Em malaio e indonésio, orang significa “pessoa” e utan é derivado do hutan , que significa “floresta”. Assim, orangotango significa literalmente “pessoa da floresta”.
Descrevendo Orangotangos
Os orangotangos são grandes símios, ao contrário dos macacos, e estão intimamente relacionados aos seres humanos, possuindo 97% do DNA em comum. Os orangotangos são mamíferos extremamente pacientes e inteligentes. Eles são muito observadores e curiosos, e há muitas histórias de orangotangos escapando de zoológicos depois de terem visto seus guardiões destrancarem e trancarem portas. Os braços dos orangotangos se estendem por mais tempo do que seus corpos (mais de dois metros de ponta a ponta dos dedos) e são usados para empregar uma “garra”. Quando estão no chão, andam de quatro, usando as palmas das mãos ou os punhos.A altura dos machos é cerca de 1 m; e as fêmeas, cerca de 1 m. O peso dos machos é por volta de 93 a 130 kg e as fêmeas de 48 a 55 kg. A expectativa de vida é de 60 anos ou mais. A gestação dura cerca de oito meses.O número de nascidos é geralmente 1, muito raramente 2.
Extinção dos Orangotangos
A extinção na natureza é provável nos próximos 10 anos para os orangotangos de Sumatra e logo depois para os orangotangos de Bornéu.As espécies de Sumatra (pongo abelii) e as espécies de Bornéu (pongo pygmaeus) são classificadas como ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Os habitats da floresta tropical de Sumatra e Orangotangos estão desaparecendo a um ritmo alarmante devido ao desmatamento e à limpeza de terras para plantações de papel para celulose e óleo de palma, com a floresta restante degradada por secas e incêndios florestais. A extração de madeira é um problema óbvio para os orangotangos que passam a vida nas árvores. Os incêndios colocam em risco os orangotangos e a fumaça os confunde, deixando-os vulneráveis à morte por perda de habitat (comida).
Geralmente, são iniciados incêndios para limpar a terra e a vegetação rasteira para a agricultura e plantações de óleo de palma.As plantações de óleo de palma são agora os principais fornecedores para um mercado global que exige mais do óleo versátil da árvore para cozinhar, cosméticos e biocombustível. Mas o apelo do óleo de palma vem com custos significativos. As plantações de óleo de palma geralmente substituem as florestas tropicais, matando espécies ameaçadas, desarraigando as comunidades locais e contribuindo para a liberação de gases que causam o aquecimento climático. Os orangotangos deslocados morrem de fome, são mortos pelos trabalhadores das plantações como pragas ou morrem nos incêndios. A caça ilegal de orangotangos e a caça à carne também ameaçam a espécie. As mães costumam ser mortas por seus bebês, que depois são vendidos no mercado negro de animais de estimação por serem fofos. Os bebês se apegam às mães e amamentam o leite da mãe até os 6 anos de idade. Os bebês resgatados são reabilitados por voluntários em centros de resgate de orangotangos.
Fatos Divertidos Sobre os Orangotangos
- Quando os orangotangos masculinos atingem a maturidade, eles desenvolvem grandes bochechas, que as orangotangos aparentemente parecem atraentes. Quando os homens estão brigando, eles atacam e quebram galhos.
- Se isso não assustar um deles, eles se agarram e mordem um ao outro. Nos primeiros 4-6 anos de sua vida, um orangotango infantil se apega firmemente ao corpo de sua mãe enquanto se move pela floresta em busca de frutas.
- Como seres humanos, os orangotangos têm polegares opositores. Seus dedões do pé também são oponíveis. Os orangotangos têm uma força tremenda, o que lhes permite girar de galho em galho e ficar pendurados de cabeça para baixo nos galhos por longos períodos de tempo para recuperar frutas e comer folhas jovens.
- Eles se deleitam com frutas silvestres, como lichias, mangostões e figos, e bebem água de buracos nas árvores. Eles fazem ninhos nas árvores da vegetação para dormir à noite e descansar durante o dia. Orangotangos machos adultos podem pesar até 200 libras. Machos flangeados têm bochechas proeminentes chamadas flanges e um saco na garganta usado para fazer verbalizações altas chamadas longas chamadas.
- Os orangotangos de Bornéu e Sumatra diferem um pouco na aparência e no comportamento. Enquanto os dois têm pelo avermelhado, os orangotangos de Sumatra têm pelos faciais mais longos. Relata-se que os orangotangos de Sumatra têm laços sociais mais próximos do que seus primos de Bornéu. Os orangotangos de Bornéu são mais propensos a descer das árvores para se movimentar no chão.
- Ambas as espécies sofreram quedas acentuadas na população. Há um século, provavelmente havia mais de 230.000 orangotangos no total, mas o orangotango de Bornéu agora é estimado em cerca de 104.700, com base na faixa geográfica atualizada (em perigo) e no Sumatra em 7.500 (em perigo crítico).
- Uma terceira espécie de orangotango foi anunciada em novembro de 2017. Com mais de 800 indivíduos em existência, o orangotango Tapanuli é o mais ameaçado de todos os grandes símios.
- Os orangotangos são “jardineiros” da floresta, desempenhando um papel vital na dispersão de sementes em seus habitats. Eles vivem em florestas tropicais e preferem florestas em vales de rios e várzeas de suas respectivas ilhas. A taxa reprodutiva extremamente baixa dos orangotangos torna suas populações altamente vulneráveis.
Caça e Comércio Ilegal
Os orangotangos são um alvo fácil para os caçadores, porque são grandes e lentos. Eles são mortos por comida ou em retaliação quando se mudam para áreas agrícolas e destroem as plantações. Isso geralmente ocorre quando os orangotangos não conseguem encontrar os alimentos de que precisam na floresta. As fêmeas são caçadas com mais frequência. Quando capturados com os filhotes, os jovens geralmente são mantidos como animais de estimação. O comércio de animais de estimação é um grande problema. Pensa-se que, para cada orangotango que chegue a Taiwan, até 3 a 5 animais adicionais morrem no processo. A aplicação recente da lei em Taiwan reduziu a importação de orangotangos, mas o comércio continua sendo uma ameaça na Indonésia, onde ainda há demanda por orangotangos como animais de estimação. Também há comércio de crânios de orangotango em Kalimantan (Bornéu indonésio).
Preservação da Espécie
Muitas equipes trabalham na conservação do orangotango desde os anos 70. Estes esforços incluem a conservação do habitat dos orangotangos, a luta contra a caça ilegal, a promoção de florestas e agricultura sustentáveis e a interrupção do comércio de animais de estimação. Trabalham em Bornéu e Sumatra para proteger áreas protegidas bem gerenciadas e paisagens florestais mais amplas para conectar sub-populações de orangotangos. O trabalho sobre produção sustentável de commodities contribui para a conservação dos principais habitats de orangotango em Bornéu e Sumatra. Também são monitoradas populações de orangotangos, trabalhamos com ecoturismo e fornecemos apoio comunitário para a conservação de orangotangos.