O Husky Siberiano é uma raça de cachorro bonita, com uma pelagem espessa que vem em uma infinidade de cores e marcações. Seus olhos azuis ou multicoloridos e impressionantes máscaras faciais só aumentam o apelo desta raça, originária da Sibéria.
É fácil ver por que muitos são atraídos pela aparência de lobo da Sibéria, mas esteja ciente de que esse cão inteligente e atlético pode ser independente e desafiador para os donos de cães de primeira viagem.
Os cães de puxar trenós também colocam o “H” em Houdini e precisam de um quintal cercado que seja afundado no chão para evitar fugas.
Os cães de puxar trenós siberianos capturaram a imaginação das massas, assim como de artistas, escritores e produtores de cinema, com seus olhares atraentes e talentos inspiradores. Este cão de trabalho de tamanho médio possui poder e capacidade atlética. Primeiro desenvolvido como cães de trenó — alguns ainda são usados nessa capacidade — os huskies são cães notáveis e sua capacidade de aprender é impressionante.
Muitos se apaixonaram pela natureza selvagem e pelo orgulho dos Huskies, mas não sabem exatamente como é essa raça. Esta não é uma raça para todos. Sua beleza muitas vezes leva as pessoas a comprá-las, desconhecendo suas características difíceis, o que faz muitos cães de puxar trenós siberianos ser os primeiros candidatos a abrigos.
A crescente popularidade da raça levou a fábricas de filhotes e criadores de quintal que não se reproduzem adequadamente por temperamento. Isso está tendo um efeito adverso sobre a raça em geral e muitas das características negativas estão se tornando comuns nesses cães mal educados, incluindo algumas características que não são normais para os huskies siberianos.
Temperamento
Se você observar todos os pontos positivos de seu temperamento, ficará sem dúvida que essa é uma raça incrível. Eles são inteligentes e independentes. Eles são afetuosos com todos, mas não precisam incomodá-lo constantemente por atenção. Eles não são conhecidos por serem agressivos e geralmente se dão bem em casas com vários cães. Eles se dão bem com as crianças e recebem todos em sua casa — sim, até intrusos.
No entanto, eles costumam usar essa mente notável para aprender coisas menos salgadas e não têm muita vontade de agradar seu povo. Eles são extremamente difíceis de treinar, portanto, os donos de cães iniciantes ou pessoas tímidas devem considerar outras raças.
Huskies se encaixam melhor com donos de cães confiantes e experientes, que estabelecem regras e fornecem consistência. Como todas as raças, os cães de puxar trenós precisam de treinamento em obediência, mas parecem ter uma capacidade extraordinária de distinguir a diferença entre casa e classe — comportando-se lindamente na sala de aula e ignorando os comandos quando estão em casa.
Cuidados Ao Tê-Lo Como Animal Doméstico
A maior cautela sobre os cães de puxar trenós siberianos é sua reputação de serem artistas de fuga. Eles vão se afastar de casa sempre que tiverem a chance. Infelizmente, muitos foram perdidos ou feridos como resultado. É vital para os proprietários de Husky Siberiano verificar constantemente seus quintais quanto a qualquer meio de escapar e cercar seu quintal com uma cerca afundada no chão.
Embora tenham muitas qualidades que podem dificultá-los, os huskies siberianos ainda são uma raça maravilhosa. Os fãs desta raça espirituosa abraçam suas naturezas maravilhosas. Quando devidamente treinados e cuidados, os Huskies são maravilhosos companheiros de família.
Eles Podem Morar Em Apartamentos?
Os cães de puxar trenós siberianos não são recomendados para morar em apartamentos, mas alguns se saem muito bem em apartamentos se forem treinados e exercitados adequadamente.
Os huskies siberianos são conhecidos como artistas de fuga e costumam desaparecer e não voltar mais. Eles podem pular cercas, quebram correntes de amarrar, colarinhos e encontram qualquer outra maneira de escapar. Eles precisam de um quintal cercado e a cerca também deve ser enterrada vários centímetros abaixo do solo, para impedir que o Husky cave um buraco por baixo.
Huskies siberianos podem ser muito destrutivos por dentro e por fora. Se eles forem deixados sem companhia dentro do lar, a raça pode destruir uma casa e causar uma grande variedade de danos. No quintal, eles gostam de cavar e vão desenterrar jardas e jardins de flores. Um cão que tem um lugar para cavar no quintal é muito mais feliz e você também.
Enquanto eles gostam de uivar, os Huskies siberianos raramente latem e não alertam para o latido se alguém entrar em sua propriedade. Isso os torna um cão de guarda inadequado. Uma brincadeira a respeito dos Huskies é que eles ajudariam um ladrão antes de representar qualquer ameaça.
Huskies siberianos não são uma raça para o novo ou tímido proprietário. Eles precisam de um proprietário forte que mantenha uma posição alfa em casa. Eles precisam de treinamento em obediência desde tenra idade e podem ser uma raça difícil e teimosa para treinar.
Huskies siberianos são muito curiosos e podem se machucar ou se perder enquanto exploram algo novo.
Comportamento do Husky Siberiano: Hábitos e Modo de Vida
Carinhoso e de boa índole descrevem o Husky Siberiano. Geralmente, eles se dão bem com crianças, embora as crianças nunca devam ser deixadas sozinhas com qualquer raça. Eles também se dão bem com as pessoas e se dão bem em casas com vários cães.
Os huskies siberianos foram criados para precisar de muito pouca comida para sobreviver. Isso ainda se aplica hoje e o Husky Siberiano não precisa de um alto nível de calorias por dia.
Huskies não podem correr sem trela durante as caminhadas. Eles fogem e também perseguem outros pequenos animais.
Devido à sua beleza, os huskies siberianos são uma das raças mais compradas de maneira errada. Muitos não levam em consideração seus temperamentos e peculiaridades particulares e geralmente ficam com um cão indisciplinado, embora bonito.
Muitos cães de puxar trenós siberianos são perdidos, mortos ou entregues a abrigos devido a proprietários desinformados. Se você está pensando em comprar um Husky Siberiano, gaste muito tempo aprendendo sobre a raça. Visite alguns criadores de cães Husky Siberiano ou abrigos, leia livros, converse com outros proprietários e, se possível, incentive.
Se, depois de todas as suas experiências, você sentir que ainda deseja um Husky siberiano, reserve um tempo para decidir se deve adotar um filhote. Siga o conselho do seu criador e lembre-se de que este lindo cão fará da sua vida uma aventura e nem sempre uma boa.
Para obter um cão saudável, nunca compre um filhote de cachorro de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou loja de animais. Procure um criador respeitável que teste seus cães reprodutores para ter certeza de que estão livres de doenças genéticas que possam transmitir aos filhotes e que tenham um bom temperamento.
Referências
Husky Siberiano, do site Hora do Cão;
Husky Siberiano: Conheça tudo sobre a raça, do site Petz.