Quando o ser humano moderno surgiu na Terra, aproximadamente há 400 mil anos, os tubarões já nadavam pelos mares há 449 milhões de anos. São considerados fósseis vivos, obras primas da natureza, pois suas características pouco mudaram com a evolução do tempo, pois são totalmente capazes de sobreviver sem mudar nada. De acordo com a espécie, a maioria vive de 20 a 30 anos, com exceção dos tubarões-baleia (Rhincodon Typus) e do cação espinhoso (Squalus acanthias) que vivem mais de 100 anos.
Atualmente são reconhecidas 375 espécies na Terra. Dentre elas, 88 espécies vivem em mares pertencentes ao território brasileiro. Vivem em profundidades de até 2000 metros. O tamanho varia de 21 centímetros de comprimento (o Etmopterus perry, conhecido como tubarão-lanterna-anão) a 12 metros, como o Rhincodon Typus, popularmente chamado de tubarão-baleia. Possuem sete fendas branquiais por onde respiram.
Como Nadam os Tubarões
- Os tubarões se possuem uma cobertura de escamas com dentes pequenos, chamados placoides ou dentículos dérmicos que tornam a pele mais áspera ao toque e protege dos parasitas e outros danos. Essas plaquetas são parecidas com dentes e são formadas por esmalte de alta resistência e dentina, as quais otimizam sua hidrodinâmica, fazendo com que ele se mova mais rápido
- Mesmo não possuindo nadadeiras, os tubarões nadam o tempo todo, assim não afundam. Possuem barbatanas no peito, barbatana caudal bifurcada e barbatana dorsal alta. Nadam com a boca aberta para engolir plâncton e quando se aproxima de uma presa. Nadam quase cegos, devido a uma membrana que cobre seus olhos.
- Nadam com velocidade média de 8km/h, mas atinge velocidades maiores quando ataca ou se alimenta, podendo nadar mais de 19 km/h. O tubarão mais rápido é o tubarão-mako, que pode nadar em velocidade de até 50 km/h, seguido pelo tubarão-branco, que também atinge alta velocidade. Justifica-se a alta velocidade desses tubarões ao “sangue quente” (homeotérmica) dos tubarões.
Tubarões são Perigosos?
- Segundo a crença popular, tubarões são perigosos. Entretanto, entre mais de 375 espécies, apenas quatro espécies se envolveram em ataques não provocados a seres humanos, culminando em morte. São eles: tubarão-cabeça-chata, tubarão galha-branca-oceânico, tubarão-tigre e tubarão-tigre.
- Investigações realizadas pelo International Shark Attack File (ISAF) EM 2006 mostram que das 96 alegações de ataques de tubarão, foram confirmadas somente 12 como ataques provocados e 62 como ataques não provocados.]
- Estudos realizados no ano 2000 comprovam que o risco de uma pessoa ser atacada por tubarões é de uma em 11.500 milhões. Já o risco de morte é de uma pessoa em 264.1 milhões.
- As pesquisas revelaram, ainda, que ataques de tubarões não são nada comuns. Só para comparar: enquanto uma pessoa morre atacada por tubarão, 3.306 morrem afogadas e 4.757 morrem em acidentes de trânsito.
Habitat dos Tubarões
- Tubarões, em sua maioria, vivem em água salgada, mas algumas espécies podem viver tanto em água salgada como em água doce (como tubarão-cabeça-chata), a uma profundidade de até 2.000 metros. Entretanto, algumas espécies, como a Centrosymnus coelolepis vive até 3.700 metros de profundidade. Podem ser encontrados de norte a sul do globo terrestre, em todos os mares e oceanos
Reprodução dos Tubarões
- Em relação a outros peixes os tubarões se tornam maduros mais tarde que outros peixes, por volta de 13 a 15 anos. A fecundidade de cada tubarão vai de 2 a mais de 100 tubarões jovens em cada ciclo reprodutivo. Pertencem à seleção K, isto é, ao invés de produzir grande número de jovens com pouco desenvolvimento, produzem um pequeno número de jovens bem desenvolvidos.
Benefícios que Trazem aos Homens
- Os homens comem carne de tubarões, extraem vitamina A de seus fígados e ainda pesquisam suas células, que por possuírem células de gordura (lipídio) utilizadas como antibiótico e são de extrema importância no tratamento de doenças humanas.
- O fígado, vesícula viliar e estômago do tubarão também são muito visados pelos pesquisadores por possuírem a esqualamina, uma proteína poderosa para a prevenção dos tumores do cérebro.
Possuem Superolfato
- São capazes de sentir o cheiro de sangue a 300 metros de distância, nem que seja uma gota em dois milhos de litros de água, o mesmo tanto de água que comporta uma piscina olímpica. Isso porque são dotados de um superolfato.
Campos Elétricos
- Para aprimorar ainda mais os seus sentidos, os tubarões sentem os campos elétricos de seres vivos por meio de captadores que têm na cabeça. São pequenos buracos, ou poros, conhecidos como ampolas de Lorenzini.
- Durante suas migrações pelos oceanos, utiliza estes buraquinhos para se guiarem através do campo eletromagnético da Terra.
Células Receptoras
- Possuem células receptoras químicas entre a s escamas pontiagudas da pele capazes de perceber mudanças na salinidade da água e mudanças na temperatura.
Sentem Vibrações, Ouvem e Enxergam
- Os tubarões são capazes de sentir vibrações de um peixe quando ele se debate muito longe.
- Ao contrário do que se pensa, pode ouvir e ver até uma distância de dois a três metros.
Seus Dentes são Armas Mortais
- Ao localizar suas presas os tubarões colocam em uso seus dentes afiadíssimos, considerados suas armas mortais, pois rasgam a pele com perfeição.
- E o melhor de tudo: quando perdem um desses dentes, logo ele é substituído por outro.
Tubarões Não Apreciam Carne Humana
- O fato é que, quando o ser humano nada, produz vibrações e sons parecidas com os de suas presas. Então ele ataca, morde, e como não gostam deste tipo de carne, abandonam a presa e vão embora.
Defendem seus Territórios
- Outro motivo que os leva a atacar é por perturbarem seu território, pois sentem-se invadidos.
- Alguns confundem surfistas e nadadores com a tartaruga marinha, que é sua presa favorita.
Ecologia
- Embora muitos seres humanos os considerem monstros dos mares, os tubarões têm grande importância para o ecossistema.
- Encontram-se no topo da cadeia alimentar como predadores e alimentam-se de bichos velhos e doentes, contribuindo com o controle das populações das espécies que estão em sua cadeia alimentar e com a saúde dos que ficam.
Iguaria nas Barbatanas
- Cerca de 73 milhões de tubarões são mortes atualmente pelos seres humanos, que descobriram em suas barbatanas uma cartilagem muito saborosa que se transformou em cara iguaria para chineses e japoneses.
Classificação Científica
- Reino: Aninmalia
- Filo: Chordata
- Classe: chondrichthyes
- Subclasse: Elasmobranchii
- Superordem: Selachimorpha