O carrapato é um dos maiores incômodos para os cães, não é verdade? A sua eliminação não é uma tarefa fácil, já que os parasitas são fortes e costumam resistir a vários tipos de métodos de eliminação. Se você deseja conhecer o ciclo de reprodução, crescimento e desenvolvimento do carrapato é só continuar acompanhando nosso artigo. Vamos lá?
Ciclo de Vida do Carrapato
Os carrapatos convivem há milhões de anos no planeta Terra. São animais que possuem “parentesco” com os ácaros e as aranhas e costumam ser encontrados com muita facilidade aderidos de forma muito firme em cachorros e outros tipos de animais domésticos. A espécie mais encontrada é o carrapato marrom, que se fixa nas orelhas, peito, dedos e pescoço dos animais.
O ciclo de vida do carrapato conta com quatro etapas: ovo, surgimento da larva, ninfa e indivíduo adulto. Tudo começa quando as fêmeas do carrapato põem os ovos em locais como pequenos buracos e frestas em paredes.
Com o passar dos dias, as larvas nascem e conseguem se locomover até encontrar o seu hospedeiro. É nesse momento que elas aderem de forma muito forte nos animais alimentando-se do sangue deles. Ao “encherem a barriga” desligam-se dos animais e retornam para o abrigo. Começa então a terceira fase do ciclo de vida dos carrapatos: eles viram ninfas e retornam para os animais hospedeiros para uma nova fase de alimentação e transformação em carrapatos adultos.Nessa fase final, eles também realizam a reprodução da espécie e novos ovos são gerados. Assim, o ciclo se completa tendo início de forma sucessiva.
Larvas e Ninfas
Todo esse processo de alimentação das larvas e ninfas pode chegar a durar dez dias. Assim, elas permanecem fortemente fixadas na pele dos cães durante esse período e quando estão no meio ambiente sofrem as modificações no ciclo. Você sabia que esses animais costumam em subir em paredes para se protegerem de ataques de outros bichos? Pois saiba que eles procuram os pequenos orifícios localizados nas paredes onde os cachorros passam a maior parte do tempo. Assim, é só esperar o momento certo para atacar!
Os carrapatos machos morrem depois do acasalamento. Já as fêmeas se enchem de sangue e botam os ovos, que podem chegar a mais de 4 mil. Todo esse processo de transformação do carrapato pode durar meses, já que a conclusão depende de fatores como clima e umidade. Para se ter uma ideia de como os carrapatos são fortes e resistentes, eles podem passar muitos meses sem se alimentarem de absolutamente nada.
Controle de Carrapatos
O fluxo de reprodução dos carrapatos é muito intenso e a quantidade encontrada em animais domésticos representa apenas uma pequena parcela da população que pode ser encontrada escondida no ambiente. Como eles costumam se esconder em buracos é realmente muito complicado realizar a localização e controle desse parasita.
Assim, é preciso muita dedicação para o combate do carrapato e o controle deve ser feito focando o extermínio do parasita tanto nos animais, quanto nos ambientes externos. Para os cães deve ser realizada a aplicação de produtos específicos e para o ambiente devem ser adotadas as devidas precauções com a finalidade de acabar com o carrapato em todas as fases do seu extenso ciclo de vida.
Os especialistas recomendam que é necessária a aplicação de pelo menos três doses do produto para que o combate do carrapato seja efetivo. Deve ser observado o intervalo de 15 dias entre as aplicações e um veterinário deve ser consultado para garantir o tipo de produto deve ser utilizado.
A dedetização é a melhor alternativa para acabar com os carrapatos nas casas e quintais. Observe que os locais que os cachorros ficam (como casinha e canis) também devem ser tratados, objetivando conter a reprodução do parasita. Uma dica importante é aplicar o tratamento em todos os cães da casa e, inclusive, nos animais que vivem nas proximidades.
Cuidados Importantes
Separamos alguns cuidados importantes para o combate dos carrapatos.
Vamos conferir?
- É importante fazer um revezamento de produtos utilizados para garantir que as substâncias façam o efeito esperado e possam combater o carrapato
- Um cuidado muito importante que deve ser observado é a retiradas de pessoas e animais do ambiente em que for aplicada a dedetização. Alguns dos produtos podem ser muito prejudiciais para a saúde dos homens e dos bichos. Não se esqueça de manter sempre limpos os locais que o seu cão costuma frequentar.
- Observe sofás, camas e demais locais que podem abrigar os “ninhos” dos carrapatos. Não é possível fazer a prevenção para evitar que o carrapato se prolifere. A única forma de mantê-los longe da sua casa e dos seus animais é evitar que os pets não frequentes os possíveis locais em que os parasitas estejam.
- O controle de carrapatos exige um cronograma intenso de aplicação da dedetização. Em apenas uma aplicação não é possível obter resultado satisfatório e é importante que o tratamento seja feito até o fim.
- O veterinário é sempre a melhor opção para que você saiba a forma correta de agir quando encontrar carrapatos no seu cão. Portanto, as consultas periódicas são fundamentais para a saúde do seu bichinho.
- Caso encontre carrapato na sua casa, não deixe avisar os vizinhos ou pessoas próximas sobre o assunto. Isso pode evitar que o parasita se espalhe por mais ambientes.
Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida. Acompanhe sempre novos conteúdos sobre plantas, natureza e animais aqui no Mundo Ecologia. Até a próxima!