Algumas raças de cachorros são imprevisíveis, pois muitas vezes antes de realizar a aquisição de um animal, por exemplo, as pessoas costumam pesquisar muito sobre as raças e características e seus comportamentos, e quando o animal escolhido chega em casa, ele passa a se comportar de uma forma totalmente diferente daquela estudada previamente.
Saiba que algumas dicas podem fazer com que seu cachorro possa se comportar da maneira ideal, sem mostrar nenhuma surpresa desagradável ao ficar sozinho em casa ou até mesmo quando tem pessoas por perto.
Afinal, como fazer o cachorro parar de morder móveis? Aqui iremos dispor várias dicas e razões pelas quais seu cachorro pode estar se comportando dessa forma e então você poderá seguir nossos conselhos e testar com seu querido cachorro no intuito de fazer com que o mesmo pare com tal comportamento.
Eu, redator, convivo com uma Lhasa Apso que teve esse costume durante alguns meses de vida, e tenho plena certeza do que a motivou a ter esse comportamento, portanto, acompanhe esse artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.
Aproveite e acompanhe alguns outros artigos que temos em nosso site sobre cachorros e seus comportamentos:
- Por Que Meu Cachorro Cheira Meu Umbigo?
- Sinais Corporais do Cachorro: Como Fazer a Leitura
- O Que Fazer Para Cachorro Não Urinar Nas Plantas?
- Meu Cachorro Dorme em Cima de Mim: e Agora?
- O Que Fazer Quando o Cachorro Não Quer Comer Ração?
Comportamento do Seu Cachorro: Falta de Atenção e Negligências
Um forte aliado ao comportamento desagradável do seu cão pode estar associado ao fato do mesmo não receber atenção e dessa forma ir procurar por outras maneiras de se entreter, e mais especificamente, outras maneiras de chamar atenção.
É nesse momento que o cachorro começa a fazer xixi no lugar errado e onde nunca fizera anteriormente, assim como começar a morder aquele móvel que estava ali intocado há tanto tempo.
Quando se junta a falta de atenção com outras negligências, tais como não ter tempo de afeto com seu cão, como passeios, momentos para pentear, segurar no colo, oferecer um petisco e mimá-lo, ocasionarão em um cachorro elétrico e ativo, pronto para realizar um monte de atividades.
Essas atividades não incluem nada que não seja errado, pois sozinho em casa o cachorro busca por aquilo que esteja a seu acesso, seja mordendo folhas de uma planta, seja puxando roupas da cama, do varal, derrubando pertences e itens da beirada dos móveis, assim como também gostam de procurar algo para morder.
Por Que Seu Cachorro Morde o Móvel? Falta de Brinquedos Para Entreter o Cachorro
Ainda existe gente que pensa que cachorros não gostam de mimos, como brinquedos barulhentos e camas fofas e macias para dormir. Cachorros são cachorros, mas os mesmos adoram conforto.
Esses tipos de mimos não servem apenas para confortar seu cachorro na hora de dormir, por exemplo, como as caminhas que foram citadas, mas os brinquedos estão ali para atrair a atenção do seu cachorro.
A partir do momento em que seu cachorro tiver brinquedos para se entreter, principalmente bichos de pelúcia e brinquedos que façam barulho, ele esquecerá que existem móveis na casa para roer.
Se o cachorro for mais bruto e maior em tamanho, existem brinquedos ideais para o tipo de força e dentes dos mesmos, como bolinhas de borracha altamente resistentes, que não irão furar nunca e nem ceder às mordidas do cachorro.
Esses brinquedos, na verdade, são ideais para cães que roem tudo com maior frequência, pois muitas vezes eles sentem a necessidade de roer algo, e se não houver nada desse tipo, o primeiro móvel que ele encontrar será o primeiro a testar a força de seus dentes.
Possíveis Motivos Para o Comportamento Errado: Dentes em Crescimento e Ansiedade
É normal que muitos cachorros quando estão crescendo tenham o costume de roer tudo o que for possível; época essa que nem nossos pés e tornozelos fazem parte de seu cardápio, com seus mínimos dentes parecendo pequenas serrinhas.
Se seu cachorro que está crescendo está com muito costume e vontade de roer os móveis, dê a ele um brinquedo rígido o suficiente para saciar a sua vontade, mas não rígido demais, se não o cachorro pode machucar os dentes e a gengiva.
Outro aspecto que leva o cachorro a um nível de insanidade em relação a morder móveis, é quando o mesmo passa a ficar ansioso. Nesse momento, o cachorro pode apresentar vários tipos de comportamentos: alguns usam suas unhas para arranhas portas, paredes e beirais de janelas, outros destroem o que for possível, outros latem e uivam.
Entender o que causa ansiedade em seu cachorro é um passo definitivo na qualidade de vida e longevidade do mesmo, já que o estresse pode encurtar muito a vida do animal.
Dicas Para Fazer Seu Cachorro Parar de Morder os Móveis
- Broncas: Às vezes, simples broncas bastam para que seu cachorro entenda o recado. Mas lembre-se: a bronca só deve ser dada no momento em que o cachorro for pego no ato, pois de nada adianta brigar depois que o móvel já esteja mordido, pois o animal não consegue fazer uma associação apropriada.
- Fingir Sofrimento: o cachorro entende perfeitamente alguns sentimentos humanos como alegria, raiva e tristeza, por isso uma forma prática de fazer seu cachorro adquirir consciência sobre determinados atos é fingir que ao morder os móveis, você se sinta triste e com dor, mas isso deve ser fingido com ênfase e de forma que seu cachorro entenda o recado.
- Observação e Recompensa: Observar seu cachorro na hora em que ele está prestes a praticar o ato de morder algum móvel pode ajudar a incentivá-lo a não cometer o ato. Quando ele for morder o móvel, dê uma leve bronca, chame-o e o recompense para ele entender que se ele não morder o móvel, ganhará um prêmio.
O Que Não Fazer Para Educar seu Cachorro
- Mudar o Móvel de Lugar: não deixe seu cachorro dominar o ambiente, pois mudar os móveis de lugar demonstra que ele venceu e que ele não aprendeu nada sobre o fato de ser proibido roer os móveis. Logo ele escolherá outro móvel para roer.
- Passar Pimenta no Móvel: muitas pessoas acreditam que fazer a língua e a boca do cachorro arder em chamas é a solução ideal para que o mesmo pare de roer. Isso simplesmente pode causar uma irritação aguda ou um trauma definitivo no animal.