Os cães costumam ficar cheios de energia, pensando que são invencíveis. Sem surpresa, de vez em quando, podem passar feito um raio através de uma cerca de arame farpado, terminando com um machucado desagradável. Assim, como evitar que cachorro lamba e coce feridas?
Após uma considerável conta do veterinário e algum tratamento, seu pet voltará para casa. Ele parecerá fofo e cativante, mesmo estando machucado. É essencial que o animal não arranhe, lamba ou brinque com o local atingido. Mas o que pode ser feito?
Aprenda isso e muito mais no artigo que preparamos abaixo. É muito importante saber como cuidar bem do seu pet para que ele viva sempre feliz e saudável.
Sinais de Infecção
Passar a unha em ferimentos pode aumenta-los e fazer com que o pet corra o risco de adquirir uma infecção secundária. Esta pode ser potencialmente fatal. Para verificar o grau em que o machucado se encontra, observe os seguintes pontos primeiramente:
- A ferida do seu animal tem pus ou secreção?
- A área tem um cheiro peculiar e desagradável?
- O seu cão sente dor ou desconforto visível?
Todos estes podem ser sinais de que o ferimento do seu pet está infectado e que é necessário um tratamento rápido do seu veterinário. Assim, saber como evitar que cachorro lamba e coce feridas ou prevenir uma infecção secundária pode salvar a vida dele.
Como Evitar Que Cachorro Lamba E Coce Feridas
Pelo Raspado
Quando o seu cachorro está com um machucado ou recebe tratamento médico, geralmente tem os pelos raspados na área problemática. Quando os pelos começam a crescer novamente, pode ficar incrivelmente coçando e sensível.
Manter o seu pet longe da área é um desafio, para dizer o mínimo. Se você não conseguir impedir que ele coce o ferimento, os pelos podem ficar encravados, infectados e causar sérias complicações.
Existem várias etapas que você deve seguir para tentar impedir que o animal fique arranhando o local com problema. As camisetas são mesmo fofas se vestidas no animal de estimação, mas também podem servir a outro propósito.
A roupinha criará uma barreira física entre patas, dentes e o ferimento em questão. Embora isso seja pouco eficaz, é uma solução de curto prazo, pois cachorrinhos insistentes encontrarão uma maneira de raspar o tecido da camiseta.
Outra medida óbvia a ser tomada é usar um curativo. Embora tal ação reduza o fluxo de ar, o que ajuda no processo de cicatrização, também é uma forma de como evitar que cachorro lamba e coce feridas. Assim, as chances de uma infecção secundária são bem resolvidas.
Esta é uma solução rápida e eficaz, embora a curto prazo. O melhor de tudo é que os curativos podem ser trocados regularmente com facilidade.
Lesão ou Trauma
Se o seu cãozinho é tão ousado e descarado quanto a maioria, provavelmente entrou em perigo mais de uma vez e escapou impune. No entanto, ocasionalmente, seu comportamento arriscado acaba tendo sérias consequências.
Se o animal fica machucando o local que já está machucado, acaba danificando os tecidos em crescimento. Isso também retarda o processo de recuperação, colocando sujeira, areia e bactérias nos ferimentos abertos.
Essas sujeiras e bactérias podem entrar rapidamente na corrente sanguínea e causar problemas graves. Felizmente, existem processos simples que você pode executar, sendo um bom tutor, para minimizar esse risco e ter como evitar que cachorro lamba e coce feridas.
A primeira coisa que se pode fazer é investir em um colar, também conhecido como “cone da vergonha”. Essa engenhoca simples passa pelo pescoço e cria uma barreira entre a boca e a ferida corporal. Esta será uma solução eficaz a curto prazo.
No entanto, um cachorro criativo encontrará uma maneira de arranhar o machucado de qualquer maneira. Você também pode aplicar uma compressa fria. Tal ação irá entorpecer a área problemática, reduzindo a tentação da coceira. Mas isso só será eficaz em uma extensão limitada e por um período muito curto.
Fatores Ambientais
Seu cão pode querer coçar o local de uma ferida como resultado de fatores ambientais. Estar ao ar livre permitirá que o ar atue, o que ajuda a curar o animal. Em contrapartida, também fará com que o ferimento coce mais.
Mas não se preocupe tanto! É possível aplicar um creme anti-coceira. Você tem a possibilidade de usar pomadas e cremes indicados pelo veterinário, passando todos os dias no ferimento. O lugar vai suavemente entorpecer, o que reduzirá a tentação do seu pet de coçar.
Embora isso seja eficaz até certo ponto, não o impedirá totalmente de se ferir. Outra ferramenta que você pode utilizar é aplicar um spray na área. Este é um passo importante, pois a língua do animal é cheia de bactérias, e um ambiente úmido é exatamente o que elas precisam para prosperar.
O spray fará com que o local tenha um sabor desagradável e reduza qualquer tentação de lamber e arranhar. No entanto, isso não terá eficiência em grandes partes do pet, sendo eficaz por poucas horas também.
Importância da Prevenção
Saber como evitar que cachorro lamba e coce feridas é essencial. Os efeitos da prevenção são numerosos. O benefício mais óbvio é que tal ação salva seu animal de mais dor e desconforto. Mas isso, por sua vez, te poupará de contas substanciais no veterinário, sem contar que fará o pet mais feliz e saudável por mais tempo.
O risco de mais infecções não apenas ameaça a vida do animal de estimação, mas de outros bichos e de membros humanos da família. Portanto, para cachorros e ambientes mais saudáveis, prevenir é definitivamente o caminho a seguir.
Prevenção e Precaução
Os cães inevitavelmente vão acabar com feridas e arranhões uma hora ou outra, pois é da natureza deles. Contudo, é vital que você o impeça de causar mais danos.
Coçar pode levar a infecções desagradáveis, retardando o processo de cicatrização e oferecendo novos riscos à saúde. Mas nem tudo está perdido! Como citamos, há uma série de medidas que você pode tomar para evitar que seu pet cometa esse terrível engano.
Roupinhas, sprays, pomadas, curativos, compressas frias e outros tratamentos tópicos, reduzirão a tentação. Todas essas medidas serão eficazes, mas apenas de forma limitada e somente a curto prazo.
É essencial monitorar o animal durante a cura, notificando o seu veterinário se houver sinais de infecção ou complicações. Tem como evitar que cachorro lamba e coce feridas, sendo a prevenção, a medida mais assertiva.