Home / Animais / Comportamento da Ariranha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Ariranha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Também conhecida como Lontra gigante, ariranha gigante e lontra gigante, o nome científico da ariranha é Pteronura brasiliensis, estima-se que sua população selvagem total atual seja de 1.000 a 5.000 indivíduos e nos próximos 20 anos, estima-se que essa população cairá pela metade.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Musteliadae

Subfamília: Lutrinae

Género: Pteronura

Espécie: Pteronura brasiliens

Comportamento da Ariranha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

A ariranha é um animal social contrário a outros membros da família Mustelidae, como a irara, o texugo, o glutão e a doninha.  Elas vivem em grupos familiares coesos de 5 a 8 membros liderados por um casal reprodutor monogâmico dominante e seus filhotes de três diferentes estações de reprodução.

Quando atingem a maturidade reprodutiva em 2 a 3 anos de idade, eles deixam a família e formam um núcleo familiar próprio em um novo território de origem.  Eles estabelecem seu novo território em uma área de cerca de 12 quilômetros quadrados na margem de rios ou lagos, localizadas perto de locais de alimentação, achatando a vegetação e montando tocas sob troncos caídos e incorporando as folhas e galhos no trecho de lama pisoteado. Eles também constroem uma latrina comum.

Eles marcam seu território com perfume de suas glândulas anais. Se outro animal invadir seu território, as lontras gigantes a defenderão.  Esta espécie é diurna, ativa durante o dia.  É a mais alta de todas as espécies de lontras com vocalizações distintas como comunicação.  Eles passam o dia cuidando, caçando, se comunicando e descansando.

Modo de Vida

Seus hábitos de reprodução são descritos a partir de observações feitas em cativeiro.  Cada grupo familiar se reproduz uma vez por ano.  A época de reprodução de pico começa no final da primavera e início do verão, embora alguns cruzamentos ocorram durante todo o ano.

As fêmeas são receptivas por 3-10 dias do ciclo estral de 21 dias quando apresentam inchaço  dos mamilos e receptividade do sinal da vulva. O acasalamento ocorre na água. O período de gestação é de 64 a 77 dias.

Nascimento de jovens altriciais ocorrem no final de agosto até o início de outubro, as fêmeas dão à luz em um covil subterrâneo.  A alta mortalidade juvenil freqüentemente leva à concepção de uma segunda ninhada de filhos, nascida de dezembro a abril.

O tamanho da ninhada está correlacionado com a qualidade do habitat e o tamanho do grupo, varia de 1-5 filhotes (geralmente 2-3), cada uma pesando aproximadamente 170  a 230 gr. Filhotes são mantidos em antros familiares durante as primeiras 2-3 semanas de vida.

Os filhotes abrem os olhos em um mês e começam a seguir regularmente os pais para fora da cova da família. Jovem ariranhas são desmamadas entre 3 a 4 meses após o nascimento. Elas são caçadoras independentes e indistinguíveis de seus pais até os 9 a 10 meses.

A maturidade sexual da ariranha é atingida aos 2 anos. Ariranhas podem viver até 10 anos na natureza e até 19 em cativeiro.

Hábitos

As lontras gigantes são piscívoras, consomem principalmente peixes sazonais, até 4 kg por dia. Quando o suprimento de peixes é baixo, eles consomem tartarugas, crustáceos, pequenas cobras, pequenos jacarés e outros animais fluviais. As ariranhas tem 9 vocalizações diferentes. Os propósitos para cada um desses sons são indocumentados, mas as vocalizações provavelmente servem como sinais de alerta contra predadores e / ou chamadas de acasalamento.

Ele caça durante o dia, geralmente ao longo das margens do rio e do lago. A caça é feita principalmente pela visão, mas a audição, o olfato e o tato também são adequados para águas turvas. Os peixes são capturados em caçadas solitárias ou sociais. Caças de águas rasas ocorrem ao longo de bordas de água onde os peixes se escondem entre a vegetação. Estas caçadas são solitárias e mais bem sucedidas em termos de peixe por indivíduo. Caçadas em águas profundas são realizadas por famílias. Mergulhos síncronos e armadilhas organizadas de presas contra linhas costeiras são às vezes observados.

Conservação

Na década de 1970, a ariranha foi quase extinta devido à caça por sua pele altamente valorizada. Caçar por sua pele continua até hoje, mas em uma escala menos significativa, a degradação e a perda de habitat são a maior ameaça que enfrentam atualmente.  As atividades de mineração e exploração madeireira reduziram e poluíram seu habitat e diminuíram os estoques de peixes.  A construção de hidrelétricas altera os fluxos dos rios, resultando em impacto no habitat e nos estoques de peixes. Conversão de floresta em terra agrícola e assentamento humano.Os pescadores matam lontras porque são vistos como competidores de peixes.

Ariranha Fotografada em Baixo da Água
Ariranha Fotografada em Baixo da Água

Descrição

A ariranha é a maior e a segunda mais pesada espécie da família Mustelidae ou doninha.  Elas atingem o tamanho adulto aos 9 a 10 meses de idade.  Os machos medem de 1,5 a 1,7 mts. e as fêmeas de 1 a 1,5 mts de comprimento.  Machos pesam de 26 a 32 kg e as fêmeas de 22 a 26 kg.

Tem pés palmados como uma adaptação para viver na água. Ele também tem uma cauda poderosa que eles usam para se impulsionar na água.  Sua pele é muito densa, mas curta, a pele mais curta de todas as espécies de lontra. Geralmente é marrom chocolate ou marrom vermelho.

Ariranha Sentado no Mato
Ariranha Sentado no Mato

Os pelos de guarda têm aproximadamente 8 mm. de comprimento e mantêm a água longe da pele.  Cada lontra gigante tem marcas de peles creme no queixo e garganta, que são únicas em cada indivíduo.  Eles têm bigodes sensíveis que lhes permitem detectar

Distribuição

Lontras gigantes vivem na América do Sul em áreas ao longo dos rios Amazonas, Orinoco e La Plata e seus afluentes.  Sua distribuição abrange a floresta tropical e as zonas úmidas do Suriname, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil.  Está extinto no Uruguai e possivelmente extinto na Argentina.

Habitat

Como as ariranhas gigantes semi-aquáticas requerem terra e água para sobreviver.  Seu habitat consiste em rios de água doce, riachos, lagos, riachos e nascentes. As suas necessidades de habitat são terras não perturbadas, bancos para desertos, vegetação suspensa e alta densidade de peixes. Ocasionalmente, eles são vistos em canais agrícolas e reservatórios de pequenas represas, embora prefiram margens de rios levemente inclinadas e áreas isoladas com vegetação saliente.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *