Os animais são certamente os melhores amigos do homem, especialmente os cães. Seu amor desinteressado em relação a nós é visto todos os dias. O mínimo que podemos fazer é recompensá-los com amor e atenção. Quando damos as boas-vindas a um cachorrinho em nossa casa, devemos ser capazes de cuidar dele em todos os momentos. Em essência, é como se estivéssemos cuidando de uma criança, por isso é preciso muita paciência.
Como Fazer seu Cachorro se Adaptar em Apartamento?
Animais de estimação se apegam à casa, aos seus pertences pessoais e ao seu dono. Acostumar-se a um novo ambiente e a um proprietário diferente não é muito fácil para um cão. Para isso, devemos ter certeza de que ele está à vontade desde o primeiro dia. Vamos ver como levar o cachorro para um apartamento seguindo pequenos passos.
Uma mudança radical de acomodação poderia desestabilizar nosso amigo de quatro patas. Adaptar-se a um apartamento com varanda é uma nova realidade que não será facilmente tolerada pelo cachorrinho, especialmente se for um animal grande. Cães pequenos ou filhotes, especialmente, ainda vivem a maior parte do dia com o dono, então se acostumam com menos dificuldade.
Um cachorro segue seu mestre em todos os lugares e fica triste se ele não o vê. Portanto, a única coisa que poderia desestabilizá-lo em um novo lar é justamente a ausência do mestre, especialmente nos primeiros dias. Se já saiu de férias com seu cachorro, certamente notou como ele fica feliz com uma nova aventura.
Se o apartamento estiver privado de espaços aos quais o cão era acostumado, então terá que passar mais tempo com seu amigo. Tente colocá-lo à vontade, mostrando-lhe os novos espaços. Ajude-o a criar ambiente e não sofrerá com a nova situação, especialmente se ele tiver seus jogos e você com ele.
Neste caso, o cão vai se acostumar muito rapidamente ao novo ambiente e ficará muito feliz em morar ali. Sempre carregue uma bola ou seu jogo favorito e coloque seu canil em um lugar favorável. Ao ver suas coisas, o filhote ficará entusiasmado e criará seu próprio espaço pessoal. Desta forma, seu caráter e seu equilíbrio não serão afetados pela mudança de lar, se não positivamente. Em suma, só precisamos ser tolerantes e muito amorosos e nosso cão se sentirá seguro conosco.
Um Cão Grande em Apartamento Pequeno
Muitas pessoas evitam adotar um cachorro grande só porque moram em um apartamento pequeno e, consequentemente, temem que o animal possa sofrer em um espaço tão limitado. Na realidade, não é assim, porque a escolha de um cão não deve ser influenciada pelo espaço disponível. Muitos acham que um jardim é o lugar ideal para um cachorro, mas a verdade é que se seu animal vive constantemente no jardim, depois de um tempo ele começará a ficar entediado porque saberá cada detalhe daquele lugar e irá em busca de novos estímulos.
Outras pessoas, por outro lado, acham que cachorros grandes são definitivamente mais agressivos que os pequenos mas tudo depende do treinamento dado. Quando o cão entra em um novo espaço pela primeira vez, ele provavelmente se sentirá muito confuso: dê-lhe tempo para se instalar. É exatamente nesta fase que você terá que dar-lhe regras básicas, como lugares onde ele pode ter acesso livre e aqueles que são proibidos a ele. Cães muito grandes, muitas vezes precisam de muito espaço, mas se o apartamento é pequeno, você pode alocar um espaço especial para eles.
O fundamental é o tempo dedicado ao animal; seja um chihuahua ou um rottweiler, você terá que fazê-lo entender que você é o responsável, o alfa da matilha. Ser um alfa não é nada fácil, especialmente se um cão for grande. A experiência nos ensina que os cães de grande porte costumam ser alvos de tamanho e agressividade, mas na maioria das vezes são apenas lendas. Para gerenciá-los, você simplesmente precisa de constância e tempo para se dedicar à sua educação. Se treinado mal, um pug pode ser tão perigoso quanto um bulldog de combate.
Desde o primeiro dia, você precisará dar ao seu cão algumas lições e regras de obediência, mostrando-lhe que, por mais que você possa amá-lo, ele nunca será o alfa da matilha. Ensine-o a parar ou voltar para você quando você ordenar que ele faça isso, dando-lhe um prêmio quando ele lhe ouvir e gritar com firmeza quando ele não o fizer. Obviamente, para treinar um cão não precisamos de nenhuma técnica bárbara, simplesmente um tom forte de voz e um olhar impassível.
Deixar o Cão Sozinho no Apartamento
Deixar um cão sozinho em casa, infelizmente, é uma necessidade que muitos donos de animais têm de enfrentar por várias razões. E para os cães, a idéia de ficar sozinho não é um conceito compreensível: sendo animais sociais, eles estão acostumados a fazer tudo em grupo e nenhum membro do grupo é deixado sozinho. Por isso, é normal que, ao ver seu amigo humano sair de casa, o cão comece a reclamar: para ele é equivalente a um abandono.
Inevitavelmente o cão, não entendendo que é um distanciamento momentâneo, encena toda uma série de comportamentos ditados pela ansiedade e agitação que podem ir desde a marcação do território com a urina, com a destruição real de objetos e móveis. E some a isso a adaptação ao novo apartamento e terá mesmo um grande problema pra resolver com paciência e sabedoria.
Independente do espaço disponível, é essencial acostumar o cão ao desapego desde filhote. Você deve começar, por exemplo, a deixar o cão sozinho em uma sala por alguns minutos, fazendo barulhos para fazer sua presença ser sentida. À medida que os dias passam, o período em que o filhote permanece sozinho na sala deve alongar-se progressivamente e os ruídos de fundo, para sinalizar sua presença, devem diminuir gradualmente até que eles parem completamente.
Você não deve se deixar levar pelos gemidos ou ganidos: você verá que em pouco tempo, e com um pouco de paciência, o cão se acostumará a ficar sozinho sem estar ansioso. Para aliviar as longas horas de solidão e espera, você pode tentar manter o cão ocupado com jogos. Hoje existem jogos fabricados para absorver tanto da atenção e energia de seu cão que notará no seu retorno, o cão tão cansado que ele só vai querer estar em seus braços para cochilar e ser mimado!
Em alguns casos, pode ser útil receber outro cachorro, um gatinho ou um coelho na casa: a presença de outro animal de estimação faz com que o cão se sinta menos só, podendo contar com a proximidade de um amigo. Mantenha sempre uma tigela no mesmo lugar com água e comida e crie um canto feito sob medida para seu cão, com tudo o que ele gosta. Vai ajudar o cão a se sentir protegido e seguro. Ter pontos fixos ajuda a deixar o cão mais calmo, o que pode acalentá-lo enquanto espera seu retorno.