É denominado pulga da ordem Siphonaptera, qualquer membro de um grupo de insetos sugadores de sangue que são importantes portadores de doenças e podem ser pragas graves . As pulgas são parasitas que vivem no exterior do hospedeiro (ou seja, são ectoparasitários). Como principal agente transmissor da Peste Negra (peste bubônica ) na Idade Média , eram um elo essencial na cadeia de eventos que resultou na morte de um quarto da população da Europa.
Características da Pulga
As pulgas são pequenos insetos sem asas, com uma cutícula resistente, com muitas cerdas e frequentemente pentes (ctenídios) de espinhos largos e achatados. A pulga se alimenta exclusivamente do sangue de mamíferos (incluindo humanos) e aves . Com cerca de 2.000 espécies e subespécies conhecidas, a ordem ainda é pequena em comparação com muitos outros grupos de insetos. No entanto, é amplamente distribuído com alguns – como pulga de rato e pulga de rato – tendo sido transportada por todo o mundo por humanos. As espécies nativas de pulgas são encontradas nas regiões polares, temperadas e tropicais.
Infestação de Pulgas
A infestação por pulgas pode causar inflamação grave da pele e coceira intensa. Embora muitos animais adquiram imunidade parcial após ataques constantes ou repetidos, indivíduos (especialmente humanos) podem ocasionalmente se sensibilizar após a exposição e desenvolver alergias . As espécies que atacam pessoas e animais incluem pulga de gato (Ctenocephalides felis), pulga humana (Pulex irritan), pulga de cão (Ctenocephalides canis), pulga grudenta (Echidnophaga gallinacea) e pulga de jigger ou chigoe (Tunga penetrans). As aves de capoeira podem ser parasitadas pela Pulga de galinha européia (Ceratophyllus gallinae) e pela pulga de galinha ocidental (Ceratophyllus niger).
Transmissores de Doenças
Certas pulgas que se alimentam principalmente de roedores ou pássaros às vezes atacam as pessoas, principalmente na ausência de seu hospedeiro habitual. Quando os ratos estão morrendo de peste bubônica , suas pulgas famintas, infectadas por bacilos da peste e procurando comida em outros lugares, podem transmitir a doença aos seres humanos, especialmente em prédios fortemente infestados de ratos.
A pulga de rato oriental (Xenopsylla cheopis ) é a transportadora mais eficiente da peste, mas outras espécies de pulgas (por exemplo, Nosopsyllus fasciatus , Xenopsylla brasiliensis , Pulex irritans ) também podem transmitir a doença às pessoas. Embora haja casos ocasionais de praga em regiões tropicais e em algumas regiões temperadas, a doença em humanos pode ser controlada por diagnóstico precoce e antibióticos . Praga (praga silvática) é uma doença generalizada em centenas de espécies de roedores selvagens em todo o mundo e é mantida nessas populações por pulgas que parasitam esses animais . Sabe-se que mais de 100 espécies de pulgas podem ser infectadas pelo bacilo da peste, e outras 10 espécies estão implicadas como portadoras do tipo clássico de peste urbana.
As pulgas, particularmente Xenopsylla cheopis , são consideradas os principais portadores de tifo murino (endêmico) , uma doença que ataca seres humanos. Como na praga, ratos e camundongos são as fontes de infecção. As pulgas são consideradas importantes na manutenção e disseminação de muitas infecções localmente restritas entre roedores e outros mamíferos, incluindo tularemia e encefalite russa.
As pulgas transmitem mixomatose , uma doença viral de coelhos , que é usada deliberadamente para controlar coelhos em áreas onde são pragas graves. As pulgas são prováveis transportadoras de um verme filarial de cães e servem como hospedeiro intermediário de uma tênia comum (Dipylidium caninum) de cães e gatos e, ocasionalmente, de crianças. Se estiver infestado, os animais podem sofrer graves danos ou serem mortos pelos efeitos das picadas de pulgas e pela consequente perda de sangue. As pulgas estão sujeitas ao parasitismo por ácaros externos , vermes de nematóides internos e infecções bacterianas , fúngicas e protozoárias .
Comportamento das Pulgas
A pulga feminina (chigoe), que não deve ser confundida com “chigger”, um ácaro larval, se enterra na pele do hospedeiro, geralmente nos pés, e vive dentro de um cisto que se forma ao seu redor. Prurido intenso acompanha o desenvolvimento e o aumento do cisto, à medida que o abdômen da pulga grávida aumenta para o tamanho de uma ervilha; infecções secundárias podem constituir complicações graves.
Ciclo de Vida das Pulgas
Detalhes do ciclo de vida estão disponíveis para apenas algumas espécies. Os quatro estágios da vida são o ovo, a larva , as pupas e o adulto. Os ovos brancos perolados são depositados no corpo ou no ninho ou habitat do animal hospedeiro . A larva é pequena e sem pernas e se alimenta de detritos orgânicos, como excremento seco, pedaços de pele seca, ácaros mortos ou sangue seco encontrado no ninho do hospedeiro.
As pulgas adultas passam sangue recém-absorvido rapidamente pelo intestino para produzir matéria fecal para a nutrição de seus filhos, o que é essencial para o sucesso da metamorfose de certas espécies de larvas de pulgas. Após três (excepcionalmente, duas) muda , a larva gira um casulo de seda que inclui detritos do ninho e entra no estágio pupal.
A pupa surge como adulto alguns dias ou meses depois. Algumas espécies podem entrar em um estado de desenvolvimento interrompido no final do estágio pupal e não emergirão como adultos até que um hospedeiro esteja presente. Dependendo da espécie ou das condições ambientais, o tempo necessário para um ciclo de vida completo varia de duas semanas a vários meses. A vida útil da pulga adulta varia de algumas semanas (por exemplo, Echidnophaga gallinacea) a um ano ou mais (Pulex irritans).
Hábitos das Pulgas
O ciclo de vida da pulga de coelho europeu (Spilopsyllus cuniculi ) e seu hospedeiro estão perfeitamente sincronizados. O desenvolvimento sexual de pulgas masculinas e femininas está sob o controle direto dos hormônios sexuais do coelho . Assim, os ovos da pulga fêmea amadurecem com sucesso apenas se ela estiver se alimentando de uma coelha grávida. Quando os coelhos nascem, os dois sexos das pulgas amadurecem e deixam a corça parturiente para os filhotes e o ninho, onde copulam e depositam seus ovos, garantindo assim às larvas da pulga um habitat adequado para o desenvolvimento.
Se os hormônios sexuais do coelho fêmea são controladas artificialmente pela administração do sintética progestágenos (contraceptivos), o desenvolvimento sexual da pulga feminina também é interrompido. Embora nenhum caso semelhante ainda seja conhecido entre outras espécies de pulgas, foi registrado que as pulgas de ratos são menos férteis se alimentadas com ratos-bebê do que com seus pais e que a pulga do rato (Leptopsylla segnis) é mais prolífica se criada em unidades familiares do que em ratos adultos individuais. Parece provável, portanto, que a influência dos hormônios dos hospedeiros seja mais disseminada do que se suspeitava.