Home / Animais / Reprodução dos Gongolos: Como eles se Reproduzem?

Reprodução dos Gongolos: Como eles se Reproduzem?

O processo de reprodução de gongolos é importante porque precisamos dele para manter nossa espécie viva e florescente. Quando fazemos isso, ajudamos a manter o mundo funcionando porque os organismos dependem uns dos outros. Existem dois tipos de maneiras de reprodução dos milípedes: sexual e assexual.

Comportamento e Reprodução de Milípedes

A maioria dos milípedes não tem uma camada de cera no lado de fora de seus exoesqueletos, ou coberturas externas duras, que ajudam a evitar a perda de umidade do corpo. Como centopéias, os milípedes passam a maior parte do tempo em lugares úmidos e se tornam ativos apenas à noite ou depois das chuvas.

Muitos milípedes se defendem rolando seus corpos em uma bola ou espiral. Esse comportamento protege as pernas e parte inferior delicada do animal, deixando apenas as placas duras dos segmentos do corpo expostos. Algumas espécies também se protegem, produzindo produtos químicos tóxicos ou com cheiro ruim através de uma série de aberturas nas laterais de seus corpos.

Algumas espécies tropicais maiores podem realmente expulsar seus atacantes com um spray defensivo. Milípedes eriçados não produzem esses produtos químicos defensivos. Outras espécies se comportam de maneira estranha quando ameaçadas. Por exemplo, diopsiulus regressus alterna entre lançar o corpo no ar e percorrer distâncias curtas.

Os machos e as fêmeas geralmente têm que se acasalar para produzir descendentes, com os machos geralmente depositando o esperma diretamente nos órgãos reprodutivos da fêmea. Pode ou não haver qualquer comportamento de corte. Machos eriçados de milípedes devem primeiro girar uma teia na qual depositam seu esperma. A fêmea então se aproxima da teia e coloca o esperma em seus próprios órgãos reprodutivos.

Em algumas pílulas, milípedes, um macho persuade uma fêmea a acasalar-se com ruídos de guinchar, esfregando as bases de suas pernas contra seu corpo. Ele então agarra o corpo da fêmea com as pernas. Um pacote de esperma é liberado atrás de sua cabeça e passado de um par de pernas para o próximo como uma correia transportadora, até atingir os órgãos reprodutivos da fêmea.

Em outras pílulas milípedes, o macho cobre o pacote de esperma na sujeira antes de passá-lo de volta com as pernas para seu companheiro. Milípedes colocam seus ovos no solo. Algumas espécies fazem casos individuais de seus ovos a partir de folhas mastigadas.

Em algumas espécies, a fêmea e ocasionalmente o macho, guardam os ovos até chocarem. Embora os milípedes jovens se assemelhem a adultos pequenos, eles geralmente são sem pernas quando saem do ovo pela primeira vez. Depois que eles fazem a muda, ou perdem o exoesqueleto pela primeira vez, eles têm seis segmentos do corpo e três pares de pernas.

Eles adicionam segmentos corporais adicionais e pares de pernas a cada muda até atingirem o número máximo de adultos. Milípedes muda em lugares abrigados no subsolo ou em rachaduras no solo. Os milípedes atingem a idade adulta em um ou dois anos, às vezes mais. Os adultos vivem de um a onze anos, embora alguns indivíduos possam viver mais tempo.

Como os Gongolos se Reproduzem

A reprodução sexual dos gongolos ocorre quando você combina 1/2 dos cromossomos de cada pai para criar outro organismo. A reprodução assexuada é quando um organismo pode criar outro organismo sozinho e os cromossomos são exatamente idênticos. Meiose e mitose são separadas.

Meiose ocorre durante a reprodução sexual e é quando a divisão celular acontece e isso é porque você obtém 23 cromossomos de cada pai. Mitose é o processo no qual uma célula se duplica em duas criando duas células filhas idênticas e isso acontece porque as células precisam continuar sendo feitas.

Durante o tempo de reprodução dos gongolos eles têm parceiros. Para chegar lá, acasalar o macho pode ou não passar por namoro. Alguns milípedes se reproduzem começando com o macho girando uma teia que ele dispersa seu esperma, então a fêmea vem e pega o esperma e o coloca diretamente em seus órgãos reprodutivos.

Reprodução dos Gongôlos
Reprodução dos Gongôlos

Outra maneira que é feita é que o macho recebe a fêmea com ruídos de chiado, que são feitos por ele esfregando as pernas contra o corpo. Em seguida, ele pega a fêmea, ele atraiu para acasalar com ele, um pacote de espermatozóides e passou por suas pernas até chegar aos órgãos reprodutivos da fêmea.

Biologia Sexual dos Diplópodes

Existem dois tipos de espermatogênese: um levando a uma única categoria de espermatozóides (diplópoda); o outro, de acordo com um processo de dupla espermatogênese, produzindo dois espermatozóides, um pequeno e um grande (symphylae).

Essa diferença no tamanho pode ser devido à presença de um heterocromossomo em grandes espermatozóides; os gigantes dariam às fêmeas os anões dos machos. No symphylae, no entanto, a linha de aparência degenerativa garantiria a sobrevivência dos espermatozóides funcionais no espermatóforo.

Diplópodes
Diplópodes

A fertilização ocorre no oviduto, mas no symphylae é a fêmea que fertiliza seus próprios ovos durante a postura, usando os espermatozóides armazenados em bolsas da cavidade oral. A fertilização é indireta e externa. Este é o tipo mais primitivo que é realizado em artrópodes terrestres.

O acasalamento só existe em diplópodes. O macho faz espermatóforos em outros miriápodes. Atrás do segundo par de pernas de ambulatório abrem os dutos genitais pares; há órgãos complexos nos seus ápices: vulva e pênis que são anexos de ambulatório modificados.

Os gonópodes coletam sêmen do “pênis”, graças a uma peça especial, cavada em uma calha, que a pega e a leva para a vulva. Os gonópodes resultam da transformação do oitavo e nono par de pernas do sétimo anel, juntos ou separadamente. Há espécies em que a calha é fornecida com uma peça de pistão, deslizando no sulco, ajudando assim a ejaculação do líquido.

Gongolos no Brasil

Gongolos Andando Dentro de Casa
Gongolos Andando Dentro de Casa

Os gongolos, também conhecidos aqui como piolhos de cobra pertencem a família dos diplópodes, da classe dos artrópodes e podem ser encontrados em todos os biomas brasileiros. Em geral, são considerados pragas.

Por outro lado, alguns estudos mais recentes contradizem esse conceito e tem incentivado a criação também dos gongolos para a produção de húmus. Alguns cientistas agrônomos sugerem que os gongolos, iguais as minhocas também são úteis em destruir detritos sólidos e converter tais resíduos em adubos orgânicos de modo tão útil quanto.

Apesar da novidade, gongolos tem sido vítimas de combates à sua proliferação, tendo já algumas espécies ameaçadas de extinção no Brasil tais como yporangiella stygius ou peridontodesmella alba, entre outras.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

2 comentários

  1. QUANTO TEMPO LEVA ENTRE A FECUNDAÇÃO E A ECLOSÃO DOS OVOS? GRATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *