Os cachorros podem apresentar muitas das doenças que as pessoas possuem e consideram normais do dia a dia. Logo, os cães podem desenvolver uma série de problemas ao longo do tempo, muitas vezes vendo os seus órgãos principais falhando sem ter o que fazer. A grande verdade, assim, é que o fim de vida de um cachorro pode ser muito doloroso, tanto para ele como para quem está ao seu redor. Um dos problemas que podem surgir, dessa forma, é o tão temido infarto.
Sim, pois os cães podem sofrer de infartos. Contudo, há alguns sintomas que surgem antes de o cachorro realmente perder a sua vida, pois o infarto dá muitos sinais de que está a caminho. Logo, se você presenciar alguns dos sintomas que verá a seguir em seu cão, não perca tempo e leve o animal o mais rápido possível para o veterinário de confiança.
Vale lembrar que, se descoberto ainda nas fases iniciais, o infarto pode ser controlado e as chances de o cachorro sobreviver crescem de forma assustadora. Ademais, para evitar o infarto, o cão deve praticar atividades físicas e ter uma alimentação de qualidade. Veja, abaixo, quais são alguns dos sintomas que surgem quando o animal está prestes a ter um infarto.
Sintomas de Um Infarto no Cachorro
O infarto pode ser um grave problema para as pessoas, mas também é muito comum em cães e outros animais. Os motivos costumam envolver o desgaste dos órgãos e tecidos ligados ao coração, causados, em geral, por uma alimentação de má qualidade e pela falta de atividades físicas. Porém, alguns sintomas podem ser observados no animal antes de sua morte, quando o problema ainda pode ser resolvido. No caso, o cachorro pode apresentar, entre outras coisas:
-
Hipertermia;
-
Equilíbrio reduzido;
-
Quadro de convulsões;
-
Movimentos em círculos;
-
Descoordenação motora.
O quadro costuma ser, quase sempre, bastante claro. O grande problema é que as pessoas não consideram a hipótese de ataque cardíaco para o cão, o que gera um problema.
Portanto, caso você veja alguns desses sintomas no seu cachorro, pode ser o momento ideal de ligar para o veterinário ou, então, já sair com o animal para o especialista. Caso o seu animal tenha tido algum desses sintomas antes de morrer, é provável que a sua morte tenha se dado através de um infarto ou outra disfunção no coração.
O Que Causa Infarto no Cachorro
As pessoas sempre sabem o que pode causar infarto nos seres humanos, por mais que isso não ajude tanto o trabalho de prevenção. Em todo caso, quando se trata de cachorros, pode haver algumas mudanças no quadro que leva ao infarto. As causas mais comuns para o infarto nos cães, assim, são as doenças infecciosas e os parasitas. Ambos os problemas costumam ser graves, gerando problemas ainda maiores e causando uma série de disfunções no organismo do animal.
No caso dos parasitas, por exemplo, um grande exemplo é o chamado verme do coração. Esse parasita, assim, invade o corpo do animal e chega ao seu coração, tratando de causar desequilíbrios no funcionamento natural do mesmo. Com o tempo, o resultado pode ser um infarto. Por isso é tão importante ter atenção ao seu cachorro, evitando que o animal possa entrar em contato com parasitas, por exemplo.
Ademais, a causa do infarto pode ser qualquer tipo de doença desenvolvida ao longo da vida. Nesse caso, não há muito o que fazer além do trabalho de prevenção, que já surte enorme efeito ao corpo do animal. Portanto, veja abaixo como prevenir a chegada de infartos.
Prevenção Contra o Infarto em Cães
O trabalho de prevenção contra o infarto em cachorros é tão importante quanto para os humanos. Todavia, se muitas pessoas já não cuidam do próprio corpo como poderiam, o que esperar dos animais? Na verdade, para que o seu cachorro tenha um tempo de vida mais longo, sendo saudável ao longo dessa vida, o mais importante é atingir um equilíbrio adequado entre as atividades físicas e a alimentação de qualidade.
Logo, caso o animal se alimente de maneira equilibrada, com a presença de todos os nutrientes necessários à vida, é muito provável que o cão tenha menos chances de desenvolver doenças do coração. Já para cachorros que comem qualquer coisa, não brincam e nem caminham com regularidade, as chances de desenvolver problemas ligados ao coração podem aumentar muito.
Portanto, acabar com um infarto pode ser bastante complicado. Logo, a grande dica é que você não tente acabar com o infarto do seu animal de estimação, mas evite o que leva ao infarto. Dessa maneira, é muito mais provável que o seu cachorro tenha vida muito mais tranquila e calma, podendo viver por mais tempo e de forma mais equilibrada.
O Que Fazer Quando o Cão Sofre um Infarto
Muitas pessoas se perguntam o que fazer quando uma outra pessoa sofre um infarto, então é natural que a sociedade não saiba bem quais os procedimentos a tomar quando um animal precisa de ajuda. No caso, assim que você identificar a possibilidade de infarto, o mais adequado é encaminhar o cachorro o mais rápido possível para o veterinário da sua confiança.
Faça tudo de forma rápida, pois o tempo é essencial para salvar a vida do seu cachorro. Ligue para o veterinário no caminho e explique o problema, para que o profissional já tenha em mente o que fazer, ganhando ainda mais tempo. Se você estiver muito distante de um profissional, mantenha o cachorro em um ambiente de pouco estresse, o que ajuda a conter alguns dos sintomas.
Ademais, trate de reduzir a pressão sobre o cérebro do animal, o que pode ser feito com uma massagem tranquilizadora realizada no local, sempre com muita calma. Todavia, tenha em mente que você apenas será capaz de atacar os sintomas do problema, mas não a causa. Logo, o animal pode até passar por aquele momento com vida, mas ainda assim a causa do problema não terá sido removida. Portanto, ainda assim é preciso que você procure ajuda com um veterinário.