Ofiuros não são animais populares, realmente, nem o nome é tão conhecido. Por muito tempo, eles foram catalogados juntamente com as estrelas do mar, e para muitos leigos, quando os encontram, agrupam como se fossem. Porém, existem muitas características diferentes que fazem com que sejam organismos diferentes das estrelas do mar.
Para começar simplificando, eles são muito parecidos com estrelas do mar. Vivem no mar, possuem cindo braços e um centro contendo seus sistemas principais. De qualquer forma, por mais semelhantes que sejam, eles são diferentes das estrelas do mar.
Ofiuro: Hábitos e Modo de Vida
Por mais semelhantes que sejam, ao encontrar um ofiuro é comum a indagação: Será que realmente se trata de uma estrela do mar? Eles são um exemplo de algo que se é igual e diferente ao mesmo tempo.
O corpo desses animais é basicamente bem simétrico, eles possuem cinco braços finos, eles são invertebrados, ou seja, eles não contêm esqueleto. Algumas características são para todos eles, seus sistemas, estruturas, e algumas outras. Eles cinco braços, essa e a característica principal que faz com que sejam facilmente confundidos com as estrelas do mar. Seus braços são muito longos e finos, são responsáveis pela locomoção desses animais. Os ofiuros também são conhecidos como serpente do mar, pois sua locomoção e a da serpente são muito parecidas.
Uma das grandes diferenças entre os ofiuros e estrelas do mar e o fato de que seus braços são maleáveis e contem funções que elas não têm. Algumas espécies possuem espinhos nos braços.
No centro do seu corpo eles possuem estruturas para sustentação de seus braços e também é onde fica sua boca, por onde comem.
A alimentação ocorre através dessa boca. Em seguida vai para um estômago grande. Uma curiosidade sobre esse animal e que ele ao possui nenhum órgão de excreção, portanto, ele dejeta a comida pela boca, o mesmo local por onde a comida entra, ela sai.
Habitat Ofiuro
Os ofiuros são habitantes do fundo do mar. São animais resistentes e possíveis de serem encontrados e diferentes locais. Eles ficam realmente arrastando-se na areia e sua resistência faz com que sejam um dos animais menos ameaçados de extinção. Desse modo, existem milhares deles por todo canto. Os formatos são padronizados em alguns aspectos, mas em outros são completamente diferentes. Nesses outros estão cores, texturas, tamanhos, enfim. Uma infinidade de possibilidades.
Provavelmente você já viu alguns documentários ou talvez já tenha parado para pensar na imensidão do mar. Os ofiuros são um dos poucos animais que vivem tanto nos recifes quanto nas profundezas mais escuras do oceano, em lugares que muitas vezes os humanos nem foram capazes de estar.
Vida dos Ofiuros
Ofiuros são vertebrados e se alimentam de outros vertebrados menores, alguns crustáceos, plânctons, detritos, entre outros. A reprodução desses animais e assexuada, ou seja, eles não precisam de um exemplar macho e um exemplar fêmea para procriar. Nesses casos as fêmeas possuem uma aparelhagem completa em seu organismo que permite que todo o processo seja feito sem uma fecundação através de copula. Outro modo de propagação é totalmente incomum e diferente. Eles podem dividir-se ao meio e tornarem-se dois seres diferentes.
A partir de 3 anos eles atingem a maturidade sexual e sua vida inteira dura em torno de 5 anos, morrendo por morte natural. A média não chega a isso pois são presas em potencial para diversos peixes.
Não se sabe muito sobre origem e antepassados dessas espécies de animais. Isso porque esse tipo de estudos é feito através de fosseis, e a fragilidade desses animais não permitiu que o tempo deixasse objetos para estudo. Apesar da falta de informações, acredita-se que mesmo não sendo os mesmos animais e tendo tantas características peculiares, é possível que a família dos ofiuros e a família das estrelas do mar compartilhem do mesmo ancestral.
Apesar de não serem alvos de pesca, eles são muito importantes para a alimentação de peixes maiores. Parece cruel, mas a existência de muitos seres vivos do mar é simplesmente para o mantimento e vida de peixes maiores. Alguns, servem somente para limpeza de dejetos.
Curiosidades Sobre os Ofiuros
Os ofiuros possuem um corpo realmente interessante e diferente, seus braços são estranhamente finos e moles.
Assim como as lagartixas, os ofiuros possuem um sistema de proteção que funciona de forma muito parecida com o sistema delas. Acontece a partir de uma ameaça, os ofiuros são capazes de soltar uma parte de seus braços propositalmente. Com certo tempo esse braço voltará a se regenerar.
Como citamos, existem alguns animais que existem para a limpeza do mar, os ofiuros são um deles. Eles se alimentam até de peixes mortos e outras sujeiras.
Muitas das características que os ofiuros tem, as estrelas do mar não têm. Uma delas é a capacidade de regeneração. Quando cortadas, elas não podem se regenerar.
Ameaças e Vida no Mar
Uma das grandes discussões atuais é a respeito do futuro e o que será desse planeta no próximo século. Uma verdade é que rapidamente se esgotarão os recursos e as pessoas não terão opções. Hoje ainda temos matéria prima, uma opção de fugas paradisíacas, florestas e um oceano imenso. Mas já é possível perceber que aos poucos os recursos estão indo embora, simplesmente porque as pessoas estão sendo irresponsáveis e as grandes companhias não param de acabar com o meio ambiente.
A responsabilidade de cuidar e regenerar o meio ambiente fica por conta de nós mesmos. Precisamos ter a noção do tamanho dos danos que fazemos todos os dias ao oceano. Os Ofiuros realmente são animais resistentes e raramente são prejudicados, considerando que eles ingerem a sujeira e não sofrem de ameaça de extinção, estão bem em relação a algumas espécies que mal sobrevivem e tem tão poucos exemplares que são até consideradas extintas.
Porém, mesmo tendo muitos ofiuros no mar, todos os seres vivos são prejudicados com a poluição que se encontra nos oceanos.
Apesar de ingerirem detritos e sujeiras, são naturais, eles não possuem um sistema preparado para comerem plásticos e substancias não naturais.