Se você adotou um cachorro, pode não ter muita informação sobre as origens de seus pais ou sobre sua linhagem genética. Em outras palavras, seu cão é único e não pertence a uma única raça. E, no entanto, você pode desejar identificar as raças presentes em seu cão.
Como Determinar as Características
Um dos pais do seu cão pode ser de uma raça identificada. No entanto, você não pode ter certeza se não estiver registrado no órgão de registros oficiais em seu país (por exemplo, o Brasil Kennel Club, BCK ou a Confederação Brasileira de Cinofilia, CBKC).
Portanto, você precisará observar cuidadosamente suas características morfológicas e comportamentais (habilidades) para determinar o possível cruzamento de raças a partir do qual seu cão nasceu. Você pode não ser capaz de fazê-lo sozinho, então não hesite em consultar seu veterinário.
O especialista veterinário lida com uma grande variedade de raças de cães durante todo o dia e pode certamente fornecer-lhe uma grande quantidade de informações úteis. Em seguida, confira os sites oficiais de matrizes e criadores que fornecem informações detalhadas sobre as características de cada raça.
Finalmente, não se esqueça de perguntar a todas as pessoas que podem fornecer os antecedentes do seu cão. Se o seu cachorro é um filhote, você pode ter dificuldade em encontrar informações conclusivas, mas comece a partir de onde conseguiu adquirir seu filhote e siga sua genealogia a parti daí.
Você pode fazer suposições válidas, observando o seu cão, mas se você realmente quiser ter certeza da raça na composição genética do seu cão, você precisará fazer um teste de DNA. Existem laboratórios especializados, capazes de fazer uma leitura da genética do seu cão com 99% de confiabilidade no resultado.
Suposições Válidas Através da Morfologia
Através de uma boa análise do seu cão, você pode levar em conta vários traços morfológicos que lhe darão bons indícios de sua raça. Vejamos os principais traços que definem uma raça:
Formação do crânio: cabeças de cães tendem a ser agrupadas em três tipos cefálicos principais: cães de cabeça longa ou dolicocéfalos, cães de crânio grande braquicefálico e cães com uma cabeça mesocéfala, isto é, cães com uma cabeça média e crânio que ficam entre os dois citados primeiro. Este último, o grupo mesocéfalo, inclui a maioria dos cães.
Morfologia e posicionamento de orelhas: as orelhas dos cães podem ter muitas formas (por exemplo, semi-eretas, inclinadas, dobradas, longas, largas, em forma de V, etc.), mas geralmente são classificadas em três grandes grupos. Ou seja: orelhas pendentes ou caídas, orelhas eretas ou rijas e orelhas semi-eretas.
Cor e textura de vestido: os cães têm uma grande variedade de texturas e comprimentos de vestido, incluindo pêlos curtos, pêlos duros, pêlos compridos e o pêlo crespo, entre outros.
Vestidos de cães também têm muitos padrões, incluindo dois tons ou duas cores vestido, manchas, padrão tricolor (muitas vezes cães preto, marrom claro e branco), melro ou arlequim (manchas com tons mais escuros em um vestido leve) e uma excelente gama de cores.
No entanto, tenha em mente que os padrões e cores dos vestidos podem variar consideravelmente dentro da mesma raça. Você também pode levar em conta o tamanho e a estrutura de seu cão (esguio, forte e encorpado, etc.), se ele tem coberturas como uma barba ou bigode e seu peso, sua altura e a forma de cauda.
Traços de Caráter e Raça
Algumas raças também estão associadas a um traço de caráter, temperamento ou habilidade específicos. É por isso que você pode levar em conta o comportamento e as reações do seu cão em diferentes situações. Tenha em mente, entretanto, que há uma grande variedade de tipos e comportamentos dentro de cada raça.
Em outras palavras, todas as raças têm ambas as facetas de um espectro. Dito isto, você tem uma chance muito maior de que seu cão tenha um tipo ou comportamento específico se escolher uma raça de cachorro em vez de uma cruza de cachorro.
Aqui estão algumas coisas a considerar: Ele é calmo e dócil ou é um oportunista malicioso e agitado? Ele é um bom vigilante da propriedade? Ele é um protetor, atento aos membros da família? Ele tem hábitos constantes de cavar? Ele gosta de água? Ou um bom entregador de jornais? Ele exibe instintos gregários? Demonstra habilidades olfativas? Ele é muito enérgico? Ele é sociável, tem um senso particularmente desenvolvido de bando?
Podemos definir raça a grosso modo da seguinte maneira: raça pura é um cão de uma mesma raça (podem existir desses mesmo sem pedigree ou registro oficial reconhecido), o mestiço ou cruzado, que é um cão de dois pais conhecidos, mas de raças diferentes (estas cruzas muitas vezes são propositais, feitas para criar novas raças).
Também há o bastardo, que é o cão de um pai de raça (a cadela na maioria das vezes e um visitante inesperado) e, por fim, o chamado vira lata, o cão derivado de cruzamentos de todos os tipos que nós não reconhecemos as raças de origem. Interessante notar que, por muitos casos documentados, esses cruzamentos casuais e descontrolados podem desenvolver uma nova raça.
Como Saber se o Maltês é Puro? Como Identificar?
Depois de toda essa aula genérica, vamos nos ater a raça do cão maltês que o nosso artigo pergunta? Talvez baseado em tudo o que já dissemos até o momento já seja fácil pra você discernir e identificar a pureza de um cão maltês. O cão maltês é um cão pequeno (pouco mais de 20 centímetros na cernelha) com um ar orgulhoso e distinto.
Suas características quase exclusivas incluem um cabelo comprido, branco puro, geralmente caindo sem encrespar. Admite-se um tom pálido de marfim. Sua pelagem é conhecida por sua aparência sedosa e brilhante. Tem uma cabeça redonda com orelhas triangulares, tufadas e caídas. Seus olhos são escuros, pequenos e arredondados.
Seu corpo, bastante musculoso e de forma pronunciada, é estruturado em torno de um tronco estreito e longo. Quanto à cauda, é curva e inclinada. O cão maltês é animado, carinhoso, muito dócil e inteligente. Ele é muito ligado aos seus mestres, de quem exige atenção e companhia. É um cão feliz de viver, bastante robusto e nunca cansado. Além disso, ele leva muito a sério seu papel de pequeno guarda, tendendo a latir particularmente como um “sistema de alarme”.