Ratos são pequenos mamíferos roedores, ou seja, são animais que sempre precisam estar roendo algum tipo de material ou superfície para provocar o desgaste de seus dentes incisivos, que não param de crescer durante toda sua vida.
Sobre os Ratos
Os ratos pertencem à ordem Rodentia e a grande maioria deles está classificada dentro da família muridae. Calcula-se que existam três vezes mais ratos no mundo do que seres humanos. A soma total de ratos no planeta ultrapassa os 23 milhões de animais.
Existem cerca de duas mil espécies de ratos, espalhadas por todos os cinco continentes (apenas na Antártica eles não estão presentes). Cerca de 50 espécies, dentre todas as existentes, são consideradas pelos seres humanos como pragas urbanas.
Os ratos são classificados como animais sinantrópicos, o que quer dizer que são animais que se adaptaram muito bem ao convívio com os humanos, a despeito da vontade do homem. Nesse grupo encontram-se os camundongos, as ratazanas e os ratos pretos.
As Espécies Mais Comuns de Ratos Urbanos
Dentre todas as espécies sinantrópicas de ratos que estão presentes principalmente nos grandes centros urbanos, as três espécies mais comuns são a ratazana, o rato preto e o camundongo.
A ratazana é uma espécie que, por natureza, é bastante desconfiada e geralmente faz seus ninhos em forma de toca, cavando, muitas vezes verticalmente, o solo e se escondendo ali. Quando sai, por onde quer que passe, deixa trilhas.
Os ratos pretos, da mesma maneira que as ratazanas, são uma espécie de rato naturalmente desconfiada. Eles costumam fazer seus ninhos nos telhados das casas e das construções em geral, e devido a isso, os ratos pretos também são chamados de ratos de telhado. A espécie, por onde passa, deixa para trás manchas de gordura.
Por fim, os camundongos são a menor das três principais espécies urbanas e também é a que possui mais facilidade para se adaptar a um ambiente, podendo viver em praticamente qualquer lugar. Em relação à personalidade, os camundongos não costumam ser animais desconfiados, são, na verdade, muito curiosos.
As três espécies são pragas urbanas, capazes de transmitir diversas doenças aos seres humanos, seja através de sua mordida, seja através do depósito de urina e fezes nos ambientes. Por isso sempre que for detectada uma colônia de ratos em uma casa ou qualquer outro ambiente, esta deve ser imediatamente eliminada.
Como Fazer uma Ratoeira Elétrica para Ratos
Uma maneira bastante eficiente de eliminar os ratos de um determinado ambiente é através do uso de uma ratoeira elétrica. É uma ótima forma de combater pequenas colônias e infestações.
É possível fazer em casa uma ratoeira elétrica de forma simples. O primeiro passo é enrolar um arame em algum objeto como um cano ou tubo de PVC, para que ele adquira o formato de uma espiral.
Em uma das pontas do arame deve-se colocar um fio elétrico qualquer. A espiral pode ser feita também em formato circular, sendo que o fio ficaria preso na junção das duas pontas do arame.
A outra ponta do fio deve ser inserida no polo positivo de uma tomada. O círculo de arame deve ser depositado próximo ao buraco que dá acesso ao ninho dos ratos ou em algum lugar em que se saiba que os animais costumam passar.
No meio do arame deve ser colocado algum tipo de comida como isca, para que o rato seja atraído. Ratos, ao contrário do que muita gente pensa, não gostam de queijo. Eles possuem preferência por alimentos ricos em açúcar, como frutas, grãos e cereais, que devem ser preferencialmente escolhidos.
Quando o rato encostar no círculo de arame para pegar a comida deixada em seu centro como isca ele levará um choque, pois o arame faz as vias de polo positivo e o chão funciona como polo negativo. Assim ele será eletrocutado e morrerá.
Outra ideia é fazer a ratoeira elétrica utilizando uma bateria ligada a um circuito para aumentar a sua corrente, que por sua vez é ligado a placas metálicas. É possível inserir o aparato dentro de uma caixa, onde também deve-se deixar comida como isca para que quando rato entrar atrás da comida ele pise nas placas metálicas e receba o choque.
A vantagem de fazer a ratoeira elétrica dentro de um recipiente é que o cadáver do rato ficará dentro da caixa ao invés de ficar exposto. Além disso, o uso da bateria evita problemas como curtos-circuitos, que podem ocorrer quando utiliza-se a tomada.
Outras Maneiras de Eliminar Ratos em Casa
Além da ratoeira elétrica, existem outras formas de eliminar ratos de dentro de casa ou de outro ambiente qualquer. Quando se trata de uma pequena infestação ou mesmo um único animal, uma das maneiras mais eficientes de fazer o combate é através do uso de controles mecânicos, como as ratoeiras comuns.
É preciso ressaltar que as ratoeiras comuns apenas cumprem seu papel se não houver uma grande colônia de ratos, pois não são capazes de eliminar uma grande quantidade de animais.
Outra forma eficiente que pode ser aplicada quando se trata de um pequeno ninho é o controle químico, como raticidas e venenos, mas essa forma também não funciona quando se fala em uma grande infestação.
Isso porque, como são animais bastante inteligentes, quando um rato morrer envenenado ou preso à ratoeira, os demais ratos da colônia logo vão notar que há algum perigo no ambiente e por isso vão passar a evitar o contato com os agentes mecânicos ou químicos.
Assim sendo, a melhor maneira de combater uma grande colônia de ratos é através de uma empresa especializada no assunto. Essa empresa irá fazer uma inspeção no ambiente infestado para identificar a espécie de rato e assim poderá tomar as medidas cabíveis para que a colônia seja exterminada.
Todos os processo de eliminação deve ser realizado utilizando-se de produtos autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que não agridam a saúde dos moradores do local nem o meio ambiente.
Além disso, a empresa especializada vai poder fornecer todas as informações necessárias sobre a causa da infestação e, após a eliminação da praga, também vai poder repassar informações para que uma nova infestação seja evitada.