Se você é apaixonado por gatos vai adorar o conteúdo que preparamos hoje. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
Os gatos são animais independentes e únicos, por isso a sua comunicação também não poderia ser diferente não é mesmo? Se você tem um gato em casa com certeza já observou o seu comportamento e se fez exatamente essa pergunta.
Os gatos se comunicam entre si e com seus tutores de forma bastante sutil e particular.
A pergunta que te fazemos é: Você é capaz de saber o que seu gato está querendo apenas olhando para ele? Pois saiba que esses animais são muito claros em sua comunicação corporal, eles são capazes de expressar seus sentimentos, suas necessidades e até mesmo dores que possam estar sentindo. Por isso é tão importante aprender a identificar esses sinais, pois assim você vai conviver mais harmoniosamente com ele e serão verdadeiros parceiros inseparáveis.
Como os Gatos Conversam entre Si?
Muita gente acredita que os felinos se expressam apenas através de sons, mas saiba que isso não é verdade, se você observar bem vai perceber que ele se comunica através de gestos também. Cada movimento pode querer indicar algo, a maneira que ele anda, a posição de sua pelagem, o modo como move a cabeça ou o rabo, tudo isso expressa uma mensagem que pode indicar boas coisas ou não, por isso é preciso saber a diferença.
A Comunicação Através da Boca e do Bigode
Você já notou que seu gato move o bigode de vez em quando? E saiba que isso pode dizer muito sobre o seu humor. Quando ele está tranquilo e relaxado o seu bigode cai para a lateral, já quando está curioso com algo os bigodes logo vão para frente, como se pudesse tocar algo que esteja interessado. Nem sempre ao mover a boca seu gato está indicando que irá atacar, por isso aprenda a identificar. Mas se perceber um rosnado associado aos dentes à mostra, saiba que ele está bem desconfortável com a situação.
Já pegou alguma vez o seu gato com a língua para fora? Saiba que isso é um ótimo sinal, pois indica que ele está muito relaxado. Outra situação bem comum é observarmos dois gatos se lambendo, se isso é sinal de bom relacionamento entre eles, isso pode acontecer inclusive depois de uma briga, isso quer dizer que se entenderam e ficaram amigos novamente.
O Rabo do Gato e Sua Comunicação
Você sabia que o rabo do seu gato tem uma super importância para ele? Isso mesmo, afinal é ela a responsável pelo seu equilíbrio. Mas além disso é sua principal agente de comunicação, ela pode entregar sobre os sentimentos dos animais, dores, e emoções em geral. A cauda bem esticada para cima por exemplo indica que ele sente uma ameaça próxima, dessa maneira ele quer parecer maior do que é para se defender. Quando o gato está interessado em algo e bem confortável, podemos notar a sua cauda também esticada, porém é possível notar uma leve flexão nela. Se quer saber se ele está relaxado e bem tranquilo é só observar se sua cauda está baixa, essa é a hora certa de tentar oferecer um carinho sem sofrer nenhuma retaliação.
Gato se Esfregando em Humanos
Se você convive ou já visitou alguém que possui gatos já deve ter percebido que ele se esfrega em suas penas, isso quer dizer que ele está apreciando a sua companhia e quer ficar perto. Ele está demonstrando o quanto você é importante para ele, o mesmo acontece quando ele repete isso com outros gatos.
Algumas pessoas acabam acreditando que esse comportamento indique que o animal está com fome e acabamos alimentando ou oferecendo petiscos gostosos, assim eles acabam sendo condicionados a ter esse comportamento quando desejarem petiscar. Além de você alterar a real intenção do comportamento, pode afetar a saúde do seu pet oferecendo comida demasiadamente e sem necessidade.
Outros Movimentos Corporais Interessantes
Você sabia que a posição da cabeça do animal pode indicar muita coisa? Pois é, quando você perceber a cabeça dele esticada em sua direção, certamente ele está pedindo um cafuné. Por outro lado, se ele estiver de cabeça baixa e sem olhar pra você, ele está apenas querendo um momento sozinho. Se perceber que ele olha fixamente para algum ponto, se prepare, pois pode indicar que ele está em posição de ataque.
Saiba que os felinos não gostam de pessoas que ficam olhando fixamente para eles, pois eles se sentem ameaçados e ficam desconfortáveis com isso. De olho nisso não fique encarando o animal, deixe que ele se aproxime de você por vontade própria.
As orelhas dos gatos também podem indicar diversas coisas, gato com orelhas baixas e olhos mais arregalados estão se sentindo assustados. Por outro lado, orelhas eretas indicam felicidade. Quando ele está parado e com as orelhas se movimentando para os lados quer dizer que ele está tentando captar o que está acontecendo em volta.
A Linguagem Especial dos Felinos
Assim como o nosso, o corpo dos gatos também falam. Todo o seu corpo se move comunicando uma série de informações que se você não estiver atento não vai captar.
Já notou na rua um gato com as costas arqueadas? Pois é, não se aproxime, pois ele não deve estar muito contente e pode atacar a qualquer momento. Um gato agachado também indica uma ação em seguida, mas não exatamente um ataque, mas não custa se cuidar e esperar que ele fique relaxado.
De maneira geral os gatos são animais tranquilos e que não oferecem perigo, é só saber respeitar o espaço deles. Se você aprende a identificar os sinais corporais dele então as chances de boa convivência tendem a aumentar ainda mais.