De acordo com os especialistas nessa raça, não há como treinar ou adestrar um Basset Hound sem antes, necessariamente, conhecer um pouco da sua história; dos processos de cruzamentos que foram levados a cabo ao longo dos séculos para constituir essa raça.
Isso porque o que se sabe é que eles (os Basset Hounds) foram criados para a obtenção de um excelente cão de caça, baixinho, atarracado e com pernas curtas; capaz de enveredar pelos locais mais improváveis à caça de uma boa presa; e ainda com um dos faros mais aguçados de toda essa família Canidae.
Sabe-se, também, que os Basset Hounds caracterizam-se por estarem entre as raças de cães mais preguiçosas de que se tem conhecimento nesse universo canino; na verdade eles não são quase nem um pouco suscetíveis a estímulos, possuem pouca disposição para atividades físicas, apesar de estarem entre os melhores quando o assunto são longas caminhadas.
Os Basset Hounds são teimosos por natureza, costumam ignorar as ordens dos seus donos, e na maioria das vezes são geniosos e indiferentes.
Por isso, o objetivo de um treinamento ou adestramento de um Basset Hound é, antes de mais nada, torná-los mais suscetíveis a comandos, mais facilmente educados em suas necessidades fisiológicas, mais obedientes, entre outras características que os tornem independentes – e os seus donos, obviamente, mais felizes e respeitados por eles.
A Importância Da Socialização No Adestramento E Treinamento Dos Basset Hounds
O trabalho de socialização é considerado fundamental para o adestramento dessa raça. E o que os seus admiradores garantem é que ela deve ser estimulada principalmente entre os 45 e 120 dias de vida do animal – uma fase determinante para a garantia de que você tenha com ele um convívio verdadeiramente rico e agradável.
Essa também é a fase da vida de um cão em que os traumas costumam perpetuar-se (e afetar definitivamente a sua personalidade); por isso o cuidado aqui deve ser em evitar de todas as formas a violência e a exposição do animal a eventos traumáticos.
Conclui-se, daí, que as técnicas de adestramento devem fazer parte da rotina de um Basset Hound desde a fase inicial da sua vida, por meio de “reforços positivos” e recompensas.
Mas também deverão fazer parte dessa rotina a “aprendizagem não-associativa”, “aprendizagem não-observacional”, entre outras técnicas cujo objetivo é tornar o cão independente, ensinar-lhe técnicas de resgate, fazer as suas necessidades fisiológicas no lugar certo, atender a comandos, entre outras necessidades dessa raça.
Porém, não se deve esquecer que essas técnicas devem ser baseadas no amor, na tolerância e na proteção do animal.
Por isso, será necessário abolir e esquecer as técnicas de dominação, de força, o controle autoritário por parte do dono, entre outras práticas bastante comuns no passado, mas que hoje mostram-se extremamente ineficazes – e ainda responsáveis por diversos traumas à personalidade dos cães.
A Importância De Comandar as Ações
No passado, o objetivo do adestramento e dos treinamentos dos Basset Hounds (e de qualquer outra raça) era o de conseguir obter deles a obediência, resignação e submissão – principalmente por meio de castigos e técnicas que restringiam o desenvolvimento da personalidade do animal.
Porém, as melhores práticas de adestramento e treinamento de raças como o Basset Hound recomendam uma atitude de liderança dos donos em relação aos seus cães. Nada de transmitir a eles os seus temores, agressividade, ou mesmo os seus aspectos mais violentos.
Nada, também, de demonstrar temor ou nervosismo diante do animal, especialmente quando se trata dos Basset Hound – uma raça reconhecidamente teimosa, geniosa, desobediente, e que, certamente, tem o poder de levar os seus donos à loucura, caso não sejam adestrados deste a mais tenra idade.
O Basset Hound é uma raça inteligente e independente por natureza; e como todo cão naturalmente inteligente e independente, eles costumam ser bem mais resistentes ao adestramento – e acredite, eles já saberão, de forma antecipada, que o seu objetivo é tentar mudar-lhe o comportamento e adequá-lo a uma realidade que foge completamente dos padrões da raça.
As Melhores Práticas Para O Treinamento E Adestramento Do Basset Hound
Uma das principais recomendações para os que desejam treinar adequadamente essa raça é dar preferência aos estímulos positivos, recompensas, brincadeiras, premiações, além de ter muita paciência no trato com o animal.
Por mais inacreditável que isso possa parecer, o que se diz é que um Basset Hound tende a fazer de tudo para que você desista dos treinamentos; por isso, no trato com essa raça, a perseverança é, sem dúvida, a ferramenta mais eficaz, e a que garante que os resultados serão alcançados de forma adequada.
Outra coisa importante a saber antes de iniciar o adestramento de um Basset Hound, é que você deverá saber exatamente o que deseja obter dele – se quer educá-los para fazer as suas necessidades fisiológicas no lugar certo, obedecer a comandos, realizar determinadas proezas, entre outras necessidades.
E é somente dessa forma que você irá garantir bons resultados; e garantir, também, que o animal concentre-se de forma adequada no que você deseja que ele aprenda – lembrando sempre que, por ser naturalmente teimoso e desobediente, toda e qualquer técnica só renderá frutos se você estiver disposto (a) a dedicar um tempo bem maior aos treinos do que seria necessário para outras raças de cães.
Outra coisa importante a saber, quando o assunto é adestramento dessa raça Basset Hound, é que eles costumam demorar mais para aprender; portanto, quanto mais persistente você for melhores serão os resultados.
E eles precisam ser treinados a partir dos primeiros 45 dias de vida. Após os 4 ou 5 meses, esqueça! Dificilmente um cão dessa raça poderá ser adestrado adequadamente após essa idade – e nem mesmo com a ajuda de um profissional você irá obter resultados satisfatórios.
No entanto, caso essas dicas sejam seguidas à risca, o que você terá em seu convívio é uma das melhores raças para companhia dentro dessa comunidade dos Canídeos.
Muito por conta da facilidade de convívio com crianças, quase nenhuma rivalidade com outros animais, tolerância até mesmo a outros machos no convívio familiar, entre outras características que tornam essa raça Basset Hound incomparável quando o assunto são animais domésticos de estimação.
Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando os nossos conteúdos.