O cachorro é, há muito tempo, um grande parceiro para o homem no mundo animal. Dessa forma, os donos estão sempre atentos a tudo que pode acontecer com os seus bichinhos, sempre mantendo o máximo de atenção em relação àquilo que os animais fazem e como reagem às situações.
Portanto, quando um animal está com algum problema ou começa a apresentar os primeiros sinais de uma doença, é natural que as pessoas fiquem muita preocupadas e, assim, rapidamente tentem descobrir o que aconteceu. Assim, cada vez mais tem sido simples localizar as doenças caninas, embora algumas delas sejam um pouco mais agressivas do que as outras.
Esse é o caso do calazar, um tipo de doença que atinge cães de todo o mundo e até apresenta sintomas muito claros, embora seja verdadeiramente pesada para os animais. De qualquer maneira, há alguns indícios considerar para saber se o animal está ou não com calazar.
Saiba O Que É Calazar
Calazar é uma doença que pode atingir em cheio os cães de todo o mundo, sendo transmitida através de 3 protozoários diferentes que atuam em diferentes localidades. Assim, esses parasitas invadem o organismo dos cães e fazem com que o animal se torne muito mais fracos menos disposto.
Logo, um primeiro passo para localizar o calazar é entender como o seu cão está indisposto. Assim, é importante notar como o calazar pode atingir os cães de forma muito forte, com a doença sendo transmitida através da picada de mosquitos.
Por mais que o homem e outros mamíferos também possam ser contaminadas, o mais comum é que os cães sejam vítimas mais frequentes do calazar, até mesmo pelo fato de estarem sempre perto das pessoas, serem muito bem cuidados e, assim, serem menos hábeis no momento de evitar o mosquito transmissor.
Previna o Calazar
O calazar é uma doença muito pesada que pode, em último caso, tirar a vida do seu cão. Portanto, para evitar o problema e impedir que o seu cachorro tenha a doença, é interessante conhecer melhor as formas de prevenção ao calazar. Nesse sentido, é fundamental que o seu cachorro esteja com a cartela de vacinação em dia, pois as vacinas impedem a propagação do calazar não apenas pelo corpo do seu cão, mas também do seu cachorro para outros ou até para as pessoas.
Portanto, é fundamental que os donos de cães tenham mais atenção às vacinas. Além disso, uma maneira de evitar os mosquitos pode ser através dos repelentes, que farão com que o inseto se mantenha distante, ao menos por algum tempo. Além disso, uma possibilidade interessante é colocar telas de proteção no canil do seu cão ou, se ele dorme em casa, em todas as janelas e portas do seu lar.
Dessa forma, será possível evitar a entrada de mosquitos, o que também poderá ser muito útil para que você se mantenha distante de problemas. Por fim, é importante prestar atenção se a agulha de vacinação, em qualquer lugar, é trocada de cão para cão. Isso porque, muitas vezes, os cachorros pegam esse tipo de parasita através das agulhas, no momento de uma vacinação qualquer.
Tratamento Contra o Calazar
O calazar é uma doença bastante grave e, assim, o seu tratamento também possui algumas controvérsias. Os órgãos de saúde pública, em geral, recomendam a eutanásia para cães diagnosticados com o calazar. Assim, em outras palavras, recomendam que a vida do cão seja retirada para impedir a propagação da doença e até mesmo o sofrimento do próprio cachorro.
Contudo, como essa ação é bastante radical, cada vez mais tem surgido em todo o mundo formas de lidar com o problema sem matar os cachorros. Assim, é importante lembrar que o tratamento não é uma cura, mas apenas aumenta o tempo de vida do cachorro.
Logo, dali até o fim da vida o cão ainda sofrerá, mas terá esse sofrimento reduzido e uma qualidade de vida minimamente razoável. O tratamento do calazar costuma ser muito caro e bastante prolongado, o que pode exigir do dono um nível de dedicação sem igual ao cão.
De qualquer maneira, para quem pretende buscar por alternas, há, sim, a possibilidade de evitar a morte do cachorro, mas atualmente isso está restrito a uma pequena camada da sociedade.
Como Cães Podem Transmitir Calazar
Os cachorros com calazar são, muitas vezes, abandonados pelos antigos donos. Porém, ainda que a escolha seja pela eutanásia, a ação deve ser completada ainda pelo dono, e abandonar o cachorro nessa situação é sempre a pior decisão a tomar.
Muitos o fazem por não entender exatamente como funciona o calazar e a sua transmissão pelos cachorros. Na verdade, os cachorros não podem transmitir a doença para as pessoas ou diretamente para outros cachorros, pois o calazar é transmitido por um mosquito.
Dessa forma, a maneira de transmitir a doença de um cão para uma pessoa poderia apenas se dar a partir de métodos anormais, como o compartilhamento de uma agulha.
Contudo, como isso não deverá acontecer, no fim das contas o calazar apenas é transmitido através do mosquito. O que pode acontecer, nesse caso, é o mosquito picar o cão e, mais tarde, picar uma pessoa. Nesse caso, a pessoa será infectada e desenvolverá a doença. Muitas vezes, assim, há bastante confusão ao redor do calazar em cães e pessoas, sendo necessário estudar os detalhes da doença e as situações específicas para entender se há ou não risco de contaminação.
Sintomas do Calazar Em Cães
Os cães pode apresentar alguns sintomas quando possuem o calazar. Nesse caso, entre os sintomas estão: ferida na pele, anorexia, paralisia e regiões do corpo sem muito pelo. Ademais, o focinho do cão poderá apresentar feridas, algo bastante marcante na doença.
Em caso de alguns desses problemas, leve o seu cachorro o mais rápido possível até o veterinário, pois, quanto mais cedo for descoberto o problema, mais rapidamente a doença poderá ser controlada; ou, no pior dos casos, ao menos você terá a consciência de que fez o necessário para salvar o seu cão.