Home / Animais / Como se Chama a Criação de Mulas? Tem no Brasil?

Como se Chama a Criação de Mulas? Tem no Brasil?

Este híbrido é o resultado do cruzamento de um burro macho  e um cavalo fêmea (égua). Assim, muitas pessoas têm a curiosidade de saber como se chama a criação de mulas e se existe no Brasil.

Famosa por seu trabalho pesado em lavouras e outros tipos de serviços de carga, a mula não é um animal qualquer. O preconceito e as informações errôneas acerca de sua identidade são fruto de uma cultura enganosa. Quer saber mais à respeito? Continue lendo o artigo até o final.

Um Pouco Sobre a Mula

As mulas são um dos animais de trabalho mais usados ​​no mundo, altamente valorizados por sua dureza e natureza dócil. Em diversos países, elas puxam carroças, transportam pessoas por terrenos acidentados e ajudam seus proprietários a cultivar o solo.

Existem alguns fatos curiosos sobre este animal que poucos sabem, mas que são bem interessantes. Vamos conhecer:

  • Mulas são 99,9% estéreis – Isso ocorre devido a uma contagem desigual de cromossomos, embora em casos raros se saiba que mulas fêmeas dão à luz potros;
  • Mulas são mais resistentes, comem menos e vivem mais que cavalos de tamanho equivalente – As mulas requerem menos comida e têm mais resistência do que os cavalos do mesmo peso e altura. Isso as torna animais de trabalho resistentes em alguns dos ambientes mais adversos;
  • Uma mula é menos teimosa e mais inteligente que os burros – Não se pode deixar que o velho ditado “tão teimoso como uma mula” seja disseminado. Acredita-se que as mulas sejam mais dóceis que seus pais burros. Mas a inteligência de uma mula também significa que elas são mais cautelosas e conscientes do perigo, tornando-as mais seguros para andar ao atravessar terrenos perigosos;
  • A pele de uma mula é menos sensível do que a de um cavalo e mais resistente ao sol e à chuva – Isso faz das mulas uma opção confiável para os proprietários que trabalham em ambientes externos com clima severo e luz solar forte.

Mas, Afinal, Como Se Chama a Criação De Mulas?

Se você está realmente curioso para saber como se chama a criação de mulas, aqui vai a resposta: equideocultura. Esta é uma atividade parecida com a equinocultura que compete a criação dos:

  • Asininos (burros, asnos, jumentos);
  • Dos seus híbridos tidos com cavalos, ou seja, os bardotos (cavalos com jumentas) e as mulas (jumentos com éguas).

Equideocultura no Brasil

Segundo pesquisas relacionadas ao assunto, o Brasil tem uma grande quantidade de animais dessa espécie. Agora que você já sabe como se chama a criação de mulas, também deve saber que existe sim no nosso país.

É importante ressaltar que equideoculturas abrangem as criações de asininos (burros, asnos e jumentos). Preste atenção para não se confundir com a equinocultura, que é a criação dos cavalos.

Caso você tenha uma fazenda e queira dar início a criação de mulas, saiba que a atividade pode ter uma grande gratificação. Diz-se isso de forma tanto emocional quanto financeira.

Equideocultura
Equideocultura

É comum que no nosso país, como as pessoas, aos poucos, foram descobrindo como se chama a criação de mulas, que tenha aumentado o número de produção. Também vem se aumentado as procuras pelas tecnologias econômicas e modernas. Mas é preciso lembrar sempre que isso traz a exigência de grandes investimentos de dinheiro e de tempo.

E independentemente do uso da mula, seu bem-estar tem que ser tratado como condição intrínseca. E isso não apenas reza sobre bem-estar físico, pois também inclui a parte psicológica. Ainda bastante utilizado no transporte, outras funções podem ser exercidas pelos exemplares híbridos.

Importância da Equideocultura

Quando  pensamos em como se chama a criação de mulas, logo vem à mente também qual a importância dessa criação e desses animais. A sua produção se envolve bastante com trabalhos de diversas espécies, como:

  • Aragem de terra;
  • Carregamento de pessoas, animais e cargas;
  • Entre muitas outras coisas.

Ou seja, tem um próspero e diversificado mercado, caso deseje criar mulas.

Mas manter e cultivar esses fortes e inteligentes animais requer tempo, motivação e bastante planejamento. Para a criação um negócio na área, é necessário primeiramente avaliar os detalhes de todas as desvantagens e vantagens.

Fatores Consideráveis Na Criação De Mulas

Em primeiro lugar, saiba que as criações de mulas requerem um bom investimento inicial, bem como conhecimentos administrativos. Além do mais, para ter os benefícios deste trabalho, deve-se dedicar recursos, paixão e tempo nas quantidades adequadas.

Os cuidados com as mulas pedem espaços grandes, equipamentos, a mão de obra de cunho especial, boa nutrição e visita veterinária. Portanto, é preciso se perguntar das chances de conseguir profissionais habilidosos.

Como Começar Uma Criação De Mulas?

É interessante ter um lugar grande e reformulado. Para começar, é preciso de um terreno que seja amplo. A mula requer espaço livre onde possa correr. Será necessário separar a área dedicada aos pais dos exemplares da espécie também.

Seria ótimo se o lugar já tivesse o espaço onde pudesse funcionar o estábulo. Deve-se considerar que o local tem que ser bem iluminado, além de ter suprimentos de água suficientes. Quem sabe uma reserva do lugar, que seja fértil? Dessa forma, será possível plantar feno e ter o complemento da alimentação equilibrada.

Criação De Mulas
Criação De Mulas

É correto fazer cercas adequadas e de qualidade para que as mulas não escapem, nem de firam. Existem as de madeira e até mesmo elétricas para não ser preciso usar malha de arame ou farpado.

Enfoque No Mercado Da Equideocultura

Na importância de saber como se chama a criação de mulas, está também o enfoque nesse mercado. Após a estrutura ser montada, é importante que se domestique as novas mulinhas e divulgar a cultura dessa criação.

Para tal, deve-se continuar a treinar, reproduzir, vender e ter o cuidado com esses animais. Assim, esse tipo de negócio será cada vez mais promovido. Finalmente, baseando-se no sucesso das fazendas de mulas, certamente é necessário uma ótima promoção.

A criação dos sites, a organização dos eventos, bem como a comunicação por meio de redes sociais permitirá que a marca cresça.

Certamente que o bem estar deve ser o passo primordial no manejo das mulas. Isso se dá especialmente por ser um trabalho de campo, de competições, assim como de terapia com os animais de estimação.

Agora que você descobriu como se chama a criação de mulas e tem interesse no assunto, será mais fácil entender mais sobre a equideocultura. Pesquise, se informe e pense se valerá a pena investir no negócio.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *