A ansiedade realmente parece ser o mal do século, não é mesmo? Nós estamos cada dia mais sofrendo com esse problema tão sério. Mas talvez você não saiba que seu pet também pode enfrentar esse problema. Por este motivo o seu gato também pode enfrentar problemas de ansiedade, pode até parecer impossível, mas saiba que não é, afinal os gatos também podem sofrer desse mal e apresentar alguns sintomas.
Os gatos podem apresentar algumas mudanças em seu comportamento que demonstram que estão sofrendo de ansiedade, por isso é tão importante ficar atento aos sinais.
Hoje em dia a ansiedade está cada dia mais evidente no comportamento do ser humano, muito trabalho, muita responsabilidade realmente deixa qualquer um ansioso. Quando falamos de ansiedade em animais é comum que rapidamente se pense nos cães, afinal cães sofrem por exemplo com ansiedade de separação pois eles têm dificuldade de ficarem sozinhos e longe dos seus donos. Mas será que os gatos também podem enfrentar esse tipo de problema?
Como Saber se Meu Gato tem Ansiedade?
Muitas vezes a ansiedade pode ser confundida com outras doenças da mente, como por exemplo a depressão e ainda o estresse. Assim como nos humanos os sintomas podem até ser semelhantes, mas são problemas completamente diferentes, além disso não são somente questões comportamentais, mas o animal também pode apresentar sintomas no seu corpo. Dessa forma a ansiedade pode ser manifestada de duas maneiras:
Alterações físicas: Quando isso acontece o corpo do gato vai mostrar que algo não está certo. Alguns sintomas bem comuns são a respiração curta e cansada, batimentos bem mais rápidos que o normal, alterações do intestino, pupilas dilatadas entre outros.
Sintomas psicológicos: Esses sintomas estão mais ligados a maneira como seu gato está agindo. O felino pode ficar mais inquieto, miar sem motivo, fazer as necessidades fora do lugar, ficar muito agitado ou apático.
Esses são sintomas comuns de gatos com ansiedade. Um outro sintomas bem comum e que pode ser percebido é a respeito da limpeza dele.
Sabemos que os gatos gostam de estar sempre limpos, por isso se o animal não está cuidando dessa parte é porque algum problema tem. Mas essas são apenas algumas dicas para você ficar mais atento ao comportamento do bichano, se perceber seu animal diferente procure um médico veterinário, ele sim poderá dar um diagnóstico e o tratamento adequado para o seu animal.
Mas saiba que é sim possível que os bichanos possam apresentar algum problema ligado à ansiedade. Os gatos também podem sofrer de ansiedade, mas isso acontece bem menos que nos cachorros, por exemplo. Aliás os motivos tendem a ser completamente diferentes, pois esses são animais que veem o mundo de maneira diferente.
Quando falamos na ansiedade em animais, a primeira coisa que pensamos é nos animais que precisam ficar sozinhos em casa. Afinal, longe do dono o animal costuma ficar triste e entediado, por isso acabam tendo comportamentos complicados.
Mas quando falamos em gatos ansiosos, podemos pensar em diversos outros motivos. Por isso talvez não seja tão simples identificar a causa da ansiedade neles. Mas vamos citar alguns sintomas que mais ocorrem nos gatos.
- Gatos que ficam muito tempo sozinhos, mais de 10h,
- Chegada de um novo animal de estimação,
- Mudança de Residência da família,
- Mudança de móveis.
Tudo isso pode colaborar para deixar esses animais muito ansiosos, esses animais carregam uma série de fatores instintivos da sua vida na natureza, com isso ele sente medo de ser atacado por um predador por exemplo mesmo que isso seja quase impossível no seu lar. Por isso ele precisa se sentir seguro em casa, onde ele fique tranquilo e não precise se preocupar. Por isso qualquer mudança por mínima que seja gera preocupação para o gato, ele fica inseguro e pode demonstrar isso na forma de comportamento, pois ele fica sem saber o que está acontecendo. Por isso você precisa mostrar que ele está seguro e não tem com o que se preocupar, deixe ele sempre o mais confortável possível.
Como Tratar Gatos com Ansiedade?
Caso você note seu gato com comportamentos estranhos que indicam ansiedade entre em contato com um veterinário da sua confiança. Qualquer alteração física ou comportamental deve ser investigada para entender qual o melhor tratamento. Isso inclusive porque muitas dessas alterações também podem acontecer em outros problemas, e somente um profissional é capaz de descobrir o problema. Dessa maneira seu animal vai receber o tratamento correto, de acordo com o problema dele.
Mesmo que você confie e acredite em tratamentos alternativos e naturais, não o faça sem falar com o veterinário. Estes até podem ser tratamentos interessantes, mas devem ser aplicados corretamente, se você pingar algo na água do seu pet e ele não gostar do sabor, pode até evitar beber água gerando outro problema.
Como Evitar que o Gato Fique Ansioso?
Não é tão simples assim, afinal a ansiedade ataca sem avisar e pode deixar todo mundo ansioso. Mas algumas atitudes podem ajudar sim, os gatos precisam exercitar a mente, por isso o local onde ele passa maior parte do tempo deve ter brinquedos e atividades para ele fazer enquanto passa o dia. Confira algumas dicas para usar em casa.
- Um ambiente cheio de brinquedos e arredores por exemplo,
- Não ficar mudando os móveis de lugar,
- Ter um tempo de qualidade com seu gato,
- Comida de qualidade,
- Visitas regulares ao veterinário.
Essas são algumas dicas que podem ajudar bastante o seu gato a ficar menos ansioso, pois assim ele se sente seguro.
Procure por brinquedos com os quais eles possam interagir e passar o tempo. Um porta petisco é uma ótima ideia, um brinquedo que ele precisa descobrir como tirar o petisco de dentro vai ocupar a mente dele por um bom tempo. Ele vai adorar esse brinquedo e se sentir muito ativo e consequentemente bem menos ansioso.