Moreias vivem em áreas rochosas, entre marés, recifes de coral, manguezais, riachos de maré, portos, camas de ervas marinhas e outras áreas sobre fundos arenosos ou lamacentos. Eles residem em fendas rochosas e pequenas cavernas, geralmente não mais profundas que 30 m.
Características das Moreias
O corpo das moreias é longo e lateralmente compactado. Este animal não possui escamas na pele marrom ou cinza escura, mas é coberta por um muco amarelo. Este muco serve para proteger essas enguias de parasitas e bactérias. Moreias não possuem barbatanas pélvicas nem barbatanas peitorais. A barbatana dorsal percorre todo o comprimento do corpo e é contínua com a barbatana caudal.
Na face existem duas estruturas cilíndricas – suas narinas incidentes. As narinas encorrentes são marcadas por aberturas simples. Na mandíbula superior, há duas fileiras de dentes, enquanto na parte inferior, há apenas uma.
Ciclo de Vida das Moreias
Quando os ovos fertilizados das moreias verdes eclodem, surgem prolarvas. Logo em seguida, as prolarvas se transformam em larvas, que crescem entre 5 e 10 cm. de comprimento. A larva compartilha uma série de características morfológicas com suas contrapartes adultas: ambas são compridas e lateralmente comprimidas e suas barbatanas dorsal, caudal e anal são contínuas. Ao contrário dos adultos, eles têm uma consistência “gelatinosa” e seus tecidos (com exceção do osso) são transparentes.
A larva sofrerá sua metamorfose final em águas abertas. O juvenil se assemelha ao animal maduro, exceto que é menor em tamanho. As correntes oceânicas dispersam os animais após a metamorfose e, uma vez atingidos um habitat permanente, amadurecem. Esse processo não envolve apenas um aumento de tamanho, mas dois estágios de maturidade sexual: um estágio hermafrodítico como juvenil (durante o qual os indivíduos possuem órgãos sexuais masculinos e femininos) antes de um determinado estágio masculino ou feminino como adulto.
Especialistas especulam que o ambiente desempenha um papel na determinação final do sexo, com ambientes mais estressantes produzindo mais fêmeas.
A vida útil de enguias não é bem conhecida. Existem registros de outros Anguilliformes com expectativa de vida entre 8 e 30 anos de idade na natureza. Um espécime em cativeiro viveu até os 85 anos de idade.
Reprodução das Moreias
O sistema de acasalamento de moreias ainda não foi descrito. Sabe-se que a fertilização ocorre externamente e em um local de desova. Com base no que se sabe sobre as enguias europeias ( Anguilla anguilla ), é plausível que moréias sejam promíscuos e que os locais de desova fiquem mais longe da costa do que o habitat de forrageamento da enguia, entre 400 m. e 500 m. de profundidade.
Os hábitos reprodutivos de moreias não são bem conhecidos. Não há registro de quando esses animais desovam, embora se saiba que parentes próximos desovam nos primeiros meses do ano, por volta de janeiro ou fevereiro. Em um determinado local de desova, milhões de ovos são liberados, mas significativamente menos são fertilizados e menos ainda (da ordem de um em cada seis milhões) sobrevivem até a idade adulta.
Depois de gerarem, as enguias adultas deixam a área para morrer ou retornam à sua área de origem. Não há envolvimento dos pais após a fertilização dos ovos.
Comportamento das Enguias
Esta espécie é solitária e noturna. Os adultos raramente são ativos fora da alimentação e desova. As larvas, no entanto, devem migrar do local de desova para um habitat adequado. Os adultos caçam peixes em cavernas e fendas ao longo de recifes de coral ou costas. Quando uma enguia encontra um peixe grande demais para engolir inteiro, envolve-se em torno de sua presa em um nó característico. Em seguida, rasga sua presa em pedaços menores, que podem ser engolidos com mais facilidade. As larvas também são predadoras ativas do zooplâncton.
Por causa de seu estilo de vida solitário, esses animais raramente têm ocasião de se comunicar com espécies específicas. Pouco se sabe sobre como eles se comunicam com potenciais parceiros. Seus sentidos, o mais forte dos quais é o olfato, são dedicados a localizar alimentos e um local de desova.
História Natural das Moreias
Moreias consome prontamente a maioria das espécies de peixes, desde que sejam pequenas o suficiente para engolir inteiras ou possam ser rasgadas em pedaços gerenciáveis. Moreias também caçam crustáceos e cefalópodes . As larvas atacam diatomáceas, crustáceos menores e outros zooplâncton.
Como larvas, moreias são comidas pela maioria dos animais que consomem zooplâncton. Quanto aos adultos, pouca informação foi registrada sobre seus predadores. Presumivelmente, indivíduos grandes teriam muito poucos predadores naturais, uma vez que são relativamente grandes e atacarão violentamente quaisquer ameaças em potencial.
Muito pouco se sabe sobre o papel das moreias no seu ecossistema, além de que é um predador de topo. Alegadamente, alguns mantêm uma relação de mutualismo com gobies , bodiões , e alguns camarão , todos os que comem micróbios fora da pele da enguia.
Domesticação das Moreias
Moreias são objetos de grande interesse para mergulhadores e turistas em recifes de coral e outros habitats naturais. Comercialmente, eles são vendidos como animais de estimação para aquaristas particulares com instalações adequadas para mantê-los. Eles também são comuns em aquários públicos. Menos frequentemente, são vendidos como alimento.
Esses animais são temidos por suas mordidas cruéis. No entanto, vale a pena notar que eles raramente mordem, a menos que sejam provocados. Além disso, indivíduos grandes são potencialmente ciguatoxicos (uma toxina comum encontrada em peixes grandes. Algumas presas da enguia consomem dinoflagelados que produzem ciguatoxinas. A toxina se concentra à medida que sobe na cadeia alimentar. Como resultado, é particularmente perigoso para os seres humanos que comem grandes predadores desses ecossistemas.
As espécies menores de moreias às vezes são mantidas como animais de estimação. Alguns deles respondem a cócegas e foram relatados como “cães” a esse respeito. No entanto, muitas pessoas que compram moreias como animal de estimação subestimam o grande tamanho em que podem crescer.
Manter enguias em geral requer conhecimento e atenção especializados. Eles são comumente conhecidos como mestres da fuga, por isso é necessário um tanque seguro com um topo bem ajustado. As moreias são frequentemente agressivas com outros peixes, incluindo indivíduos da mesma espécie, por isso precisam ser mantidas isoladamente.