Home / Animais / Como Saber se o Cachorro Está com Dor na Coluna?

Como Saber se o Cachorro Está com Dor na Coluna?

Um dos momentos de maior aflição para quem criar um cão é quando ele acaba ficando doente. Como o animal não pode falar e explicar o que está sentindo fica um pouco complicado tomar as devidas providências, não é verdade?

Mas segundo os veterinários, os bichinhos conseguem sinalizar que não estão muito bem e precisam de ajuda. Dessa forma, é muito importante ficar atento aos sinais que o seu amigo está transmitindo, já que essa é a melhor forma de identificar que tipo de desconforto eles está sentindo.

Fique Atento aos Sinais do Cão

De forma geral, os cachorros são bem tolerantes às dores e só costumam manifestar incômodo quando alguma coisa não está nada bem. Mas como eu vou saber o que ele está sentindo? Preparamos algumas dicas para auxiliar você a identificar se o seu cachorro encontra-se sentindo dor na coluna. Confira:

  • Observe se o seu bichinho apresenta alguma mudança no comportamento. Alguns indivíduos costumam usar a vocalização para manifestar incômodo, enquanto outros preferem ficar mais acuados e sem a mesma energia de antes. Assim, conhecer os hábitos e manias do cachorro é a melhor maneira de diagnosticar problemas de saúde. Características como a apatia, falta de interesse nas brincadeiras e demais atividades são pontos que precisam ser analisados cuidadosamente. Eles podem apontar dor em diversas áreas do corpo do cão. Se o seu bichinho está se recusando a fazer atividades que sempre costumava realizar é hora de ficar atento!
  • Mesmo depois de insistir e estimular uma reação o cão ele ainda não manifestou melhoras e permaneceu fazendo poucos movimentos, é sinal que pode ser dor na coluna. Verifique se ele encontra dificuldade para caminhar e em caso positivo leve com urgência para atendimento veterinário. Quanto mais rápido você levar o seu pet para um atendimento especializado mais chances ele tem de se recuperar.

Outros Sintomas de Dor na Coluna

Os cachorros também podem aumentar o número de lambidas no local da dor. Além disso, podem ficar um pouco mais ariscos, apresentar mudanças no comportamento habitual e no apetite. Portanto, se o seu cãozinho de uma hora para outra começou a rejeitar comida é necessário atenção e encaminhamento para um veterinário.

Outro indicativo de que as coisas não estão tão bem com o seu animal é a presença de uivos e latidos sem motivo aparente. Fique atento também para aqueles animais que estão mancando, já que essa pode ser uma sinalização de que o seu amigo está sofrendo com alguma dor.

Tratamento Para Dores de Coluna nos Cachorros

É muito comum que cachorros mais velhos apresentem dores na coluna com mais frequência. Esse problema pode muitas vezes passar “batido” quando os tutores não levam os pets para as consultas frequentes e , consequentemente,  o diagnóstico não pode ser realizado.

Algumas raças de cães podem sofrer mais com as dores de coluna como, por exemplo, a Beagle e a Basset Hound por possuírem um corpo mais alongado. Para amenizar as dores e proporcionar mais qualidade de vida para o seu bichinho devem ser realizadas alguns procedimentos e terapias. Veja algumas das opções para tratar e amenizar a dor de coluna nos cachorros:

Cachorro com Crise de Dor na Coluna

Faça Compressas com Água Quente

Quando notar que o cachorro está sentido dores fortes você pode fazer compressas. Procure deixar o cão com uma postura reta e verifique a temperatura da água para que ela não esteja quente a ponto de queimar o pet.

Outra alternativa de tratamento é a hidroginástica. A atividade é muito indicada para o tratamento de dores nas colunas dos cães. Existem, inclusive, profissionais da veterinária que possuem especialização na área e podem realizar as orientações corretas sobre o tratamento.

Você sabia que existe acupuntura para cachorros? Pois saiba que essa é uma poderosa técnica para aliviar as dores nas costas do pet. Ela pode ser aliada às massagens nas costas do cachorro contribuindo para o alívio dos desconfortos.

Para realizar as massagens coloque o cão em um apoio firme e massageie suavemente com as mãos. Evite utilizar cremes e em caso de dúvidas sobre os movimentos a serem executados, um veterinário deve ser consultado. Mesmo sendo um método relativamente simples, a massagem pode fazer milagres e melhorar muito as dores nas costas do seu animal.

Outros Cuidados Importantes

Algumas pequenas atitudes podem evitar que o seu cachorro sinta dores nas costas. Evite que eles subam escadas com frequência,  já que o movimento pode contribuir para que as dores aumentem. O mesmo vale para o esforço de subir em camas e locais mais altos.

Ao sair para passear com o seu cão procure trajetos menos íngremes e com áreas sem grandes subidas. Priorize pisos mais lisos e poupe os esforços evitando que a coluna fique ainda mais machucada.

Um cuidado muito importante que deve ser observado é relacionado a forma como o pet é transportando. O animal deve ser sempre carregado  sustentado pelo tórax e pela região pélvica. Assim, o bicho sentirá menos desconforto e dores na coluna.

Por fim, saiba que as visitas ao veterinário são essenciais para a preservação da saúde do cão. Animais que sofrem de dores crônicas devem frequentar o médico veterinário pelo menos de três em três meses. Fique atento às consultas e siga o calendário de vacinas.

Encerramos nosso artigo por aqui e esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre como identificar, prevenir e cuidar das dores de coluna nos cachorros. Não se esqueça de deixar um comentário e de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais, ok? Até a próxima!

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *