Tudo o que você deve saber sobre formigas
Se você mora em qualquer lugar do mundo desenvolvido, é provável que tenha visto formigas dentro e fora de sua casa. Existem milhares de espécies de formigas e elas estão localizadas em todos os continentes do planeta, com exceção de locais muito frios, como a Antártica.
As colônias de formigas trabalham juntas em uma espécie de mentalidade de colméia. Se isso soa familiar para algumas espécies de vespas, é porque as formigas são relacionadas a vespas e provavelmente compartilham um ancestral comum milhões de anos atrás.
Em geral, uma colônia de formigas trabalha em conjunto para garantir a colônia como um todo. Cada formiga tem um papel muito específico, tornando a colônia quase como um organismo vivo, com as formigas individuais como células dentro de um corpo humano, encarregadas de executar ações.
Onde Moram as Formigas?
As formigas vivem em todos os continentes da terra, com exceção da Antártica. As formigas fazem seus ninhos no chão e constroem túneis e câmaras muito elaborados para abrigar ovos, comida e seus filhotes no subsolo. O sinal revelador de um pequeno monte de terra com uma abertura no topo, conhecida como formigueiro, é muito comum em todas as áreas do mundo.
Nem todas as formigas fazem seus ninhos na terra. As formigas carpinteiras, por exemplo, usarão madeira como árvores caídas ou toras velhas e abandonadas.
Na maioria das vezes, as formigas preferem estar na natureza, onde podem ter fácil acesso a comida e bons lugares para construir seus ninhos. No entanto, os seres humanos invadiram tanto o seu território, que a interação entre humanos e formigas é inevitável.
Sabe-se que as formigas constroem seus ninhos nas fendas da calçada, dentro dos gramados e perto ou ao lado das casas.
Às vezes, enquanto procuram comida, as formigas encontram seu caminho para dentro de casa e, se encontram uma boa fonte de comida, deixam para trás uma trilha que trará mais formigas e criará uma infestação interna de formigas.
O Que as Formigas Comem?
As formigas são um dos maiores catadores da natureza. A grande maioria das formigas é oportunista e come carne. Isso inclui insetos e coisas mortas.
As formigas são famosas por serem capazes de desmontar até lagartos mortos usando suas mandíbulas muito afiadas para transportar as peças de volta para seus ninhos.
A maioria das formigas é carnívora, mas existem algumas espécies que se alimentam exclusivamente de plantas. Por exemplo, as formigas cortadeiras são quase exclusivamente herbívoros.
Algumas espécies de formigas realmente procuram criaturas vivas e as consomem. As formigas condutoras, por exemplo, são famosas por caçarem em massa, o que limpará todo o chão da floresta tropical de quase todos os seres vivos de outros insetos, pequenos animais e outros seres vivos.
As formigas também são conhecidas por entrar em propriedades e residências. Eles procuram coisas doces, principalmente, e são famosos por enxamear coisas açucaradas, como doces, sorvetes e outras coisas jogadas no chão.
As formigas pegam o que acharem agradável e o devolvem ao ninho, que também pode incluir frutas. É por isso que você encontrará formigas em uma cozinha buscando comida em balcões, armários e localizadas embaixo de pias de cozinha ou dentro de despensas.
Suas tendências de eliminação são, na verdade, um dos principais benefícios que as formigas trazem ao mundo. Eles limparão as carcaças de animais mortos, ajudarão no controle de pragas em algumas áreas e limparão outros resíduos e detritos deixados no chão.
O problema surge quando os ninhos crescem fora de controle e ameaçam pessoas, crianças e animais de estimação.
Como as Formigas Encontram Comida?
As formigas operárias, ou batedores, deixarão seu ninho (colônia) em busca de comida. Quando o fazem, depositam feromônios ou produtos químicos para encontrar o caminho de volta ao ninho. Eles andam muito longe de seus ninhos em alguns casos, usando suas antenas ou outros sentidos para encontrar uma fonte de alimento adequada.
Uma vez que encontram uma fonte de alimento, eles depositam mais produtos químicos que o resto da colônia usará para retornar à fonte de alimento até que essa fonte se esgote. As formigas seguem a trilha dos feromônios usando suas antenas, que se sentem ao longo do solo para detectar os produtos químicos. Este pode ser um processo muito longo e lento para as formigas.
Como as Formigas Comem?
As formigas usam suas mandíbulas poderosas para separar as coisas em que querem comer. Muitas vezes, as formigas encontram objetos para comer que são muito maiores do que são. As formigas operárias levarão grande parte da comida de volta aos ninhos para serem consumidas pelo resto da colônia.
As formigas separam os alimentos que estão tentando comer e depois usam as mandíbulas para moldá-los até que caibam dentro da boca. As formigas não têm dentes dentro da boca, pois são externos e mais comumente chamados mandíbulas. Assim, eles usam essas peças bucais para garantir que o alimento tenha o tamanho e a forma corretos para ser engolido.
Como as Formigas Veem?
As formigas, como a maioria dos insetos, têm o que é conhecido como olhos compostos. Isso significa que seus olhos têm várias lentes, mas, em geral, a maioria das espécies de formigas não tem olhos particularmente bons para ver muito longe.
As formigas podem detectar movimentos e ver as áreas ao seu redor, mas confiam mais nos sentidos e nas informações que recebem das pernas e antenas do que dos olhos.
As formigas tendem a usar sons, toques e substâncias químicas chamadas feromônios para se comunicar e se movimentar do que seus olhos. Existem até espécies que não têm olhos.
Claro, também há exceções. A formiga Bulldog encontrada na Austrália é separada de outras espécies de formiga por causa de seus olhos anormalmente grandes e é conhecida por ser capaz de ver muito mais longe do que outras espécies de formiga.
As Formigas Descansam?
Formigas realmente dormem. As formigas rainhas podem dormir mais tempo ao mesmo tempo, uma vez que são enterradas no ninho e botam ovos constantemente. Os trabalhadores e batedores, no entanto, estão constantemente se movendo e procurando comida.
Isso faz com que eles consumam uma quantidade enorme de energia e tomarão potencialmente centenas de pequenos cochilos durante o curso do dia para reconstruir sua energia. Naturalmente, essas formigas também buscam alimentos ricos em proteínas ou açúcar para aumentar sua energia também.
Esse desequilíbrio na atividade e na energia também pode explicar o fato de que as formigas rainhas podem viver por anos, mas as formigas operárias tendem a queimar e morrer após cerca de um ano.