O chimpanzé é um animal muito popular e famoso. Já foi muito representado em animações, filmes e está sempre presente na cultura popular. Sua semelhança com os humanos é muito curiosa e sua inteligência é extraordinária.
Esses animais são os considerados os mais parecidos com humanos. Chegando quase a 1,60 de altura quando em pé. Há diferença de tamanho entre macho e fêmea. O macho pode chegar a 70 quilos e uma fêmea chegar a 50. Machos também são mais fortes e maiores que as fêmeas, alguns machos podem chegar a 1,60, já o tamanho máximo das fêmeas é 1,10. Suas cores variam de preto a cinza dependendo de sua idade.
A formação de esqueleto é muito parecida com a dos humanos. O que difere é a área do quadril e crânio. Possuem muita força chegando a ser duas vezes maior do que a força de um homem. O fato de serem animais arborícolas contribui para que sua força seja maior, pois precisam de estabilidade para se pendurar em galhos e subir em árvores.
Os braços desses animais são muito longos, chegando a altura dos joelhos. Isso também pelo fato de se pendurarem e se locomoverem sobre as copas das árvores. Seus dedos são grossos e também muito longos.
Sobre o seu deslocamento ele pode ser quadrúpede ou bípede depende da circunstância. São um dos poucos animais que tem a possibilidade de ser quadrúpede e podem escolher se locomover como bípede assim como os humanos.
Assim como os humanos, os Chimpanzés possuem um polegar oponível, ou seja, na direção oposta dos outros dedos.
Hábitos e Comportamento dos Chimpanzés
Os grupos formados por chimpanzés podem chegar a mais de 100 animais. Nesses grupos fêmeas e machos mais jovens são submissos ao macho alfa, algumas espécies são comandadas por mais de um macho alfa. Apesar de sua vida em grupo, as fêmeas tendem a passar muito tempo sozinhas ou com seus filhotes.
Os machos-alfa são responsáveis pela segurança e liderança do grupo. Apesar de serem intimidadores, entendem que liderança se trata de cuidar. Por isso, é notório que eles se importam com todos os membros de seu grupo.
Os chimpanzés, assim como muitos outros primatas, têm hábitos diurnos, ou seja, dormem durante a noite, caçam e socializam durante o dia. Também são considerados animais arborícolas e terrestres pois podem passar boa parte de suas vidas sobre árvores caçando e se alimentando, como também ficam no solo.
O fato de se locomoverem sobre as árvores também tem relação com possíveis ameaças e predadores que possam ataca-los em terra.
Alguns grupos diferentes de chimpanzés podem ter culturas diferentes, são muito estudados e pesquisados por conseguirem transmitir sua cultura por gerações.
Esses ensinamentos incluem a caça, uso de diferentes ferramentas para alimentar-se e ensinamentos para sobrevivência.
A inteligência chimpanzés é sempre alvo de pesquisas pois a sociabilidade desses animais é muito complexa.
Eles podem fazer em acordos entre si, estabelecerem regras, organizar rebeliões e ataques.
Também usam gesticulações e vocalizações para comunicarem-se. Há diferentes vocalizações para cada situação. Por exemplo, para acasalamentos há um tipo de vocalização, para intimidações há outro tipo de vocalização.
Apesar de serem representados no cinema e na cultura popular como animais sociáveis, não é recomendável a interação com esses animais sem a devida segurança e conhecimento do que se esteja fazendo.
São animais selvagens, portanto, podem estressarem-se muito fácil, atacar e causar danos.
Alimentação do Chimpanzé
É de conhecimento popular que o macaco come banana. Se você encontrar um macaco e dar banana ele com certeza vai comer, porque, sim, está em seu cardápio. Porém a dieta dos chimpanzés é composta por muitas outras coisas.
Eles podem ser considerados animais onívoros, ou seja, podem ingerir frutas folhas sementes e raízes ou até animais pequenos mamíferos insetos e larvas. Alguns ainda tem como caça pequenos antílopes ou macacos menores.
Reprodução do Chimpanzé
A vocalização é muito utilizada para que fêmea e macho se atraiam. Eles podem copular fora do período de cio da fêmea. Eles tendem a ser muito promíscuos, ou seja, uma fêmea ou macho pode copular com vários integrantes do grupo.
O sexo para esses animais não é utilizado apenas para a reprodução, pode ser também uma espécie de treinamento ou fortalecimento de laços dentro do grupo
A gestação da fêmea Chipanzé pode chegar a 250 dias e nascendo então no máximo dois filhotes. O pequeno chimpanzé nasce, e esse filhote acompanha de perto sua mãe, muitas vezes pendurado ou ao seu lado. O bando também cuida e protege os filhotes até que chegue na fase adulta, nos três primeiros anos de vida nesse período ele é protegido e ensinado, e então atinge a maturidade sexual.
Depois de adulto, ele não de dispersa, ainda vive perto de sua família.
Curiosidades Sobre os Chimpanzés
- A inteligência de um Chimpanzé evolui mais rapidamente do que a inteligência de uma criança, aos quatro anos a criança continua a desenvolver e o chimpanzé se mantém estagnado.
- Chimpanzés podem planejar diferentes estratégias para alcançarem a liderança, entre elas a manipulação e bajulações.
- Eles podem ser animais muito agressivos, as guerras entre bandos ou entre os machos são sangrentas e impiedosas.
- São emotivos e podem criar laços muito fortes com seus companheiros de grupo. Sentem tristeza profunda com a morte de colegas.
- Podem ter noções matemáticas
- 90% do DNA de um chimpanzé é idêntico ao DNA humano
- Sua aprendizagem é surpreendente. Há relatos de alguns chimpanzés que aprenderam a linguagem de sinais.
- O fato de usarem ferramentas também faz dos Chimpanzés um dos animais mais inteligentes do mundo, pois elaboram ferramentas e ensinam a elaborar e utilizar. Além disso há relatos de espécies que fazem lanças para atacarem outros animais. O primeiro animal a usar armas fabricadas por eles.
- Sua memória também é surpreendente. Em pesquisas e estudos foi possível comprovar que ele se lembra de sequências melhor do que os humanos.
Ameaças aos Chimpanzés
Estima-se que há anos atrás, já ouve uma quantidade de 2 milhões de chimpanzés pelo mundo. Hoje, surpreendentemente, há uma estimativa de 150.000. Por muitos anos foram utilizados como atrações em circos, em más condições e sob maus tratos. Hoje a caça ilegal ainda é praticada, além da depredação de seus habitats.
É necessário que sejam protegidos. Pois já é uma espécie ameaçada de extinção e em pouco tempo podem realmente serem extintos.