As cobras, assim como as mulheres, não revelam sua idade. Elas não têm cabelos que podem ficar grisalhos e cair. Elas não apresentam rugas, manchas no fígado ou quaisquer outros “sinais” de envelhecimento que possa denunciar sua idade avançada.
As cobras não mostram nada tão proeminente quanto cabelos grisalhos ou manchas no fígado à medida que envelhecem. A idade das cobras selvagens é geralmente evidenciada pelo número de cicatrizes e ossos quebrados em seus corpos, mas isso não se aplica às cobras criadas em cativeiro.
À medida que uma cobra envelhece, sua simetria muda é um detalhe muito sutil a ser observado. A maioria das cobras de 14 anos ainda está no auge. Mas, em geral, à medida que as cobras ficam mais velhas, elas tendem a ter cabeças e corpos maiores – não necessariamente mais gordos, embora esse seja geralmente o caso em cativeiro, mas um esqueleto maior, uma cavidade corporal maior porque a caixa torácica é maior.
Não existe uma maneira real de quantificar esta mudança. Existem pontos em comum que se nota entre todas as cobras. Vá ao zoológico e veja as cobras lá; é um local em que animais mais velhos são vistos com mais frequência do que em coleções particulares. Mas, para se aprofundar nas especificidades de qualquer espécie em particular, é realmente necessário que você conheça bem a simetria e a forma dos animais com os quais deseja trabalhar. E isso envolve olhar para muitos e muitos deles. Não há substituto para a experiência.
Jiboias de Estimação
Apesar da reputação temível da cobra, uma jiboia pode tornar um animal de estimação bastante dócil e até amigável, com os devidos cuidados e socialização. Como a sua jiboia se alimenta de mamíferos frescos, pode crescer até 3 m. de comprimento e viver por 30 anos ou mais, considere cuidadosamente as responsabilidades envolvidas na criação de uma jiboia antes de comprá-la. Depois de ter assumido o compromisso de cuidar de uma jiboia , garanta seu crescimento adequado e boa saúde com cuidados veterinários e domésticos regulares.
Jiboias pode ser um animal de estimação fantástico, seguro e de baixa manutenção. Eles geralmente são ativos e alertas e geralmente toleram bem o manuseio. Às vezes, eles podem assobiar ou atacar, especialmente quando são jovens, mas essa é uma postura mais defensiva se eles não estão acostumados a serem manipulados ou simplesmente não estão de bom humor. Uma mordida de uma pequena jiboia parece uma picada de alfinete – é mais surpreendente do que realmente dolorosa. No manuseio regular, porém, a maioria das boas se torna mansa e deixa de ser tão defensiva.
Filhotes de Jiboias
A maioria das constrictoras de jiboia tem pouco mais de meio m. quando nascem em uma ninhada de até 60 cobras. Eles são totalmente formados no nascimento e começarão a se alimentar logo depois. Se você adotou ou comprou uma jiboia de um criador, pergunte quando a jiboia foi alimentada pela última vez. Espere alimentar sua cobra viva ou pequenos mamíferos recém-mortos a cada 5 a 7 dias. Nunca alimente sua jiboia com algo maior que o perímetro da cobra. Fazer isso pode causar problemas intestinais, levando a regurgitação, estresse e deficiências nutricionais.
Desenvolvimento Físico
No final do terceiro ano, é provável que sua jiboia tenha atingido a maturidade e um comprimento médio de dois metros ou mais. Superalimentar sua jiboia pode fazê-la crescer mais rapidamente, mas é uma prática potencialmente perigosa associada a excesso de mudas, estresse e uma vida útil mais curta nas cobras. Em geral, é recomendável que você alimente sua jiboia adulta a cada 10 a 14 dias.
Uma jiboia saudável continuará a crescer ao longo de sua vida. Se a sua jiboia parou de crescer ou está exibindo comportamentos incomuns, ele pode estar doente. A doença mais comum em jiboia é o resfriado comum. Se você notar sintomas de doença, incluindo letargia, congestão, chiado ou descarga nasal ou oral, aumentar a temperatura da gaiola para criar um ambiente mais tropical e aliviar os sintomas de resfriado. Se seu animal de estimação se tornar inativo ou parar de comer ou trocar de pele, ele pode precisar de uma dose de antibióticos para se recuperar de uma infecção bacteriana secundária. Em casos extremos, pode ser necessário forçar a alimentação de uma jiboia para impedi-la de passar fome.
Espécies de Jiboias
Embora existam muitos tipos de jiboias – várias subespécies, ilhas e outros tipos de localidades, duas são as mais comuns disponíveis no comércio de animais de estimação. A primeira é a jiboia constritora, que é considerada a jiboia de cauda vermelha “verdadeira” porque os espécimes geralmente têm caudas muito vermelhas. Na natureza, essas jiboia podem ser encontradas na Guiana, Suriname, Brasil e Peru.
A segunda é a subespécie mais comum, B. c. imperator . Sua área natural é principalmente na Colômbia, mas pode ser encontrada em todos os países da América do Sul, na América Central, no México e em várias ilhas tropicais.
Consumo de Água
A água da torneira geralmente é boa para jiboias ou água filtrada. Não lhes dê água destilada. A tigela de água deve ser uma que sua jiboia não seja capaz de tombar e grande o suficiente para absorver. Jiboias mergulhará em suas bacias de água para esfriar / hidratar-se e também para ajudar a derramar. Coloque-o na extremidade fria do gabinete e verifique-o todos os dias, pois as jiboias gostam de usar a tigela de água para ir ao banheiro. Dê à sua jiboia água fresca pelo menos duas vezes por semana.
As Mudas
À medida que a jiboia cresce, ela perde a pele – com mais frequência quando jovem e com menos frequência quando adulto. Antes do derramamento, os olhos e a cor da pele de uma jiboia aparecerão nublados por alguns dias; depois, eles ficarão claros por cerca de cinco dias; depois, a pele será removida. Durante esse processo de aproximadamente uma semana, se o gabinete não estiver com a umidade adequada, pulverize sua jiboia com uma fina névoa de água morna algumas vezes por dia ou faça uma névoa no gabinete para aumentar a umidade. Você também pode mergulhar a sua jiboia em água morna em um recipiente com tampa ou em uma banheira (sob supervisão) por 30 minutos, uma vez por dia, até que ela solte a pele.