Canguru, o termo identifica qualquer uma das seis grandes espécies de marsupiais australianos conhecidos por pular nas patas traseiras. O termo canguru , mais especificamente usado, refere-se ao canguru cinza oriental, ao canguru cinza ocidental e ao canguru vermelho, bem como ao canguru antilopino e a duas espécies de wallaroo.
Menos especificamente, o canguru refere-se a todas as 14 espécies do gênero Macropus , alguns dos quais são chamados wallabies . Em seu uso mais amplo, canguru refere-se a qualquer membro incluindo cangurus e quokka ; os cangurus de rato são classificados em famílias “irmãs”, Potoroidae e Hypsiprymnodontidae.
Os Macropodidae são encontrados na Austrália (incluindo a Tasmânia e outras ilhas marítimas, como a Ilha Kangaroo ), Nova Guiné e nas ilhas a leste do Arquipélago de Bismarck . Várias espécies foram introduzidas na Nova Zelândia.
Comportamento do Canguru
Com exceção dos cangurus (gênero Dendrolagus ), todos os membros da família canguru (Macropodidae) confiam em longas e poderosas patas e pés traseiros para pular, suas formas predominantes de locomoção . Suas caudas longas, espessadas na base, são usadas para equilibrar. Esse recurso é mais óbvio nos cangurus grandes, que usam a cauda como terceira perna quando estão parados.
Cada pé traseiro longo e estreito tem quatro dedos, o quarto dedo do pé grande tendo a maior parte do peso do animal . O segundo e o terceiro dedos são usados quase como braços humanos, mas todos os dígitos da “mão” têm garras afiadas. Os pelos na maioria dos macropodídeos é geralmente macio, em muitas espécies, é grisalho e listras podem estar presentes na cabeça, nas costas ou nos membros superiores. Todos os macropodídeos são herbívoros e possuem estômago estufado.
Ecologicamente, eles ocupam o nicho preenchido em outros lugares por pastoreio e navegação de animais (espécies maiores tendem a ser pastoras, e navegadores menores). Várias espécies menores se extinguiram ou estão gravemente ameaçadas , provavelmente devido à predação pelas raposas introduzidas, a águia de cauda (Aquila audax) é um dos poucos predadores naturais dos macropodídeos.
Modo de Vida do Animal
Em todas as espécies, o marsupium (oupouch ) ou bolsa é bem desenvolvida, abre para a frente, e contém quatro tetas. O jovem canguru nasce em um estágio muito imaturo, quando tem apenas cerca de 2 cm de comprimento e pesa menos de um grama. Imediatamente após o nascimento, ele usa os membros anteriores, já com garras e bem desenvolvidos, para rastejar pelo corpo da mãe e entrar na bolsa. O filhote anexa sua boca a uma teta, que aumenta e mantém o animal jovem no lugar. Após a fixação contínua por várias semanas, o filhote se torna mais ativo e passa gradualmente mais e mais tempo fora da bolsa, deixando completamente aos 7 a 10 meses de idade.
Reprodução
Macropodídeos femininos de muitas espécies entram no calor alguns dias após o nascimento, acasalamento e concepção ocorrendo enquanto a prole anterior ainda está na bolsa. Após o chamado diapausa , que dura até que o primeiro filhote comece a deixar a bolsa. Portanto, as tetas alimentam por um tempo jovens de estágios de desenvolvimento muito diferentes, durante os quais tetas diferentes produzem duas composições diferentes de leite. Pensa-se que isso seja uma adaptação para recuperar rapidamente os números da população após uma seca , quando a criação cessa e o estado de diapausa é prolongado.
Hábitos
Os cangurus têm um ritmo de atividade irregular. Durante o tempo quente, os cangurus lambem os antebraços, o que promove a perda de calor por evaporação . Os cangurus viajam e se alimentam em grupos, cuja composição muda, mas não são verdadeiramente sociais, uma vez que os membros individuais se movem em liberdade. Um membro pode enviar a multidão para uma rota selvagem – indivíduos pulando em todas as direções – batendo a cauda no chão em um sinal de alarme. Em qualquer grupo, o maior macho domina durante a estação de acasalamento. Machos lutam pelo acesso às mulheres .
Com seus braços ágeis, eles podem treinar vigorosamente. Eles também podem usar as patas dianteiras para agarrar um inimigo enquanto balançam sobre as caudas e, em seguida, largam rapidamente seus enormes pés traseiros com garras. Essa tática é conhecida por estripar cães e humanos . Quando perseguidos por caçadores com cães, os cangurus costumam buscar água , onde é sabido que eles se viram e pressionam o cão com as patas dianteiras na tentativa de afogá-lo.
Estado de Conservação
No geral, no entanto, os cangurus se beneficiaram da presença humana. Caçadores aborígines queimavam regularmente grandes áreas de florestas e pastagens, abrindo o país para grandes pastores às custas de navegadores menores. Os pastores europeus, então, limparam mais áreas de vegetação densa e forneceram fontes permanentes de água em habitats áridos e sazonais. No final do século 20, o número de cangurus na Austrália havia aumentado a tal ponto que uma grande indústria passou a se basear neles. As três espécies mais abundantes , o cinza oriental, o cinza ocidental e os cangurus vermelhos, juntos somam dezenas de milhões. Todos os anos, milhões dessas três espécies e milhares de espécies de tamanho médio, como os cangurus ( M. parryi), são colhidas.
O status do canguru como símbolo nacional torna as colheitas politicamente controversas. Os cangurus também são mortos porque competem por forragem com gado . Outras ameaças são cães selvagens introduzidos no continente australiano.
Habitat
Como você deve ter adivinhado com base em seus números, os cangurus podem sobreviver em vários habitats diferentes. Foi isso que permitiu que seus números aumentassem para uma população tão grande. Você pode encontrar cangurus em florestas arborizadas, savanas, matagais, desertos, planícies cobertas de grama e muito mais.
Hábitos Alimentares
Todos os cangurus são herbívoros, o que significa que eles apenas comem vegetação. As diferentes espécies de cangurus vivem em áreas diferentes, portanto, os tipos de plantas em que se alimentam variam. Em geral, eles comem gramíneas, arbustos, folhas, brotos e, ocasionalmente, fungos.
Canguru Doméstico
Como um todo, a maioria dos civis não poderia cuidar adequadamente de um canguru. Por serem saltadores tão prolíficos e saltam a altas velocidades, exigem grandes áreas vedadas para se exercitarem. Também devem ser alimentados com vegetação que replica sua ingestão natural. Se for dado o devido cuidado, os cangurus podem ser bons animais de estimação.