Tucanos defendem seu território com seus enormes bicos no alto do dossel da floresta tropical. Eles são deslumbrantes, brincalhões e bastante barulhentos – e vivem no alto das copas das árvores das florestas da América Central e do Sul. Pode-se pensar que um tucano é um dos papagaios por causa de seu bico distinto – mas, na verdade, é um pássaro pica-pau.
Melhor Pular ou Melhor Voar? O Tucano Responde!
Os tucanos habitam o andar superior do gigante da selva e estão bem camuflados, apesar de suas cores de sinal na densa folhagem. Outros animais podem considerá-los flores. Com suas pernas poderosas e os dois dedos projetando-se para frente e para trás, os tucanos saltam habilmente pelos galhos e sempre encontram um local seguro lá. Para voar, suas asas curtas e arredondadas não são tão adequadas, pelo menos não para distâncias maiores. Como a maioria dos pica-paus, eles voam em forma de onda: com algumas batidas rápidas nas asas, eles se elevam – e depois deslizam por um momento.
Alto e Brincalhão
Em busca de comida, os tucanos percorrem a selva em pequenos grupos; eles deveriam pertencer aos animais mais barulhentos da selva. Desejados são frutas e insetos. Os tucanos maiores também comem pequenos répteis e mamíferos. Alguns roubam até ninhos de pássaros. Para beber e tomar banho, eles procuram poças de chuva nas cavidades das árvores, porque os tucanos relutam em deixar as árvores.
Os tucanos são muito sociáveis e gostam de brincar. Com seus grandes bicos, eles realizam batalhas fortes de esgrima ou jogam entre si bagas e frutos. Eles dominam perfeitamente a arte de fazer bagas: com a ponta do bico, pegam uma baga, jogam-na para cima, colocam a cabeça para trás, pegam e deixam rolar pelo bico longo. A propósito, as bordas dos bicos são serradas. Isso lhes permite segurar e cortar melhor as frutas maiores. Os filhotes de tucano nascem em ninhos nas arvores. À noite, um tucano se disfarça de bola: coloca o bico nas costas e inclina a cauda por cima.
E Essa Família Colorida?
45 espécies pertencem à família – e nenhuma se assemelha à outra em tamanho, cor e padrão. Os pássaros têm entre 32 e 64 polegadas de comprimento. A menor espécie de tucano do mundo tem apenas metade do tamanho do tucano gigante. Com a plumagem mais colorida, algumas espécies adornam-se. A única semelhança familiar: o bico imponente, que compõe cerca de um terço do corpo em todas as espécies.
E Esse Bico Gigante? Para Que Serve?
Os cientistas têm várias explicações para o significado do poderoso bico de tucano, que é preenchido principalmente com ar no interior e, portanto, é muito leve. Caso contrário, o pássaro tombaria. Cada espécie de tucano tem sua própria coloração de bico sempre muito perceptível. Obviamente, serve para reconhecer co-específicos. Além disso, inimigos menores podem ser dissuadidos pelo poderoso bico; Aves de rapina e martas não serão capazes de escapar.
Ao mesmo tempo, o bico é uma espécie de ar condicionado. Se estiver quente demais para o tucano, ele bombeia sangue para esfriá-lo. Aliás, os elefantes fazem isso com os ouvidos. Ele é fiel e atencioso. Um casal tucano fica junto por toda a vida. Eles se reproduzem em cavernas de árvores, mas com o bico quase oco não conseguem fazer um buraco no tronco como outros pica-paus. Os tucanos, portanto, usam buracos naturais ou já vazados.
A fêmea põe de dois a quatro ovos por ano, dos quais os pais cuidam juntos. Depois de duas a três semanas, os meninos chocam sem penas – seis a nove semanas são alimentados pelos pais até deixarem o ninho. Dão para os filhotes pequenos insetos.
Fatos e Curiosidades Sobre o Tucano!
- Os tucanos pertencem à ordem dos pica-paus e são encontrados em florestas tropicais e subtropicais no meio das terras altas da América do Sul e em Trinidad. A maioria das espécies vive na região amazônica.
- No total, existem 45 espécies de tucanos classificados em seis gêneros pertencentes à família dos Ramphastidae.
- As espécies maiores são os tucanos gigantes com um comprimento de corpo de sessenta centímetros. Os pássaros mais coloridos desta família são o arco-íris e o tucano-peixe.
- Todos os tipos de tucanos são considerados ameaçados de extinção, porque são caçados pelos seres humanos por sua plumagem e carne vistosos.
- A cor básica da plumagem brilhante é preta, na garganta e no peito aparecem manchas de cores brilhantes em branco intenso, laranja, vermelho, verde ou amarelo.
- Os tucanos se alimentam principalmente de ovos de outras aves, insetos, aranhas e frutas. Os grandes espécimes também são pequenos mamíferos e répteis como fontes de alimento.
- Por causa das asas curtas, os tucanos voam mal e se movem principalmente saltando de galho em galho.
- Os pássaros coloridos vivem na densa floresta nas copas das árvores e nidificam em pequenas cavernas de troncos grossos.
- O bico atraente, pouco prático e colorido dos tucanos é quatro vezes maior que a cabeça dos pássaros e tem um comprimento de cerca de vinte centímetros. Embora pareça pesado e maciço, seu bico pesa pouco, pois possui cavidades no interior. Cada pássaro tem um bico único e colorido individualmente, o que é, portanto, uma característica distintiva entre seus pares.
- Os cientistas suspeitam que o bico grande, por um lado, ofereça uma atração visual adicional para encontrar um parceiro, por outro lado, usado para se defender de predadores, como pássaros grandes e doninhas. A função de regular a temperatura corporal também está sendo pesquisada intensivamente. Os pássaros podem liberar excesso de calor no corpo através do bico grande no ar.
- Machos e fêmeas vivem como casais monogâmicos e cuidam da criação dos meninos juntos.
- O chamado característico dos tucanos pode ser ouvido a longas distâncias na selva e soa semelhante ao barulho alto dos sapos.
- Na posição de dormir, os tucanos parecem bolas de penas enroladas, enquanto colocam as contas nas costas e dobram as longas caudas sobre os corpos.
- Em muitas culturas indígenas da América do Sul e Central, diz-se que o tucano possui energias negativas. As pessoas supersticiosas suspeitam que os pássaros sejam habitados por espíritos malignos e, portanto, sua carne não deve ser comida em certas ocasiões.