Muitas aves silvestres são realmente muito bonitas. Mas, infelizmente, são alvo de traficantes de animais, que aproveitam a alta demanda desse tipo de comércio clandestino para venderem esses bichos de maneira totalmente ilegal, e muitas vezes, em péssimas condições (muitos acabam morrendo somente no transporte de um lugar para o outro).
Uma das aves silvestres mais procuradas por amantes de animais exóticos é, sem dúvida, o tucano. E, de fato, o ideal mesmo era manter esses animais livres na natureza. Mas, você, como cidadão comum, pode criar esse tipo de pássaro em casa, contanto que siga certas normas.
Vamos conhecer como é possível ter um tucano aqui no Brasil?
Primeiros Passos Na Adoção De Um Tucano
Pra começar a pensar na possibilidade de criar uma ave dessas, você precisa, primeiro, encontrar um criadouro que seja de confiança , e que saiba que ali os animais são bem tratados e que não são fruto de tráfico. Grandes pet shops, por exemplo, podem até ter tucanos à disposição do público, ou até mesmo podem servir como intermediários para criadouros sérios e devidamente credenciados.
Antes de fazer a adoção de um tucano, é necessário que você se informe bem a respeito do local onde irá conseguir o exemplar. O lugar, evidentemente, precisa ser legalizado. É importante também conseguir uma autorização do IBAMA, órgão que regula essa questão de fiscalização e adoção de animais silvestres em geral. É totalmente ilegal conseguir um tucano sem essa autorização.
Já na hora de escolher qual tucano levar pra casa, faça uma análise da personalidade da espécie. Certifique-se de que ele fica calmo na sua presença, e o aceita como dono. Como a expectativa de vida dessa ave é relativamente alta (cerca de 20 anos), é importante que haja uma empatia entre a ave e você. Caso seja possível, o ideal é adotar filhotes, pois ele são mais fáceis de domesticar do que os adultos.
Local De Criação E Gaiolas
Por ser um animal silvestre que tem ampla liberdade na natureza, o mais recomendável é que a criação de um tucano seja feita em locais espaçosos, como sítios, chácaras, ou mesmo casas de veraneio. São lugares onde se pode colocar gaiolas com facilidade, e o animal ainda fica bem próximo da natureza e não se sente deprimido.
Agora, claro, residências urbanas comuns também podem receber essa ave, contato que haja uma estrutura minimamente adequada. Por exemplo, é completamente inviável ter um apartamento pequeno, e colocar nele uma gaiola de tucano. Será um ambiente muito ruim tanto para o dono, quanto para o animal em si.
Ou seja, o recomendável e analisar bem a sua casa, e ver se ela tem condições físicas de comportar uma ave silvestre do tamanho de um tucano. É preciso que o luar seja confortável. Até mesmo porque a gaiola onde o bichinho vai ficar precisa se bem grande (do porte que comportaria uma cacatua ou ainda maior).
Por não conseguir escapar o tucano precisará de espaço para se sentir bem, especialmente quando tiver vontade de voar. Um tucano de tamanho médio, por exemplo, precisa de uma gaiola (ou viveiro) que tenha 2,5 m por 3,5 m. Menos do que isso, o lugar ficará muito pequeno.
Você ainda pode melhorar o lugar colocando uns três ou quatro poleiros dentro dessa gaiola, adicionando ainda uma caixa de maneira com um buraco que seja grande o suficiente para o tucano passar por ele, pois é ali que ele poderá se esconder e dormir durante o período da noite (os tucanos são aves completamente diurnas). Obviamente que essa caixa precisa ser grande também para que o animal se mova livremente dentro dela.
Outras Dicas Quanto a Gaiola Ideal Para Um Tucano
As melhores gaiolas para um tucano são aquelas que tenham fundo removível, e que tenham areia em seu piso (esse detalhe é útil, pois, dessa forma, a areia absorve os excrementos da ave). Por não “mastigar madeira”, os tucanos não apreciam em um pouco aqueles típicos brinquedos de aves em geral, mas você pode deixar o ambiente o mais natural possível colocando plantas atóxicas dentro da gaiola.
Importante destacar ainda que a gaiola precisa estar protegida de forte correntes de ar, já que estamos falando de um animal bastante sensível à mudanças bruscas de temperatura. Facilmente, ele pode adoecer desse jeito. Mas, também não é nem um pouco recomendável colocar a gaiola completamente exposta ao sol. Aproveite, inclusive, para colocar no local uma pequena banheira, imitando pequenos córregos de água, que é onde o tucano irá se banhar. Às vezes, borrife água no tucano, pois eles gostam bem de uma certa umidade.
Caso essa gaiola esteja exposta ao ar livre, é bom tem cuidado, pois se a temperatura do local chegar a ficar maior do que 32°C, ou mesmo abaixo de zero, esse ambiente externo não é o lugar ideal para o tucano e sim, dentro de casa. Climas que sejam bem extremos fazem bastante mal à saúde dessa ave.
Interessante salientar ainda que o tucano pode compartilhar a gaiola com outras aves, porém, nunca abrigue espécies muito pequenas , como tentilhões. O mais recomendável é pesquisar quais pássaros os tucanos se dão melhor.
Valor Do Animal E Convivência Em Geral
Por ser um animal bem inteligente, o tucano pode aprender truques bastante simples. Inclusive, treinar essa ave é bem melhor do que treinar papagaios, por exemplo. É amigável e gosta muito de brincar, o que faz dele um excelente animal de estimação. Por sinal, gosta até de ser alimentado manualmente.
Falando em alimentação, trata-se de uma ave frutífera, ou seja, gosta de frutas como banana, mamão, melão, pêssego, etc. Existem até mesmo rações específicas para tucanos, podendo ser adquiridas em lojas especializadas do ramo. Contudo, é importante consultar um veterinário para saber se você poe alimentar o seu tucano com algo além de frutas.
Já para garantir a saúde do animal, é importante que a gaiola seja limpa todos os dias, retirando excrementos e restos de alimentos. Já o valor de um animal desses vai depender da espécie, mas, por precisar ser legalizado, os valores são um pouco salgados, podendo chegar a R$ 4.000,00 um da espécie tucano-toco.