Os golfinhos são animais sempre conhecidos pelas sua habilidade e simpatia. São bichinhos realmente muito fofos, não é verdade? Costumam andar em bandos que mudam de acordo com a fase de vida do animal e são bichos que costumam ter um comportamento muito solidário com os demais membros da espécie. Acompanhe mais informações sobre os golfinhos!
Os golfinhos são mamíferos e podem ser encontrados em todo o planeta. Apenas nos polos não é possível achar indivíduos da espécie. No Brasil algumas espécies são mais frequentes como: boto-cinza, boto-cor-de-rosa, tucuxi e golfinho-nariz-de-garrafa.
Características e Hábitos dos Golfinhos
Os golfinhos costumam se alimentar de peixe, lulas e algumas outras espécies aquáticas. Para capturar suas presas ele realizam um verdadeiro “ritual” e nadam ao redor dos animais formando bolhas, que têm a finalidade de dificultar a fuga deles. Os grupos são numerosos e costumam ter a presença de muitos golfinhos que defendem os seus companheiros com muita dedicação. Um exemplo disso é a relação de fraternidade entre os membros da espécie quando um deles se machuca: o golfinho leva o outro para se recuperar e respirar na superfície das águas.
Fotos dos Golfinhos
Outra característica bem conhecida desse animal é a sua capacidade de se comunicar por meio de um som que lembra um assobio. Eles também usam esse recurso como forma de reconhecimento do que ele encontra debaixo da água. Assim, eles podem ter uma noção das características (tamanho e distância) dos corpos dos quais eles se deparam.
São animais extremamente inteligentes e que adoram uma brincadeira. Costumam ser muito amigáveis com os seres humanos e agem de forma tranquila quando encontram os homens. Para ter uma noção da fofura desses bichinhos existem relatos de golfinhos carregando búzios até a superfície. Isso aconteceu pois eles achavam que os búzios estavam passando por algum perigo e precisavam de ajuda. Incrível, não é?
Comportamento dos Golfinhos
Como são animais sociáveis podem viver em associação com outros tipos de espécies. Outra característica muito interessante desses animais é a sua capacidade de nadar bem e saltar para fora da água apresentando verdadeiros espetáculos para quem acompanha a sua “apresentação”.
Possuem dentes afiadíssimos e um bico bem característico. Algumas espécies podem chegar a ter mais de 9 metros de comprimento. Com relação ao peso, os golfinhos possuem em média duzentos quilos.
Onde Podemos Encontrar Golfinhos?
O litoral brasileiro abriga algumas espécies de golfinhos. Alguns locais como Angra dos Reis, Fernando de Noronha e Bombinhas são abrigos dessa espécie.
Eles preferem águas salgadas e poucas espécies tem como habitat natural a água doce. A região amazônica do Brasil abriga um famoso tipo de golfinho: o boto-cor-de-rosa. Esse animal é “parente” dos golfinhos que costumam ser encontrados nos oceanos.
Espécies de Golfinhos
Existem somente quatro espécies de golfinho que habitam águas doces em todo o mundo. Além do boto-cor-de-rosa, também é possível encontrar na Amazônia o boto-cinza.
Outra característica importante sobre esses animais é que os bebês golfinhos podem permanecer com suas mamães até os oitos anos de idade. Os membros de um grupo são sempre fraternais com aqueles indivíduos que estão doentes ou precisam de algum tipo de ajuda. Ou seja, são animais acolhedores e que prezam pela convivência da família. Os golfinhos possuem como predadores os tubarões e o homem quando realiza a caça ilegal. Nos momentos em que detectam algum tipo de ameaça eles costumar se defender com sucessivas cabeçadas.
Reprodução
Os golfinhos se reproduzem por meio de atrito entre o macho e a fêmea. A gestação pode demorar dez meses e as novas mamães recebem os cuidados e a proteção das “amigas” durante o momento do parto.
O filhote permanece recebendo os cuidados da mãe até conseguir se virar sozinho. É ela também que cuida da amamentação durante um ano até o pequeno animal aprender a realizar as suas próprias caças. Ao atingirem a maturidade, acabam se afastando da fêmea e declaram independência.
Curiosidades Sobre os Golfinhos
Para encerrar vamos conhecer algumas das informações mais curiosas sobre esse animal tão inteligente? Vamos lá!
- Acredite: os golfinhos podem ter até 240 dentes!
- Enquanto estão dormindo uma parte do cérebro desses animais permanece “acordado”. Isso acontece para que os golfinhos não se afoguem.
- Os golfinhos não possuem nariz, mas respiram por um pequeno buraco que existe na sua cabeça. Ele também é responsável por “espirrar” água. Isso acontece quando eles vão até a superfície para alimentar os seus pulmões de ar.
- Comunicam-se por sons e o ecos deles são essenciais para que eles encontrem as suas presas.
- Em alguns países do mundo, como o Japão, a carne de golfinho é amplamente consumida.
- Golfinhos não possuem pelos. Sua pele é lisa e pode sofrer modificações a depender da velocidade em que nadam na água. Além disso, eles possuem uma camada grossa de gordura na pele que serve para que a temperatura do seu corpo permaneça controlada.
- Alguns grupos de golfinhos podem ser formados por quinhentos animais, dentre fêmeas e machos.
- Os golfinhos não são peixes. Sua pele é muito fina e eles acabam adquirindo machucados com muita facilidade. Mas isso não é um problema, já que o poder de regeneração da sua pele é muito rápido.
- Durante o nascimento de um filhote, a primeira parte do golfinho que sai para fora do corpo da fêmea não é a cabeça, mas sim a cauda. Curioso, não é?
- Os golfinhos possuem uma visão muito desenvolvida e eles conseguem enxergar até mesmo coisas que estão nas suas costas. Além disso, possuem a incrível característica de resistir a diversos tipos de infecções como, por exemplo, a mordida de algum predador.
Comente e compartilhe esse artigo com os amigos!