Você possui uma cadela e está pensando na possibilidade de iniciar o uso de anticoncepcional, mas não entende como deve ser feito o processo? Continue lendo esse artigo, ele foi feito para você!
Ter uma cadela em casa é uma alegria sem igual. Quando escolhemos adotar uma cadela, devemos ter em mente que ela deverá receber de nós todos os cuidados necessários, já que sozinha ela não consegue se manter.
Todos os cuidados, com banho, alimentação, tratamentos de problemas de saúde, serão de sua total responsabilidade. E, no caso das cadelas, o cuidado para que ela não engravide (caso você não opte por isso), deverá ser feito o quanto antes.
No caso dos animais, existem duas opções para que seja evitada uma gravidez, caso os donos do animal não desejem:
- A castração.
- O uso de anticoncepcionais.
Vamos conhecer um pouco sobre cada uma e, principalmente, esclarecer todas as dúvidas sobre como usar anticoncepcional para cadelas.
A Castração
O termo castração se refere a uma forma de esterilização da cadela por meio de uma intervenção cirúrgica. Para a fêmea, é uma cirurgia mais invasiva, pois há a remoção dos ovários, cornos uterinos e do útero.
Para a realização dessa cirurgia, você deverá entrar em contato com o médico veterinário, para que ele aconselhe a melhor forma para a realização da castração.
O Uso de Anticoncepcionais Para Cadelas
Para aqueles que desejam optar pelo uso de prevenção da gravidez, em forma da administração de fármacos hormonais, deverá saber que o anticoncepcional para cadelas funciona à base de progesterona, e pode ser usado por via oral ou por via injetável.
Essas medicações agem impedindo que a cadela entre no cio. No entanto, você deve estar ciente que o método hormonal deve ser administrado constantemente, para que não ocorra uma gravidez indesejada.
O resultado do uso do concepcional não perde em nada o seu efeito quando é comparado ao método da castração. Porém, é importante deixar claro que, se o hormônio for esquecido ou tomado de forma errada, a cadela poderá entrar no cio e engravidar.
Efeitos Colaterais do Uso dos Anticoncepcionais Para Cadelas
A administração de anticoncepcionais nas cadelas pode ocasionar algumas reações prejudiciais. O aparecimento de tumores na região da mama, e algumas infecções do organismo, principalmente no útero, são comuns para quem faz o uso dessa medicação na sua cadela.
A aplicação de forma incorreta desse medicamento também é uma situação bastante preocupante.
Castração ou Anticoncepcional Para Cadelas: Qual o Melhor?
Depois de conhecer os dois métodos para prevenir a gravidez em cadelas, você deverá optar por aquele que seja mais viável para o seu animal. Se você já tem certeza que não irá querer que ela tenha filhotes, opte pela castração.
Dessa forma, você evitará que a mesma seja exposta a condições que poderão interferir em sua saúde, e no seu bom desenvolvimento também. Pensar na qualidade de vida de sua cadela é um ato de cuidado e de amor.
Mas, caso você queira que ela não engravide em um pequeno espaço de tempo, nesse caso, o mais indicado será o uso de anticoncepcionais, sempre realizando visitas periódicas ao médico veterinário, para que ele avalie bem a saúde de sua cadela.
Como Usar o Anticoncepcional Para Cadela
Agora, de forma prática, vamos falar sobre como deve ser administrado o uso dos anticoncepcionais em cadelas. Primeiramente, solicite uma indicação do médico veterinário sobre qual o melhor anticoncepcional para a sua cadela. Se ele a acompanha, com certeza saberá indicar o melhor para ela.
Geralmente, a medicação já vem com uma ampola, uma seringa e uma agulha descartável, pois seu uso deve ser único. Após usados, os materiais deverão ser descartados da maneira correta.
Antes de realizar a aplicação, você deverá agitar bem, já que é uma medicação injetável. O processo de agitação permite que as moléculas se misturem facilmente, deixando a medicação homogênea.
A aplicação deve ser feita no período do anuestro, por via subcutânea. Recomenda-se que seja aplicado na parte interna das coxas, ou parte interna da dobra do flanco.
O uso dos anticoncepcionais para cadela não é recomendado nos períodos de estro, proestro e diestro. Na dúvida sobre a fase do cio que sua cadela se encontra, o médico veterinário poderá fazer uma anamnese, com exames simples, para essa identificação.
Caso você tenha aplicado o anticoncepcional em sua cadela, e depois queira que ela cruze, é recomendável permitir o acasalamento após o segundo cio.
Outra recomendação de não indicação de uso desse medicamento, é quando há a ocorrência de tumores mamários, pois a medicação poderá agravar o problema.
Antes de iniciar o uso de anticoncepcional em sua cadela, é fundamental que seja feita uma visita ao médico veterinário, pois se tratam de hormônios no organismo de um animal e que poderá prejudicar, em algum momento, a saúde dela.
Por Qual Motivo Aplicar a Medicação Durante o Anestro?
Assim como as mulheres possuem um ciclo menstrual, que regula a produção de alguns hormônios reprodutivos, as cadelas também possuem esse tipo de ciclo, que é dividido em quatro fases:
Estro: é a fase que se refere ao cio, período em que a cadela está receptiva às investidas do macho para reproduzir. Nesse momento, o estrógeno diminui e a progesterona aumenta. A duração média do cio é de nove a dez dias.
Anestro: neste período, a cadela fica em total inatividade sexual, onde ocorre uma involução do útero, os níveis de estrógeno e progesterona ficam bem menores, e ele dura cerca de 125 dias.
Proestro: muitos pensam que é a menstruação da cadela, mas na verdade é um período em que ocorre sangramento vaginal, o cérvix sofre dilatação e o endométrio fica mais espesso. Há liberação de feromônios, e os machos começam a se interessar pelas fêmeas. Esse período dura cerca de nove dias.
Diestro: se refere à fase após o cio da cadela, nesse momento do ciclo, ela não se encontra receptiva às investidas do macho para a reprodução. Esse período dura, em média, 75 dias, e é onde os níveis de progesterona estarão em alta. A cadela ficará com um comportamento mais tranquilo.
NÃO UTILIZEM ANTICONCEPCIONAL
CASTRAÇÃO É UM ATO DE AMOR
SÓ VALEU