Você sabe o que fazer se encontrar alguém ou se alguém próximo a você se tornar uma Vítima de Picada de Cobra? Quais os procedimentos que devem ser tomados? O que deve ser evitado? Quais os mitos e verdades dentro desse assunto? Aqui você saberá sobre tudo isso.
É muito raro as pessoas que não tem um grande medo quando o assunto é cobras. O instinto humano, assim como da maioria dos animais, faz todos temerem esse réptil. Mesmo assim, acidentes com Vítima de Picada de Cobra ocorrem diariamente no Brasil e no mundo.
Os casos mais comuns que resultam em uma Vítima de Picada de Cobra são em passeios ao ar livre, podendo ser tanto em florestas ou mata fechadas ou em locais rochosos e desérticos.
Mas, está sendo cada vez mais comum os ‘acidentes domésticos’ envolvendo picadas de cobra, principalmente devido a urbanização de áreas que antes eram de matas. Em cidades de interior é onde mais ocorrem esses acidentes.
O importante a saber, em um primeiro momento, é que somente as picadas de cobras peçonhentas (que possuem veneno) trazem riscos a vida e devem ser tratadas de imediatos.
As cobras constritoras (aquelas que ‘apertam’ as suas presas, como no caso da sucuri) não possuem veneno em sua ‘mordida’, o que não traz uma emergência caso você seja ‘mordido’ por uma. Mas, mesmo assim, você deve procurar um posto de saúde ou hospital, para cuidar do ferimento e evitar infecções no local da mordida ou mesmo, complicações posteriores.
Acidentes com Vítima de Picada de Cobra no Brasil
Aqui no Brasil, a maioria dos acidentes com Vítima de Picada de Cobra ocorrem por esses tipos de cobras:
-
Jararaca;
-
Urutu;
-
Jararacuçu;
-
Cascavel;
-
Surucucu;
-
Coral Verdadeira.
O SUS possuí soro antiofídico para todos esses tipos de picadas, existindo um soro ‘genérico’ e um soro específico para cada tipo de picada. Para o melhor atendimento e também melhor prognóstico do ‘acidentado’ o correto é saber qual tipo de cobra o picou.
Se não souber, não tem problema, o soro polivalente / soro antiofídico (que comentamos como ‘genérico’ acima) tem a capacidade de combater o veneno de todos os tipos de cobras. A diferença é que quando se sabe qual é essa cobra, o soro ‘correto’ combate de forma mais eficaz e mais rápida, diminuindo os danos a vítima.
Isso ocorre pois o veneno de cada tipo de cobra realiza um efeito diferente sobre a sua vítima. Alguns tem como função ‘destruir’ os órgãos da vítima, outros tem como função, a paralisia muscular.
Por exemplo, os outros tipos de soros a serem utilizados em uma Vítima de Picada de Cobra, são:
-
Soro Anti-elapídico – Coral Verdadeira;
-
Soro Anti-crotálico – Cascavel;
-
Soro Anti-laquético – Surucucu;
-
Soro Anti-botrópico – Jararaca.
Socorrendo uma Vítima de Picada de Cobra
A primeira coisa a se fazer quando uma pessoa é picada por uma cobra é tentar localizar a cobra. Se for de imediato a cobra deve estar muito próxima, então tenha cuidado pois mesmo após a primeira picada ela ainda possuí veneno em suas presas.
Você precisará levar a cobra até o hospital para apresentar aos médicos para que eles saibam qual o tipo de soro utilizar. Você pode levar a cobra viva ou morta, mas também tome cuidado. Mesmo após morta a cobra pode picar novamente por meio de movimentos musculares involuntários das mandíbulas e do corpo.
Se tiver medo ou se a cobra estiver ‘em fuga’ você pode optar por tirar uma foto. Tente deixar o animal o mais nítido possível na imagem para facilitar a identificação.
Na sequência, se possível, lave bem o local da picada com água, ou mesmo com água e sabão. Como a picada são ‘dois furos’ elas permitem a entrada de germes e bactérias no corpo, o que pode prejudicar ainda mais o local ferido, pois em alguns casos a necrose do local é inevitável.
Após isso, leve a vítima o mais rápido possível para um hospital. É importante que ela não se movimente, para manter os batimentos do coração o mais baixo possível para que a propagação do veneno ocorra de forma mais lenta. Carregue a pessoa no colo, nas costas ou mesmo em macas improvisadas.
Se possível, faça compressa de gelo no local, isso diminui a dor da picada e também desacelera a necrose do local.
Por fim, o ideal é já deixar o hospital avisado que você está levando uma Vítima de Picada de Cobra para que eles já iniciem os procedimentos. Se você souber o tipo de cobra que picou a vítima já deixe avisado para que o soro correto já seja providenciado.
Tipos De Venenos De Cobras
O atendimento e início da aplicação do soro nos primeiros 30 minutos após a picada é o melhor cenário possível dentro desse tipo de acidente. Após esse prazo, a vítima pode sofrer danos irreversíveis.
Como dito, o veneno de cada cobra serve para uma coisa em suas vítimas. Abaixo falaremos de dois desses venenos:
-
Veneno de Cascavel: Paralisa os músculos dos olhos e rosto (cara de bobo). Causa danos aos rins que podem causar falha renal mesmo após dias da picada. A pessoa urina vermelho ou marrom (mistura do vermelho do sangue com o amarelo da urina) devido ao sangue dos danos nos rins. Ocorre necrose no local da picada que pode levar a amputação;
-
Veneno de Jararaca: Além da ‘cara de bobo’ o veneno causa lesão nos rins e órgãos. Ele também impede a coagulação, levando a pessoa a sangrar pela gengiva e em casos mais graves, por outros orifícios do corpo.
O Que Não Fazer Em Uma Vítima de Picada de Cobra?
Algumas coisas que costumamos ver ou ouvir são mitos quando o assunto é picada de cobra. Por exemplo:
-
Não faça torniquete. O veneno é distribuído pelo corpo pela corrente sanguínea, logo, não adianta fazer torniquete;
-
Não adianta chupar no local da picada. A picada é profunda e vai direto para a corrente sanguínea. Chupar só servirá para ‘infestar’ o ferimento com as bactérias da sua boca;
-
Não faça cortes no local, nem furos ao redor da picada. Isso também é um mito;
-
Nem um tipo de folha, alimento ou bebida fará o veneno ser ‘chupado’ para fora, só contaminará ainda mais a lesão.
Existem formas de identificar uma cobra venenosa de uma não venenosa, mas, na dúvida, se for picado, siga todos os procedimentos acima e vá o mais rápido possível para o hospital.
Gostou das dicas sobre o que fazer no caso de uma Vítima de Picada de Cobra? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.