O jovem leão Simba, sentindo-se culpado pelo assassinato do seu pai, o rei Mustafá, foge do seu reino, sem saber que tudo fazia parte de uma trama, arquitetada pelo seu tio Scar, pra tomar o poder.
Assim como no filme “O Rei Leão” (Walt Disney – l994), os leões vivem nas savanas e planícies da Europa, Africa a da Ásia.
As espécies de leões mais conhecidas são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático, leão-do-cabo e leão-senegalês, todos extintos e alguns indivíduos só encontrados em cativeiros.
Características
Possui pelos variando do castanho claro ao marrom escuro, exceto o Pantera leo krugeri (leão branco), cujos genes recessivos alteraram a coloração de sua pelagem.
A expectativa de vida dos leões dura até aos 15 anos, se viverem na natureza ou até aos 25 anos (ou mais) se viverem em cativeiro. Nos machos adultos, a cabeça e o pescoço estão cobertos por uma juba que pode estender-se até aos ombros e barriga. OBS: o leão de Tsavo macho não tinha juba.
Os leões têm um bom ouvido e uma boa visão, que lhes permite caçar durante a noite. Podem atingir até 55 km/h, porém como todos os felinos, tem boa aceleração, mas pouco vigor.
Modo de Vida
As leoas reproduzem em qualquer época do ano, dependendo da oferta de alimentos, e o cio das fêmeas dura de 2 a 8 dias. As suas ninhadas têm em média entre duas a quatro crias e o período de gestação dura cerca de 100 dias, nestes períodos a fêmea não está disponível para reprodução.
Os filhotes nascem com cerca de 2 kg. e seus olhos só abrem após 10 dias de nascimento, todas as crias da manada são criadas juntas. Muitos filhotes de leão em tenra idade são abatidas e devoradas por hienas, inimigas dos leões.
As leoas deixam que as crias de outras fêmeas se alimentem delas até aos três meses, quando começam a caçar junto com as mães. As crias não são consideradas aptas para acasalar e reproduzir até os três a quatro anos de idade.
Esta particularidade gregária das fêmeas, formando bandos, é incomparável entre as fêmeas de outros felinos.
As leoas estão encarregadas de trazer o alimento à manada, e portanto, de caçar. Enquanto elas caçam, deixam as suas crias com as leoas, ainda imaturas para reprodução. As suas armas como predador se baseiam nas suas mandíbulas fortes e pelas garras das suas patas.
Os leões são animais carnívoros e caçadores (principalmente as fêmeas), que geralmente alimentam-se de grandes mamíferos, como antílopes, gnus, búfalos,zebras e javalis, apesar de também alimentarem-se de mamíferos menores, aves e répteis.
A caça é realizada pelas fêmeas ao anoitecer. A técnica que seguem é a de emboscada, aproximam-se de sua presa, até estarem a uma distância de cerca de 30 mts., que lhes permite perseguir a presa em grande velocidade e assim alcançá-la, e derrubá-la. Quando tem a presa entre as suas garras, a forma de matá-la é através da asfixia, mordendo o seu pescoço.
O método de caçar em grupos, embora tenha uma média de sucesso razoável, implica na necessidade de se caçar quantidades suficientes para alimentar todas as fêmeas, os machos e os filhotes.
Os estudos realizados demonstram que a caça tem sucesso de 30 %. Os machos, embora também possam caçar, esperam que as leoas terminem a caça, para dar-lhes de comer primeiro. Um leão de grande porte pode comer até 35 quilos de carne em apenas um dia, desde que haja alimento suficiente.
Este comportamento dos machos é justificado pelo seu tamanho e robustez, de modo que a caça demanda alto consumo de energia, que poderia torná-lo um adversário fraco na defesa de seu território e autoridade.
Comportamento
Os leões “alfa” são polígamos e buscam manter-se no topo o tempo todo, e acasalam até 50 vezes por dia, enquanto as fêmeas têm crias apenas a cada dois anos.
A presença da juba e os rugidos são importantes, nas interações entre os machos, principalmente, em se tratando de disputas por fêmeas e domínios territoriais. Machos com jubas mais escuras e volumosas, costumam firmar-se como “dominante” em suas manadas.
Normalmente se juntam em manadas, em grupos de 5 a 40 animais, formado na maioria por fêmeas, seus filhotes e vários machos jovens, ainda sexualmente imaturos, que ainda não conseguiram o domínio de uma manada de fêmeas ou várias fêmeas banidas que se unem para sobreviver.
Nesse sentido, a sua vida é uma pouco nômade, até que se tornem adultos e tenham que enfrentar outros machos para dominar uma manada ou um território. Foi numa destas andanças que Simba, o leãozinho do filme, encontrou seus amigos Timão e Pumba.
Os leões produzem vários gestos visuais e sonoros. Seu repertório inclui rosnado, sibilação, rugido, latido rosnado, tossidela e miado.
O rugido do leão deve-se a presença de uma estrutura óssea, denominada hioide, o rugido pode ser escutado por uma pessoa a uma distância entre os 5 e os 9 km de distância.
O rugido é característico quando os leões saem para caçar, normalmente ao anoitecer, quando a caça foi frutífera ou para se comunicarem com outros leões, começa com um longo rugido pouco profundo, seguido de outros mais curtos.
As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado dos filhotes, enquanto os machos são encarregados de proteger o grupo dos animais maiores (hienas, búfalos, elefantes e até de outros leões machos).
Um leão macho ao assumir o domínio de uma manada, mata todos os filhotes originados pelo cruzamento com os machos derrotados, só mantendo os seus filhotes.
Os leões passam umas 3 horas diárias tentando conseguir alimento. O resto do dia é passado a dormir e descansando, cerca de 16 hrs. diárias, para economizar energias.
O tamanho do território que pode uma manada de leões ocupar varia segundo o número de presas que habitam nele. Portanto, pode ser áreas entre os 20 e os 400 km².
No filme Rei Leão, o rei informava ao filhotinho Simba: “Tudo que o sol toca é o seu reino”.
Que tal aprender um pouco mais sobre leões? Aqui mesmo em nosso blog, temos vários outros temas abordando esse fantástico animal! Por exemplo: que tal saber sobre a reprodução do leão? Ou entender qual a diferença entre o leão e o tigre? Talvez tenha curiosidades sobre o leão branco?
Continue navegando aqui e encontre esses e muitos outros artigos que certamente irão prender sua atenção!