Os tucanos são animais fantásticos e que sempre surpreendem de maneira positiva, seja por seu comportamento, características ou até mesmo visual! A beleza é um dos pontos mais marcantes deles!
Existem cerca de 40 espécies de tucanos no mundo, sabia? E eles podem ser facilmente encontrados em florestas consideradas tropicais na América do Sul.
O território de encontro dos tucanos vai desde as Guianas se estendendo até o Norte da Argentina. Há ainda uma pequena parcela de espécies que vivem nos Andes e também em outras cadeias das Montanhas sul-americanas.
Mas, há muitos outros pontos que ajudam a fazer com que esses animais sejam ainda mais fantásticos e únicos!
E para entender isso, nada mais justo do que continuar lendo atentamente o conteúdo a seguir! No decorrer desse artigo você saberá outras curiosidades acerca dos tucanos e até mesmo seus hábitos alimentares. Confira.
Conheça As Características Físicas Dos Tucanos!
A maior parcela do corpo dos tucanos é de cor preta, mas por conta de sua variação de espécies, há exemplares que apresentam tonalidades bem mais chamativas em sua plumagem.
Isso porque algumas espécies podem apresentar a cor do peito amarelo, bem como branco, castanho ou vermelho!
Outro ponto que chama atenção é o tamanho que eles podem atingir no decorrer de sua vida. Em média, um tucano adulto pode chegar a medir cerca de 60 cm de comprimento.
Vale ainda destacar que eles possuem asas mais curtas e também arredondadas, sem contar uma cauda bastante alongada.
Mas, não tem como falar das características físicas do tucano sem destacar seu bico! Tanto que isso até mesmo um tópico à parte!
O Bico Dos Tucanos! Um Aspecto Fundamental
A principal característica dos tucanos é o seu bico! Isso é algo realmente inquestionável e que o destaca bastante de outras aves.
Isso tanto é verdade que em algumas espécies a medida do bico pode chegar a impressionantes 22 cm – haja bico, não é mesmo?
E o bico influencia até mesmo na forma como ele voa, sabia? Mesmo com um bico tão grande ele não é nada pesado. Isso porque ele é totalmente feito de osso e ainda coberto de uma camada de queratina.
Para quem não sabe, esse é simplesmente o mesmo material que são feitas as unhas humanas!
Em algumas espécies de tucanos o bico pode apresentar diferentes tonalidades, como o verde, branco, vermelho ou o amarelo.
E essas cores podem ajudar até mesmo a diferenciar uma espécie da outra. No Brasil, por exemplo, as espécies mais comuns são as do chamado tucano-toco.
Essa espécie apresenta um bico amarelo e por isso comumente temos mais facilidade de reconhecê-lo! Ele ainda tem alguns parentes bem próximos, como no caso do tucano de bico preto e o tucano de bico verde.
Mas, o tucano-toco é o maior entre todos eles, chegando a apresentar um peso de 500 gramas em sua fase adulta!
E Os Hábitos? Entenda Mais Sobre Esse Ponto!
Os hábitos dos tucanos são típicos de muitas aves conhecidas por nós! Eles dedicam boa parte de seu tempo formando ninhos no alto das árvores, acomodando-se em buracos naturais ou até mesmo ninhos que foram abandonados por pica-pau.
As fêmeas geralmente botam de dois até no máximo quatro ovos, que eclodem depois do prazo total de 18 dias corridos.
Os filhotes sempre nascem com os olhos bem fechadinhos, sem a presença de penas e ainda com um bico mais largo, porém, bem curto.
Os pais dos filhotes dedicam cuidados à eles por mais ou menos 45 dias. O elo passa a ser quebrado quando os adultos percebem que os filhotes já estão prontos para voar sozinhos.
Mas, diferente de outras aves e animais, as famílias de tucanos podem se manter juntas por longos períodos!
A Alimentação Dos Tucanos!
Os tucanos preferem manter uma alimentação à base de frutas, mas há outros alimentos que lhes despertam interesse também!
Eles podem se alimentar de insetos, cobras, rãs e até mesmo lagartos. Diante disso, pode ser comum um tucano invadir ninhos de pássaros canoros, com o intuito de comer seus ovos ou até mesmo os filhotes!
Para manter sua rotina alimentar, os tucanos recorrem ao uso da ponta de seu bico e depois lança sua cabeça para trás, o que permite mandar o alimento diretamente para sua garganta.
O bico dos tucanos possui uma borda serrilhada, o que ajuda potencialmente na hora de quebrar frutas com um tamanho maior, fazendo com que os pedaços fiquem bem reduzidos.
Outras Curiosidades Marcantes Dos Tucanos
Quando estão em pleno voo, principalmente na parte da tarde, os tucanos podem fazer uma grande barulhão! Isso se dá porque eles possuem uma voz bastante característica – e até mesmo inconfundível!
Outro detalhe interessante e que vale a pena salientar é que o famoso tucano-toco é uma ave abundante aqui no Brasil.
Por outro lado, infelizmente, o tucano de bico preto está sendo considerado nos dias atuais como um animal extinto, principalmente na região de São Paulo que era o local onde eles eram habitualmente vistos.
Mas, toda a espécie é exposta a muitos riscos e isso se dá principalmente por conta das ações humanas.
O fato é que por conta de uma exuberante beleza e de suas plumas, ele acaba sendo muito capturado. Essas capturas resultam em tráfico de animais.
E isso é algo que somente afeta negativamente a espécie, para não dizer que é um péssimo negócio no final das contas. O tucano não se adapta de maneira positiva à vida em cativeiro, o que resulta em uma morte prematura.
Essa dificuldade de adaptação ocorre justamente porque o tucano precisa de muito espaço para viver plenamente e ainda necessidade de uma alimentação apropriada.
Conclusão
De fato afirmar que os tucanos são animais incríveis não é um exagero! Seja por conta da forma como eles vivem em seu habitat natural ou por conta de sua beleza única.
Gostou de saber mais detalhes sobre a vida dessa ave incrível? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas! Assim elas também terão a oportunidade de entender melhor sobre a vida desses animais cheios de personalidade, cor e beleza!