Os cangurus podem dormir por longas horas e tendem a dormir o dia todo ou a noite toda, dependendo do tipo. Eles geralmente acordam para comer ao entardecer e ao amanhecer. Vejamos mais sobre seus hábitos de sono:
Os cangurus dormem no chão, pois é isso que a maioria dos mamíferos terrestres faz. Eles não constroem casas ou ninhos. Os cangurus das árvores, por outro lado, dormem nas árvores, pois é onde estão a salvo de predadores.
Cangurus das árvores por exemplo, dormem durante o dia e ficam acordados durante a noite para realizar suas necessidades, assim como muitos outros tipos de canguru. Mais a frente falaremos sobre serem diurnos ou noturnos.
Algumas pessoas acham que o canguru dorme em pé ou de cabeça pra baixo, mas na verdade ele dorme deitado normalmente, como um ser humano faria.
Os cangurus tendem a se alimentar entre o crepúsculo e o amanhecer. Durante o dia, eles encontrarão um pedaço de terra onde poderão ser escondidos, debaixo de um arbusto, no fundo de um grupo de árvores, sob saliências de rochas ou em grama alta.
Lembre-se de que geralmente está quente durante o dia, então eles vão querer sombra e ocultação. Seria quase impossível para alguém, exceto um rastreador especialista, arriscar um canguru ainda dormindo, pois eles raramente dormem profundamente se houver predadores por perto.
Se alguém tiver sorte e os cangurus estiverem relaxados por você estar lá, poderá ver um canguru deitado de lado, com a cabeça e o peito fora do chão apoiados pelos membros anteriores; pronto para uma escapada rápida, mas ainda não pronto para ficar de pé.
Os cangurus gostam de se sentir confortáveis ??quando dormem e relaxam. Ele usará suas garras para cavar um travessão no chão. Isso é, para livrar-se da areia / solo do topo quente e fazer com que a areia / solo mais frio esteja onde eles se deitam. Então os deitaram do lado deles.
Eles podem sentar-se parcialmente, deitar-se até o chão e até mudar de costas enquanto estiverem nessa posição. Devido ao fato de possuírem tendências noturnas, dormem principalmente durante o dia, especialmente quando faz calor, a fim de economizar energia.
Normalmente, você pode dizer a diferença entre um canguru em repouso e um canguru que está frio pela quantidade de movimento e respiração.
Todos os Tipos de Cangurus são Noturnos?
É difícil especificar um canguru como diurno ou noturno, porque varia de espécie pra espécie e local de habitat na Austrália, de onde são todos nativos. Mas pode-se afirmar de um modo geral que são todos mais ativos durante o dia e não à noite. Este é o caso principalmente da espécie canguru cinza oriental ou do canguru cinza ocidental.
Se tivesse de determinar seu maior pico de atividade, talvez possa se afirmar que a maioria prefere se movimentar e forragear antes do Sol nascer ou após o pôr do Sol. Mas isso não funciona como uma regra exata. Além disso, espécies como o canguru vermelho ou o canguru da árvore tem maior predileção de atividade à noite e não durante o dia.
Canguru vermelho: este pesa cerca de 90 kg e é considerado o maior de todos da espécie canguru. Sendo considerado um grande saltador, pode atingir a marca de 100 quilômetros em uma hora, e isso porque é capaz de saltar 10 metros a cada único impulso. O canguru vermelho é ativo principalmente à noite, tornando-o noturno.
Aparece durante o dia, mas é noturno, preferindo temperaturas mais baixas. Sendo um animal essencialmente herbívoro, alimenta-se quase que exclusivamente de plantas. E também não passa sede pois costuma extrair água da grama verde, se precisar. Encontrado nas planícies abertas, o canguru vermelho prefere a terra mais árida.
Canguru de árvore: Habitante principalmente de Papua Nova Guiné e Queensland, é o único canguru que vive em nas árvore das florestas tropicais. Também são cangurus de atividades noturnas que podem até ser confundidos com ursos por conta de seu pêlo marrom escuro. Preferem as noites frescas e úmidas da floresta.
Os cangurus de árvore têm um salto curto de apenas 3 m de comprimento e 1,5 m de altura. Suas garras afiadas são projetadas para escalar as árvores.
Canguru cinzento oriental e ocidental: Os cangurus cinzentos orientais e ocidentais são os mais vistos na Austrália. Isso principalmente porque esses cangurus preferem estar ativos mais durante o início da manhã e o início da noite, mais do que à noite, ou seja, são diurnos.
Durante o clima mais frio, esses cangurus são frequentemente vistos ao meio-dia nas florestas úmidas do leste e oeste da Austrália. Podem ser semelhantes aos cangurus vermelhos, mas possuem uma pelagem mais grossa e acinzentada. Sua atividade diurna os permite comer durante as horas mais frias e descansar nos arbustos durante o dia, evitando o perigo de se tornarem presas.
Outros Fatos Sobre Canguru
Os cangurus são os únicos animais grandes que se movem pulando. Eles não podem se mover para trás.
Todos os macrópodes têm pernas traseiras muito fortes e pés grandes. (Apenas os cangurus das árvores também têm pernas frontais fortes e pernas traseiras menores em comparação com outros cangurus.)
A cauda grande e forte é usada para o equilíbrio ao pular e como quinto membro ao se mover nas quatro pernas. O salto é um método de viagem rápido e energeticamente eficiente, projetado para cobrir grandes distâncias em uma terra que oferece pouca comida ou água.
Curioso fato de canguru: em terra, os cangurus não podem mover as patas traseiras de forma independente, apenas juntos. Mas quando nadam (são bons nadadores), eles chutam cada perna independentemente.
Todos os cangurus são herbívoros. Os tratadores ou navegadores comem apenas matéria vegetal.
As espécies de cangurus adaptadas às regiões mais secas precisam de muito pouca água. Os cangurus vermelhos podem ficar sem água se houver grama verde fresca disponível.
Os estômagos dos macrópodes são órgãos saculados complexos. Os compartimentos contêm micro-organismos que ajudam na digestão por fermentação. Um pouco como vacas … Algumas espécies de cangurus também regurgitam e mastigam seus alimentos como vacas.
A maioria dos macrópodes é noturna, movendo-se e procurando comida durante a noite. Alguns são particularmente ativos no início da manhã ou no final da noite (eles são considerados crepusculares, o que significa ativos durante o crepúsculo). Poucos estão ativos durante o dia. A maioria dos cangurus passa o dia descansando na sombra.
Os cangurus vivem em “multidões” de cerca de dez indivíduos, machos e fêmeas. Há um homem dominante, geralmente o homem mais velho e maior. Esse macho é o único a acasalar-se com as fêmeas na multidão.