De fato, entre todos os insetos, as formigas são os mais evoluídos, dotadas de extraordinária capacidade de adaptação a qualquer ambiente, com estratégias de sobrevivência baseadas numa divisão de trabalho que deixaria embasbacado um administrador de empresas.
Não é à toa que as formigas tenham sobrevivido, com poucas mudanças, a mais de 100 milhões de anos de vida como espécies.
Os fósseis mais antigos, encontrados em âmbar, uma resina vegetal, no Mar Báltico no norte da Europa, provam que a sua atividade agrícola começou muito antes de o homem aparecer sobre a face do planeta.
Entre as mais de 1 000 espécies existentes no Brasil, as saúvas, especificamente, podem ser encontradas em toda parte, supondo-se que existam algo como 3 bilhões de indivíduos (ou 23 para cada habitante) distribuídos em 300 milhões de colônias.
No caso das formigas saúvas, colocando centenas de ovos por dia durante os vinte anos de vida útil, a rainha, que pode chegar a 2,5 centímetros de comprimento, tem ainda a função de produzir o feromônio característico do sauveiro, o perfume que mantém a família unida.
Dentro desse formigueiro, os insetos que se desenvolverem na sequência de ovo para larva, ninfa e adulto terão assim o mesmo cheiro, mesmo que não sejam formigas.
É o caso de uma espécie de besouro que deposita os ovos nas panelas de lixo dos sauveiros, onde são jogados os ovos que não se desenvolvem, as folhas secas, os pedaços de fungo e as operárias mortas.
As larvas do besouro, que incorporaram o cheiro do lixo, se alimentam durante o crescimento desses restos ricos em nutrientes, sem serem incomodadas pelas formigas.
Não só outros insetos se beneficiam desse lixo, mas os próprios vegetais ganham um adubo natural para a terra próxima ao sauveiro.
As saúvas, portanto exercem um importante papel ecológico juntamente com os fungos, acelerando a reciclagem dos nutrientes das plantas, que tornam ao solo para serem novamente aproveitados. Em certo sentido, isso significa que as formigas não são criaturas tão insignificantes quanto se possa pensar. Afinal, o que conta não é o indivíduo e sim a colônia inteira, uma sociedade organizada e integrada nos ciclos de vida da natureza. Para os entomologistas modernos, ao contrário do que temia o zeloso Saint-Hilaire, acabar com a saúva pode ser o mesmo que acabar com o Brasil.
Mas vamos falar de mais características em gerais das formigas.
As formigas fazem parte do grupo de insetos mais popular do mundo. Pertencentes ao Filo Artrópoda e à ordem Hymenoptera, elas são encontradas em toda parte, exceto nas regiões polares.
As formigas são insetos que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos.
A fecundação das formigas-rainhas ocorre durante o voo nupcial, e o macho morre logo após. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem suas asas.
Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia: todas as tarefas são bem divididas entre todas elas.
Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas.
O formigueiro é uma estrutura bem complexa, cheia de galerias e túneis subterrâneos que se estendem por vários metros.
As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas.
Geralmente as formigas se defendem ferroando e injetando em suas vítimas o ácido fórmico, que causa muita irritação. Esses insetos conseguem carregar um objeto com peso até 100 vezes maior que o seu próprio peso.
As formigas possuem diversas curiosidades, vamos ver nessa lista algumas curiosidades sobre esses insetos que há tanto tempo habitam a Terra.
Curiosidades Sobre as Formigas
1 – As Formigas São Tão Antigas Quanto os Dinossauros
As formigas estão no planeta Terra há aproximadamente 130 milhões de anos. Ou seja, passaram pela extinção dos dinossauros e continuam, firmes e fortes, vivendo em suas colônias.
2 – Elas Vivem em Todos os Locais do Planeta
Com exceção do Ártico e Antártica, as formigas estão em todos os países e cidades. Existem cerca de 10.000 espécies de formigas existentes no planeta Terra.
Acredita-se que há 1013 formigas vivas no planeta, o que representa uma parcela significativa da biomassa animal terrestre.
3 – As Rainhas Vivem Mais
As rainhas podem viver por até 30 anos, ou seja, é um longo tempo para um inseto tão pequeno.
4 – As Formigas Têm Dois Estômagos
Apesar de pequenas, as formigas têm dois estômagos.
Um dos estômagos é para guardar comida para o seu próprio consumo, enquanto o segundo é para manter alimentos que serão compartilhados com outras formigas. Este processo é conhecido como trophallaxis e permite o bom funcionamento de uma colônia.
Isso permite que as formigas que saem para buscar alimento, também se alimentem enquanto trazem comida para as demais.
5 – Formigas São Seres Fortes
Conforme já dito, elas conseguem levantar até 100 vezes sua massa. Ou seja, seria como uma pessoa de 70 kg, levantar 7000 kg. É muita coisa!
6 – Formigas Não Tem Orelhas Nem Pulmões
Mas elas respiram. As formigas respiram por meio de uma série de orifícios localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga. Formigas não são surdas. Elas têm sensores especiais no joelhos e patas. A comunicação entre elas se dá via feromônios. Isso auxilia a comunicação entre elas.