Os animais mais distantes dos grandes centros urbanos podem causar muita confusão nas pessoas que habitam apenas as grandes cidades do Brasil. Logo, a falta de contato faz com que esses animais não sejam interpretados corretamente, como acontece, por exemplo, com os patos. O pato, assim, é uma ave tipicamente rural, que possui características únicas.
Muitas vezes as pessoas com menos conhecimento em relação aos patos afirmam que o animal é semelhante a outros, como o ganso e o cisne. Todavia, há diferenças muito evidentes entre o pato e esses outros animais. O pato, por mais que muitos não saibam, pode ainda ser encontrado em água doce ou em água salgada. Isso mesmo, caso a água seja tranquila, sem forte correnteza, o pato pode sobreviver em ambiente de água salgada.
De alimentação simples, o modo de vida do pato pode ter alguns fatores diferenciados, como é o caso da migração para alguns dos animais da família. Logo, se você possui interesse nos patos e deseja saber um pouco mais sobre o modo de vida desse animal curioso, veja abaixo tudo sobre o comportamento da ave, além dos seus hábitos e modo de vida.
Comportamento do Pato
O pato é um animal de comportamento bastante independente, que não costuma procurar as pessoas para muitas coisas. Dessa forma, um pato pode acabar por se afastar bastante das pessoas, ainda que viva em um rio de uma fazenda, por exemplo. Isso porque os patos realmente possuem esse lado mais solitário em relação aos seres humanos
Todavia, em alguns casos mais específicos, os donos criam fortes relações com o animal, o que o torna mais dócil e mais carinhoso com esse dono. Assim, cresce bastante a dependência do pato em relação às pessoas, por mais que o cenário seja incomum. Se criado de forma adequada, voltada para tal, o pato pode até mesmo se transformar em um animal de estimação da família.
Isso acontece bastante em pequenos sítios do Brasil, onde vivem famílias que criam o pato apenas como mais um animal de estimação. Portanto, por mais que tenha natureza mais independente, o pato pode se relacionar intensamente com o ser humano quando estimulado a fazer isso. Longe das pessoas, na natureza, o animal também não costuma ser próximo de outras aves ou de outros animais diferentes ao seu redor, adotando postura mais afastada.
Alimentação do Pato
A alimentação do pato é uma parte essencial do modo de vida desse animal, já que ele come bastante, além de fazer isso em intervalos regulares. Quando se trata de ração, o produto deve ter cerca de 20% de proteínas, fazendo com que o pato tenha acesso a uma parte essencial da alimentação de qualquer animal. Isso porque as proteínas participam de qualquer reação no organismo animal, facilitando cada uma delas.
O pato também necessita de água limpa, de qualidade, quando criado pelas pessoas. Porém, quando o animal é criado na natureza, sem a intervenção do homem, a coisa muda bastante de figura. No caso, o pato, quando livre na natureza, costuma comer moluscos, animais invertebrados e parte da vegetação da água. Dessa forma, o pato não é um animal que consome peixes, por exemplo.
Logo, não ofereça peixes ou outros alimentos semelhantes ao animal. Os patos também não se dão muito bem em água sujas, já que a água limpa costuma ser essencial para que o animal seja capaz de crescer e de atingir a fase adulta com qualidade de vida, de maneira saudável. Portanto, se você deseja criar um ou mais patos, tenha muita atenção à água na qual o animal vive.
Modo de Vida dos Patos
O pato é um animal cheio de privilégios. Isso porque esse é um dos únicos animais de toda a natureza que se mostra capaz de andar, nadar e de voar. É bastante raro encontrar animais capazes de realizar tudo isso, sobretudo com a qualidade que os patos podem fazer. Em todo caso, grande parte da vida desse animal se passa entre a água e a terra, com o animal buscando por alimentos.
Porém, quando criado em sítios ou casas, o pato se mostra menos disposto a buscar por alimentos, até mesmo pelo fato de receber comida continuamente. O animal é conhecido ainda, na natureza, pelo fato de ser capaz de dormir com apenas metade do cérebro “desligado”. A outra parte, dessa forma, se mantém alerta para que o pato seja capaz de se defender de ataques e evitar predadores.
O pato costuma ter um senso de direção muito bom, sabendo exatamente por onde passou e como fazer para retornar de onde veio, por exemplo. Isso faz com que o animal seja uma das aves mais inteligentes de todo o mundo, o que facilita o contato com as pessoas. Quando integrado ao convívio com humanos ou outros animais, portanto, o pato pode se mostrar até mesmo carinhoso.
Características do Pato
O pato possui algumas características físicas bastante únicas, que logo entregam de qual animal se trata.
O seu corpo é bastante robusto, ao menos na grande maioria dos casos, com membranas de natação nos pés. Essas membranas facilitam bastante o nado do pato, fazendo com que esse nado se torne mais suave e tranquilo. As suas penas internas são muito macias e fofas, ajudando o pato a se aquecer do frio em situações extremas. Por esse motivo o animal pode resistir a algumas temperaturas mais baixas. Ademais, essa ave pode chegar até os 85 centímetros de altura, sendo menor que cisnes e gansos, por exemplo.
Os machos costumam ser semelhantes às fêmeas em boa parte do tempo, adquirindo uma coloração mais forte apenas no período de acasalamento. Fora dessa fase, machos e fêmeas possuem o pelo branco, que se mostra bastante fácil de limpar com a própria natureza. Patos costumam passar boa parte da sua vida na água, mas também passam muito tempo em terra.
Quando criados perto de pessoas desde o nascimento, sobretudo, os patos podem desenvolver mais habilidade para andar na terra, se mantendo perto de outros animais ou até mesmo das pessoas.
Onde os patos gostam de dormir?
Temos 1 casal de patos de estimação, moramos em um sítio com muita água. Eles são livres e andam, nadam e voam por todo lado. Para protegê-los de predadores colocamos eles em um espaço fechado a noite (qdo começa a escurecer, e solto no primeiro sinal do dia clarear). Mas…. Eles não estão querendo dormir lá. Não sei o que pode estar errado, qual o instinto natural… vc pode me ajudar?