Muitos costumam achar o dobermann uma raça de cachorro violenta e zangada. A verdade é que o cão possui uma personalidade forte, mas que pode ser potencializada quando os donos não orientam e adestram o animal da forma correta. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre essa raça. Vamos acompanhar?
Características e Comportamento do Cão
São cães muito ativos, inteligentes e com tendência a dominação. Outra característica muito marcante do dobermann é que eles são cachorros que defendem o seu território e são muito protetores com os seus tutores. Exatamente por esse motivo são indicados para serem cães de proteção.
Os dobermanns são cachorros fortes e musculosos. No passado, era comum cortar as orelhas do animal para que elas ficassem sempre levantadas. Atualmente, esse procedimento não é muito aceito pelos criadores de cães. Eles podem apresentar uma pelagem preta, marrom e castanha e possuem fortes chances de desenvolverem problemas no pelo. Portanto, fique de olho bem aberto com relação à isso!
O tutor do dobermann deve mostrar postura firme e liderança. Isso porque a raça pode ser um pouco desobediente. Caso tenha crianças em casa, fique atento pois ele podem se estressar com alguma brincadeira exagerada. Entretanto, se o dobermann receber muitos carinhos, atenção e for bem cuidado ele será um excelente companheiro.
Origem do Dobermann
As histórias que rondam a origem do dobermann são confusas e desencontradas. A mais conhecida delas atribui a sua origem a um alemão chamado Louis Dobermann, que realizou cruzamentos para obter um cão de proteção em suas viagens de trabalho. Em comparação com outras raças, o surgimento do dobermann é um fato considerado recente.
A raça sempre foi reconhecida pela sua personalidade, coragem e força física. Os indivíduos daquela época eram ainda mais fortes e possuíam uma cabeça maior, apresentando características bem distintas dos dobermanns que conhecemos atualmente.
Com o passar dos anos, novos criadores se interessaram em continuar realizando os cruzamentos fazendo com que a raça ganhasse mais popularização e algumas características mais diferenciadas.
Hábitos do Dobermann
Como sempre foi usada com a intenção de proteção, a raça foi bastante modificada a fim de melhorar ainda mais o desempenho do cão nas suas atividades.
Possuem uma boa memória e costumam ser bem observadores. Mesmo com toda a valentia, são cachorros afetuosos e protetores. Em diversos países, os dobermanns são utilizados pelas polícias com a finalidade de auxiliar as investigações e a sua utilização como cães de guerra já acontece desde a segunda grande guerra mundial.
Por esse mesmo motivo a raça é sempre associada aos comportamentos e hábitos mais fortes. O que é apenas um mito, já que o dobermann é um cão confiável, equilibrado e muito fiel. Saiba que ele pode ser muito carinhoso com aqueles que os tratam bem. É claro que a sua forma física pode assustar um pouco, mas tenha em mente que o comportamento do tutor é fundamental para que o cão tenha um bom temperamento.
O dobermann possui o instinto da proteção dos seus donos, então é muito importante direcionar os seus cuidados e ensinamentos ao cão. Com muita paciência e carinho, a raça pode ser muito confiável e uma excelente opção para fazer a proteção da sua casa.
Modo de Vida da Raça
O dobermann está sempre alerta ao que se passa ao seu redor e é um excelente cão de guarda. E mesmo sendo muito agitado, também é bom companheiro muito leal e carinhoso.
São cães muito inteligentes e de uma esperteza impressionante. Caso você esteja adestrando o seu dobermann, saiba que eles aprendem novos comandos e funções em pouquíssimo tempo.
Lembre que por serem cães muito ativos, os dobermanns precisam ser criados em ambientes que proporcionem que eles realizem atividades físicas e se mantenham sempre com a possibilidade de movimentação.
A indicação dos especialistas é procurar realizar algum programa de adestramento com os cães dessa raça, já que muitas vezes pode ser difícil que eles se comportem sem o auxílio de orientações especializadas. A dica é deixar muito claro para o cachorro que você é líder da matilha.
Outras Informações Sobre os Dobermanns
- Não pense que a vida dos cães dessa raça é 24 horas de pura agitação e movimento. Eles também possuem momentos de calmaria e são excelentes companheiros do homem.
- São cães dominadores. Deixe claro que o tutor é o líder que deve ser respeitado. Outra dica é começar o adestramento logo nos primeiros meses de vida.
- Os seus olhos são pequenos e em geral apresentam cores escuras. O dobermann é um bom corredor e pode ter um bom desempenho em perseguições.
- Podem chegar a medir mais de setenta centímetros e pesar mais de quarenta quilos. As fêmeas são um pouco menores e mais magras que os machos.
- Podem chegar a viver mais de dez anos e durante a gestação as fêmeas podem dar à luz a até oitos filhotinhos.
- Ao escolher o dobermann para ser seu animal de estimação, seja paciente! Carinho e muita dedicação são fundamentais para que ele possa se desenvolver bem e aprenda a respeitar o seu dono. Pense muito bem ao adotar um animal, eles precisam de muitos cuidados e exigem atenção especial.
Encerramos por aqui. Seja sempre muito bem-vindo ao Mundo Ecologia! Aproveite e utilize nosso espaço de comentários para nos contar sobre a sua experiência com a raça dobermann. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Esperamos sua visita mais vezes!