

Estes são animais vertebrados, você sabia que eles foram os primeiros animais da terra? Os peixes vivem na água, e eles foram se adaptando ao longo dos anos para que a espécie chegasse até os dias de hoje. Eles podem estar presentes tanto na água doce como em rios por exemplo, como também em água salgada como é o caso do mar.

Eles são super importantes para nossa economia, pois nós comemos peixe e por isso são comercializados para estes fim, eles também podem ser animais de estimação e assim existe a pesca.  Podemos dividir os peixes em dois grupos: Os peixes com esqueleto formado por ossos como o lambari e o peixe pintado, por exemplo. Temos também os peixes que possuem o esqueleto formado por cartilagem, são exemplos o cação e a arraia.

Comportamento e Hábito dos Peixes

Peixe
Peixe

Sabemos que a maior parte desses animais é ativo durante o dia, mas existem alguns peixes de hábitos noturnos, podemos citar por exemplo as enguias, que durante a noite saem para caçar e durante o dia elas ficam descansando no meio das plantas por exemplo. 

Eles são capazes de se comunicar entre eles, essa comunicação pode ser através do olhar mas também pode se dar quimicamente, especialmente através dos seus feromônios que são muito importantes durante o período reprodutivo desses animais.

Uma curiosidade bem famosa é o fato desses animais dormirem com os olhos abertos, isso acontece pois eles não possuem pálpebras como a gente. É comum vê-los paradinhos sem se mexer enquanto dormem, algumas espécies por exemplo preferem ir até o fundo da água para não serem perturbados.

A relação pais e filhotes vai depender bastante da espécie, alguns deles vão deixar que os filhotes se virem sozinhos desde o nascimento, em outras eles vão cuidar do filhote até que estejam aptos para se virar sozinhos.

Modo de Vida do Peixe

Peixe
Peixe

É evidente que o habitat natural dos peixes é a água, eles podem ser encontrados no mar, nos rios e em lagos. Os peixes precisam passar por uma série de adaptações para sobreviverem no ambiente aquático, como por exemplo respirar pelas brânquias, eles possuem geralmente sete nadadeiras para que consigam se locomover, além de possuir uma vesícula gasosa que os permite flutuar na água. Mas vamos conhecer um pouco mais sobre a estrutura que permite que esses animais vivem tranquilamente dentro da água:

  • O formato do corpo dos peixes é hidrodinâmico, ou seja feito para facilitar que se movimentam mais facilmente. O formato do corpo é arredondado, e mais fino nas pontas,
  • As escamas são a armadura desse animal, então o seu corpo que é frágil fica protegido, além disso produz menos atrito com a água,
  • A troca gasosa ao respirar do peixe acontece nas suas brânquias, dessa forma ele retira o seu oxigênio da água,
  • Eles possuem nadadeira que permitem que eles tenha velocidade e ainda controlam a direção,
  • Eles possuem vesícula gasosa, isso permite que os peixes flutuam na água e ainda possam estar mais no fundo sem precisar gastar muita energia. Com esse espaço de saco de ar, eles podem encher de ar para flutuar ou esvaziar para afundar.

Características dos Peixes

Peixes
Peixes

Existem uma infinidade de espécies de peixes, eles variam no formato, nas cores, no tamanho entre outros. Além disso, cada um deles tem hábitos diferentes e habitam locais distintos.

Existem peixes que apesar do tamanho e aparência assustar são completamente inofensivos, esse é o caso do tubarão baleia que tem 12 metros de comprimento e está preocupado somente em se alimentar de plâncton.

Por outro lado temos o tubarão branco, conhecido por ser o tubarão mais feroz e agressivo de todos os tubarões conhecidos. Eles podem alcançar 20 metros de comprimento e são conhecidos por seguir embarcações e assustar muitas pessoas.

Estamos falando de peixes gigantes e realmente assustadores pelo grande porte, mas nunca podemos nos esquecer dos peixes pequenos. Como exemplo temos o Priocharax nanus que tem apenas 15 milímetros de comprimento e ainda não é o menor peixe do mundo.

Esses animais respiram através das duas brânquias, ela é utilizada para trocar gases com a água do ambiente que está. A água entra através da abertura das guelras e o oxigênio é transportado para o sangue do peixe, e então o gás carbônico presente no organismo vai para a água. Não podemos esquecer que existem peixes dipnóicos que só existem em água doce, eles possuem algo parecido com um pulmão. 

Curiosidades Interessante Sobre os Peixes

  • São conhecidos cerca de 20 tipos de peixes elétricos no planeta. Já foram encontrados peixes elétricos que produziam cerca de 860 volts. Eles produzem essa eletricidade através de alguns músculos que existem no seu corpo. A maior parte deles não produz uma potência significativa, por outro lado saiba que existem peixes elétricos que podem sim afetar o ser humano.
  • Você sabia que existe um segmento da Zoologia que se dedica única e exclusivamente a estudar sobre os peixes? Sim, é verdade e o ramo se chama Ictiologia.
  • Entre os peixes existe um que se destaca pela velocidade, o nome dele é peixe agulhão. O peixe é tão rápido que pode alcançar cerca de 105 km/h,
  • O peixe cavalo marinho possui uma curiosidade muito interessante, pois quem carrega os ovos dentro de uma bolsa que fica na barriga é o macho, e assim segue até que os pequenos nasçam,
  • O peixe mais consumido e apreciado no mundo é o Atum, ele faz sucesso em diversos lugares incluindo o nosso país, claro,
  • Existe um peixe que quando se sente ameaçado infla e fica maior, além de mostrar espinhos, essa é uma forma dele se defender,
  • Quando falamos em peixe, logo lembramos de cardumes. E sim é comum ver vários peixinhos nadando juntos, mas existem também peixes que preferem ficar sozinhos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *