As pererecas são animais que não costumam ser muito bem recebidos pelas pessoas, sobretudo pela possibilidade de que esse animal seja confundido com os sapos.
Pois, como todos sabem, os sapos são conhecidos pela sua capacidade de expelir veneno quando se sentem em situação de ameaça física, usando, assim, o veneno como arma de defesa contra possíveis predadores. Contudo, sequer todos os sapos possuem tal característica, mas ainda assim existe o temor das pessoas em relação a eles.
Dessa forma, quando as pererecas são confundidas com os sapos, é bastante natural que haja um certo temor em relação ao que pode ser feito por aquele animal. Assim, a perereca acaba por não ser muito bem recebida por onde quer que passe, já que para muitas pessoas sempre existe a chance de aquele animal ser perigoso, venenoso ou até mesmo mortal
Portanto, a melhor forma de entender melhor a perereca é realizando essa diferenciação em relação ao sapo, já que só assim será possível deixar para trás esse temor ao redor da perereca para finalmente entender melhor esse animal que pode ser muito interessante e que pode, além disso, trazer conceitos muito interessantes para o conhecimento popular dos brasileiros em relação aos animais.
Diferenças Entre Perereca a Sapo
Primeiramente, o que algumas pessoas imaginam é que a perereca é uma versão feminina do sapo, embora esse pensamento seja completamente incorreto e em nada tenha a ver com a realidade dos fatos.
Logo, se um dia você já imaginou isso, esqueça por completo, pois existe perereca fêmea e macho, assim como existe o sapo macho e também a sua respectiva fêmea. Ademais, existem ainda outras diferenciações entre os sapos e as pererecas que podem ser muito visíveis a olho nu, sem que você precise chegar perto do animal para tomar conhecimento.
Uma forma de diferenciar o sapo da perereca é que o sapo possui, em geral, uma pele mais seca e rugosa em relação à perereca. Ademais, os sapos preferem viver em ambientes secos, longe da água, e só buscam os cenários aquáticos quando precisam realizar o processo de reprodução.
Além disso, as patas dos sapos são, em linhas gerais, mais curtas, e isso impede que os sapos possam dar saltos mais longos. Por fim, o sapo é capaz de liberar o veneno quando em situação de risco ou quando simplesmente acha, por algum motivo, que está sendo ameaçado.
Já a perereca não possui tal veneno para se defender, sendo incapaz de causar algum mal para as pessoas a partir disso. A perereca costuma ser colorida, apresentando mais cores variáveis que os sapos. Ademais, a perereca tem olhos grandes e arredondados, além de viverem preferencialmente em árvores ou locais altos.
Essa facilidade em acessar locais mais altos se deve à estrutura corporal da perereca, que possui patas longas e, assim, é capaz de saltos realmente grandes. Além de tudo isso, a pele da perereca ainda é lisa e muito diferente da pele rugosa que possui o sapo.
Veja abaixo mais características e informações a respeito das pererecas, entendendo o melhor o comportamento desse animal tão interessante, seus hábitos diários e como é possível admirar a perereca.
Características da Perereca
A perereca costuma ter menos de 10 centímetros de comprimento corporal, sendo quase sempre muito pequenas e bastante ágeis para realizar todos os saltos e os movimentos complexos que são capazes de fazer.
Contudo, é possível que algumas características da perereca possam variar entre as espécies, já que existem cerca de 700 espécies de pererecas conhecidas pela ciência atualmente.
Porém, esse número pode se tornar ainda maior em alguns anos, segundo a opinião de especialistas. O certo é que a principal característica da perereca é, sem dúvidas, o fato de conseguir se movimentar sempre com muita agilidade entre árvores ou até mesmo no chão. Esse fato se deve às patas alongadas da perereca, além de o animal possuir nas patas grandes membranas interdigitais que facilitam a fixação e tornam mais fácil para elas se mover entre distintos locais
Por isso é tão comum que as pessoas se deparem com a perereca em locais altos, como árvores ou muros, já que esses detalhes permitem ao animal essa característica especial.
Ademais, a perereca é conhecida pela grande variedade de cores que as diferentes espécies podem assumir, o que costuma facilitar o processo de camuflagem que esses animais realizam. Isso porque, com a evolução natural das espécies, cada perereca foi se adequando a ambientes mais propícios a elas. Logo, uma perereca verde habita um local de mata, enquanto uma escura costuma ter hábitos mais relacionados à noite.
Reprodução das Pererecas
Por mais que possa não parecer, a perereca é um animal um tano quanto complexo, que possui características especiais no momento da reprodução. Assim, os machos da perereca costumam em emitir um som específico antes do momento da relação, o que caracteriza de forma muito clara que o processo de reprodução está por vir.
Logo, o macho que emitir esse som de forma mais alta será o escolhido pela fêmea para transmitir o seu código genético adiante para os descendentes. Passado esse momento de escolha e também a fase de acasalamento, a perereca fêmea costuma depositar o seu ovo em poças de água ou pequenos locais alagados propícios para tal.
Dessa forma, assim que nascerem os filhotes já estarão em ambiente úmido ou encharcado, o que é necessário nos primeiros momentos de vida.
A Pele da Perereca
A pele da perereca é diferente da pele do sapo por ser mais lisa e não apresentar rugosidades, mas isso já foi explicado. O que talvez você ainda não saiba, porém, é que a pele da perereca é assim por ser frequentemente lubrificada por uma mistura de substâncias naturais.
Dessa maneira, calcula-se que na pele da perereca existam mais de 50 espécies diferentes de substâncias, que dão esse caráter úmido e molhado à perereca.
Ademais, muitas dessas substâncias podem ser tóxicas quando em contato com a pele humana, mas esse fato depende de cada espécie e, mais precisamente, de cada perereca. Ainda é necessário, portanto, mais estudos para determinar com precisão.