Se você não tem muito tempo e gostaria de ter um pet para chamar de seu em sua casa, estas são as dicas: crie uma tartaruga de aquário, um réptil calmo que estará à sua espera quando retornar do trabalho.
Por apresentar um temperamento bem mais calmo que cachorros e gatos, a tartaruga de aquário adapta-se rápido ao cativeiro, sem dar muito trabalho. É só dar a ela o alimento, espaço, umidade, sombra e luz de que necessita para viver e serão felizes para sempre!
Mas, tenha em mente que uma tartaruga não vive eternamente, e com a tartaruga de aquário não é diferente. Mas ela tem grande longevidade e, sem bem tratada, pode ficar velhinha com você, pois vive até 100 anos!
As tartarugas pertencem à espécie de quelônios, aqueles que carregam carapaças nas costas como se fossem casas, como as tartarugas, os jabutis e os cágados, que à primeira vista parecem iguais, mas que são muito diferentes entre si.
Para começar, eles podem ser quelônios terrestres, como os jabutis, que tem como principal característica sua agressividade. Devido ao seu instinto de sobrevivência, está sempre tentando proteger as crias de perigos que porventura apareçam.
Já os quelônios aquáticos ou semiaquáticos como os cágados, são bem mais calmos e adaptam-se com facilidade aos cativeiros e viram a atração da casa.
Tartaruga Tigre D’água
Esta é a espécie ideal para ser criada em aquário. Ela é bem pequena, cabe na palma da mão. Nasce com 3,5 centímetros de carapaça e pesa somente 11 gramas. Mas, ano a no, cresce 3 centímetros até atingir até atingir 25 a 30 centímetros.
Alimentação da Tartaruga Aquática
- Legumes
- Frutas
- Pequenos peixes
- Camarões
- Caniça
Tamanho do Aquário
Deve ser de porte grande, um tamanho adequado para que ela se sinta confortável quando atingir a fase adulta. Mesmo porque você terá que criar dois ambientes: um de terra e um de água. Reserve um terço para terra e dois terços para água, sem esquecer de colocar madeiras ou pedras embaixo de uma lâmpada para que ela possa deitar-se e aquecer-se.
Temperatura
A temperatura ambiente dentro do aquário deve ficar sempre em torno de 25 a 35 graus centígrados, enquanto a água tem que estar entre 28 a 30 graus centígrados. Não é aconselhável tirá-la para brincar pois ela é um animal de sangue frio que pode ter o sistema imunológico prejudicado por súbitas mudanças de temperatura.
Iluminação
As tartarugas precisam de vitaminas D3, que o sol proporciona, então é bom escolher um local bem iluminado para sua pet. Caso não tenha um lugar assim em sua casa ou apartamento, instale no aquárias lâmpadas que emitam os raios UV, apropriadas para répteis.
Limpeza
Deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Jogue fora todos os resíduos de alimento e mantenha a água limpa. Isso evita que os fungos se proliferem e sua pet esteja sempre com a saúde protegida.
Cuidados Pessoais
Algumas tartarugas, assim como todos os répteis, levam consigo a bactéria salmonela.
Isso porque a salmonela faz parte de seu trato intestinal e está presente em suas fezes. O mesmo cuidado dever ser tomado ao limpar os seus pertences. Embora seja tratável, a salmonela pode ocasionar uma infecção muito grave em pessoas com sistemas imunológicos baixos, até mesmo em crianças e idosos.
- Lave sempre as mãos com água quente após pegar a tartaruga
- Nunca beije seu bichinho
- Não fume, beba ou coma quando estiver com ela em suas mãos
- Nunca prepare comida sem lavar muito bem as mãos depois de pegá-la
- Instrua crianças a fazerem o mesmo e monitore-as.
Doenças Comuns, Sintomas e Prevenções
Quando uma tartaruga não está saudável, devemos ficar atentos a vários sinais:
- Olhos fechados ou pálpebras inchadas – Se estiver aliado à falta de apetite e diminuição de movimento, por ser simplesmente efeito da água suja ou déficit de vitamina A: a prevenção é utilizar acondicionadores na água para melhorar sua qualidade, providenciar um bom sistema de filtragem, providenciar alimentação variada e rica, com vitamina.
- Fungos – Se o bichinho apresentar manchas escuras ou brancas na carapaça ou amarelas e brancas na pele. A prevenção é melhorar a qualidade da água com acondicionadores, colocar em cada quatro litros de água uma colher de chá de Sal marinho e providenciar um bom sistema de filtragem.
- Diarreia ou constipação – pode ser causada por má alimentação, ocasionada pela ingestão de um alimento deteriorado, alimentação excessiva ou excesso de fruta ou verdura. Para tratar estes sintomas, pode-se dispensar a ela um banho morno que cubra a parte do corpo até a carapaça e analisar e corrigir a alimentação, que pode estar com déficit em fibras. Enquanto o intestino não volta ao normal, deve-se diminuir a quantidade de alimentos e manter a água do aquário sempre limpa.
- Doenças respiratórias – se sua pet passa muito tempo fora da água, nada de lado, faz ruídos ao respirar, estica o pescoço e abre a boca fora da água, expectora no nariz ou na boca, tem pálpebras inchadas e perda de apetite, atenção redobrada: sua pet pode estar com pneumonia ou infecção pulmonar devido a variações de temperatura ou correntes de ar. Para evita que isto aconteça, o aquaterrário deve ficar em um local sem correntes de ar e ter um sistema de aquecimento que sustente a água sempre na mesma temperatura.
- Fezes líquidas e mau cheirosas são sintomas de infecções na zona intestinal – Providenciar uma alimentação mais variada e rica, eliminando alface.
- Prolapso do Pênis ou Cloaca – Se a tartaruga está com o pênis escuro ou a cloaca avermelhada, o problema foi ocasionado por falta de exercício, raquitismo, feridas, diarreia, ou mesmo trauma durante a copulação. Na dúvida, leve a um veterinário que ele fará exames diversos, como exames radiográficos, de sangue, de fezes, além do exame físico.
- Carapaça mole – Significa falta de sol e carência de cálcio. A solução é colocar sempre uma pastilha de cálcio na água e expor mais a tartaruga ao sol ou lâmpada com raios UV.
- Retenção de ovos – quando ela é fêmea e para de comer, ficar letárgica e deixa de botar ovos. A solução é procurar um veterinário para retirar os ovos e verificar as causas.
Com todos esses cuidados, você não terá problemas com sua tartaruga de aquário e poderão juntos, aproveitar a presença um do outro por muitos e muitos anos!