Você já deve ter se perguntado como é que os animais conseguem se comunicar um com o outro, afinal estamos acostumados com as palavras, mas eles não sabem falar. Mas saiba que eles se utilizam de diversos sinais que fazem com que sejam compreendidos uns pelos outros. Dessa forma elas conseguem se comunicar entre eles, e ainda tem a própria maneira de se comunicar conosco.
A linguagem que eles usam com a gente nem sempre é compreendida da maneira correta, mas ainda sim conseguimos captar muita coisa. Apesar de não se expressarem com palavras como a gente, é possível que entendamos os sinais que eles tentam nos passar.
Como os Animais Conversam Entre Si?
Se a gente for falar mais a fundo sobre essa questão da comunicação através da fala, podemos perceber que nem nós nos comunicamos somente dessa forma, afinal muitas das vezes um olho é mais do que o suficiente, chamada de comunicação não verbal. Pensando assim fica mais fácil entender sobre o tipo de comunicação deles.
Então vamos lá, a comunicação entre os animais pode se dar de diversas formas a depender da espécie, alguns se comunicam através do paladar e do olfato, outro se comunicam através de sons não compreendidos por nós, outros através do olhar, outras através do contato e alguns até por ondas eletromagnéticas.
Animais que se Comunicam Visualmente
Existem muitos animais que se comunicam dessa forma, um exemplo são algumas aves. Algumas espécies são atraídas pela cor, dessa forma a fêmea pode escolher o macho mais colorido. Por isso geralmente são eles que possuem uma coloração mais intensa e bonita.
Outro exemplo é de uma espécie de borboleta chamada Danaus plexippus, são extremamente coloridas, suas cores repelem os seus predadores, que logo a associam a um alimento tóxico e que vão lhes fazer mal. A mesma coisa acontece com espécies de sapos com cores intensas, como por exemplo os Dendrobates tinctorius.
Outra situação bem comum são os pássaros dançarinos, que assim conquistam as fêmeas. Elas se encantam por eles, especialmente pois dessa forma são vistos como saudáveis e também responsáveis.
Curiosamente existe um pássaro chamado manakin vermelho que dança para atrair a fêmea, um passo muito parecido com o famoso moonwalk.
Outro animal que se sobressai quando o assunto é comunicação é o elefante, eles se movimentam e fazem alguns gestos bem sutis para se expressar. Existe um código entre os elefantes que podem ser movimentos na tromba ou até mesmo de orelha. Adicionam ainda alguns sons especiais para passar a mensagem que desejam entre si.
Outro animal bem comunicativo é o papagaio, mas a gente tem impressão de que eles simplesmente repetem o que dizemos e que isso não faz sentido nenhum, talvez isso não seja totalmente verdade. Inclusive depois de algumas observações desses animais, concluíram que elas podem sim compreender alguns conceitos.
Estudiosos do assunto observaram por muito tempo um papagaio africano, ele foi o primeiro a ser observado nesse sentido. Perceberam que além de repetir palavras, ele também conseguia reconhecê-las. Além disso, ele era capaz de contar, diferenciar cores, criar um novo vocabulário e até mesmo fazer algumas anedotas.
A Comunicação Entre os Animais
A resposta talvez venha de alguns elementos químicos, isso mesmo que você leu. Um exemplo claro dessa teoria é quando observamos um cão cheirar as partes íntimas de outro.
Quando os cães fazem isso, eles conseguem coletar uma série de informações importantes sobre o outro, como como ele está se sentindo, o sexo e até do que ele se alimentou.
Outros animais que podemos observar um comportamento semelhante são os lêmures, pois em suas glândulas anais também guardam um odor que serve inclusive para demarcar território.
No período reprodutivo desses animais, os machos tentam depositar essa substância em outros se esfregando neles. Quem vencer a disputa, tem a fêmea para si.
Esse comportamento aparece em diversos animais, podemos citar as abelhas também que possuem feromônios que são utilizados para se comunicar. Quando existe mudança neles, envia mensagem para outras abelhas que existe um risco ou até mesmo pode contar sobre as flores pelas quais pousou.
As formigas possuem a mesma arma, para elas esses feromônios comunicam às outras o caminho correto para o alimento, dessa forma não se perdem.
Inclusive os peixes podem comunicar algo através do seus hormônios liberados no seu xixi.
Comunicação Através do Toque
Essa é outra forma deles se comunicarem, entre eles em algumas espécies é bem comum que se toquem de vez em quando. É possível observar claramente isso nos chimpanzés, formam grupos onde se juntam para tirar sujeira da pelagem, tirar bichos um do outro. Esses animais se tocam bastante, inclusive se abraçam e assim ficam mais unidos.
De acordo com especialistas, esse comportamento os deixa mais calmos.
Comunicação Sonora
Agora vamos falar sobre a comunicação através dos sons, diferente das nossas palavras, cada espécie possui um som próprio.
Tem um papel muito importante na sobrevivência deles, pois podem indicar perigo ou que existe comida por perto.
Os golfinhos por exemplo se comunicam muito bem pelo som, inclusive existe uma pesquisa que afirma que eles são capazes até de se tratarem por nomes. Cada um deles tem um som único, logo é a sua identidade. Essa intimidade toda só funciona com animais que convivem muito tempo juntos.
Uma espécie de roedor de nome científico Cynomys, conseguem avisar os seus amigos sobre a aproximação de predadores, mas vão muito além disso, pois eles são capazes de avisar de qual direção o perigo se aproxima deles.
Eles informam ainda com muito mais detalhes sobre o predador, pois podem informar a espécie, a forma, as cores e até mesmo o tamanho.