Embora a ancestralidade do crocodilo remonta a 200 milhões de anos, o crocodilo, como o conhecemos hoje, evoluiu pela primeira vez cerca de 80 milhões de anos atrás. Segundo o registro fóssil, seu plano corporal mudou pouco desde então, permitindo-lhes sobreviver aos dinossauros e se tornar o mais avançado de todos os répteis e o predador de água doce mais bem-sucedido.
Não existe um segredo único para o sucesso do crocodilo. Com poucos predadores naturais, uma armadura permanente de placas ósseas cobrindo a maior parte do corpo e fortes músculos da mandíbula capazes de esmagar qualquer coisa, de ossos a ferro fundido, o crocodilo é uma criatura extremamente resistente e robusta. Um crocodilo pode sobreviver mesmo após ferimentos graves, como membros arrancados ou cauda, e possui um poderoso sistema imunológico que ajuda a sobreviver por décadas.
Comportamento do Crocodilo
As adaptações do crocodilo vão além de serem resistentes. Uma das chaves para sua sobrevivência é algo que se pode pensar como primitivo: sangue frio. Como todos os répteis, os crocodilos são ectotérmicos, o que significa que devem coletar calor do ambiente. Os crocodilos desenvolveram comportamentos para controlar o termostato do corpo: eles se aquecem ao sol quando estão frios e procuram sombra ou água quando estão quentes.
Ectotérmicas como os crocodilos não precisam comer regularmente para aquecer seus corpos e, portanto, economizam uma quantidade enorme de energia que pode ser usada para outro uso ou armazenada para mais tarde. O metabolismo de um crocodilo é tão evoluído que seu corpo usa e armazena quase a totalidade dos alimentos que consome. Essa é uma das razões pelas quais os crocodilos maiores podem passar mais de um ano sem comer. Em situações extremas, os crocodilos parecem capazes de desligar e viver de seu próprio tecido por um longo período de tempo.
Os crocodilos se alimentam de uma variedade de diferentes tipos de alimentos por aí. Eles são oportunistas, então pegam o que encontram. Muitas pessoas assumem que são animais de movimento lento, mas isso não é verdade. Enquanto eles geralmente se movem em um ritmo lento, eles também usam isso como vantagem em relação às presas. Eles vão esperar até o momento perfeito para atacar em uma precessão muito rápida.
Modo de Vida
A maioria dos crocodilos comem muito mais frequentemente do que isso. De fato, o crocodilo médio come cerca de 50 refeições completas por ano. Quando eles comem, os crocodilos certamente não são comedores exigentes. Dizem que um crocodilo se alimenta de qualquer coisa que possa superar ou emboscar e dominar. Esses répteis têm dietas extraordinariamente adaptáveis.
Crocodilos maiores comem mamíferos e pássaros maiores, mas também comem peixes e moluscos como caracóis. Durante tempos difíceis, eles vão até buscar carniça. De fato, os crocodilos consumirão quase tudo o que encontrarem. E isso significa tudo. O estômago de um crocodilo é o mais ácido de todos os vertebrados, permitindo digerir ossos, chifres, cascos ou conchas. Nada fica para trás no jantar de um crocodilo. De fato, esses objetos duros são usados como “pedras de moela” no estômago do crocodilo para ajudar a moer alimentos grosseiros.
Hábitos dos Crocodilos
Embora a dieta do crocodilo possa ser indiscriminada, suas interações sociais são um pouco mais complicadas. Os crocodilos são mais sociais do que todos os outros répteis. Embora eles levem principalmente vidas solitárias, eles recorrem ao comportamento do grupo para atividades importantes, como caçar ou criar filhotes. Os crocodilos não se reconhecem apenas, eles formam relacionamentos de longo prazo. São hierárquicos e se comunicam por meio de vocalização, posturas, sinais químicos e até toque.
Os crocodilos demonstraram adaptações comportamentais, fisiológicas e estruturais que lhes permitiram prosperar por centenas de milhões de anos, mas, infelizmente, sobreviver à invasão humana pode ser o maior desafio de todos os tempos. Através do aprimoramento do habitat e da educação ambiental, os seres humanos podem garantir que esses répteis pré-históricos em risco de extinção pratiquem suas sofisticadas habilidades de sobrevivência nos próximos anos.
Métodos de Caça
A maior parte de sua fonte de alimento consiste em diferentes tipos de vertebrados, incluindo peixes. Alimentam-se de diferentes tipos de mamíferos que chegam aos seus recursos hídricos para beber ou atravessar para a terra do outro lado. Quando estão com fome e outros répteis estão por perto, eles não os consumirão também. Alguns deles também comem moluscos e crustáceos se tiverem dificuldade em encontrar outras fontes de alimentos suficientes.
O fato de os crocodilos se moverem muito mais rápido na água do que em terra é o motivo pelo qual costumam caçar lá. Eles podem se esconder em apenas um pé ou mais de água ou lama. Eles esperam pacientemente e enquanto outros animais entram na área para se alimentar, eles podem atacar em um momento. Eles podem assumir o controle de animais maiores dessa maneira e depois enfiar o rosto na água para se afogarem. O “rolo da morte” é uma técnica usada para matar suas presas.
Os animais que estão em terra geralmente conseguem fugir. É por isso que muitos animais mantêm o corpo na terra e bebem o mais rápido possível. No entanto, há momentos em que eles precisam atravessar a água ou entrar nela para que possam esfriar seus corpos.
Os métodos de caça pelo crocodilo são muito interessantes. Às vezes, eles esperam emboscadas por horas antes de algo para comer aparecer. Outras vezes, eles terão uma oportunidade notável que aparece do nada. No entanto, há outros momentos em que um crocodilo fica sentado em silêncio e permite que algum tipo de fonte de alimento passe por ele.
Curiosidades Sobre os Crocodilos
- Crocodilos realmente produzem lágrimas. Porque, enquanto comem, eles engolem muito ar, que entra em contato com as glândulas lacrimais (glândulas que produzem lágrimas) e força as lágrimas a fluir. Mas na verdade não está chorando. O termo “lágrimas de crocodilo” refere-se a uma demonstração falsa e insincera de emoção, como um hipócrita chorando falsas lágrimas de tristeza. É derivado de uma anedota antiga que os crocodilos choram para atrair suas presas ou que choram pelas vítimas que estão comendo.
- Os crocodilos têm uma válvula na parte de trás da garganta, permitindo que eles abram a mandíbula debaixo d’água.
- Eles têm uma vida útil média de pelo menos 30 a 40 anos e, no caso de espécies maiores, uma média de 60 a 70 anos. Há reivindicações de alguns indivíduos com mais de 100 anos, mas não há evidências fortes para apoiar isso.
- Os crocodilos têm o coração mais sofisticado do reino animal e mudam ativamente o destino do sangue que flui através dele, dependendo dos requisitos.
- Apesar de serem classificados como “répteis”, os crocodilos (e todos os crocodilos, incluindo jacarés) estão mais intimamente relacionados a dinossauros e aves (que na verdade são dinossauros aviários ) do que à maioria dos animais classificados como répteis.