Toda a raça canina tem a capacidade aprender quando ensinados por tutores, principalmente os cães adultos e nisso o Shitzu e muito bom! A única diferença é que alguns aprendem rápido e outros não. Mas nada que muita paciência e carinho não resolva no aprendizado desses lindos pets, não é mesmo?!
É imprescindível a virtude de paciência para ensinar comandos ao cão. Não é motivo para desespero se ele não aprender nos primeiros ensinamentos. Certamente, assim, você e o seu cãozinho Shitzu decepcionados…
Portanto, tenha sempre em mente que o aprendizado deve ser uma diversão e não uma tarefa chata.
Se você está pensando em ensinar alguns comandos para o seu amigo, que tal começar por como ensinar Shitzu a dar a pata e a sentar?
Sessões Breves de Adestramento
Primeiramente, é importante que o adestramento do seu Shitzu seja feito em um local bem tranquilo e silencioso – evitando qualquer tipo de distração. As sessões de ensino, devem durar de 5 a 10 minutinhos, se for acima disso, vai acabar estressando o cachorro.
É indicado a prática de 2 a 3 x ao dia mesclando em meio ao treinamento, brincadeiras, refeições e passeios.
A postura correta do tutor que esteja adestrando o Shitzu é uma atitude positiva, cheia de muita repetição e carinho. Repreender seu cão por não aprender imediatamente um truque ou comando, com toda a certeza, vai desmotivar o animal – além do que, ninguém nasce sabendo.
Ensinando o Shitzu a Dar a Pata
Esse comando ou truque e o mais conhecido do mundo, o dar a pata. Mas nem todo mundo sabe como ensinar seu cão a fazê-lo. Confira a dica logo abaixo:
1 º Método:
- Diga ao seu Shitzu para se sentar e pegue uma das patas dele e ao mesmo tempo diga a palavra de ordem “dá a pata” de forma carinhosa.
- Em seguida, independente dele ter acertado ou não, dê um petisco ou uma guloseima.
- Inicialmente, seu Shitzu vai olhar mostrando que não está entendendo o que você pede. Mas não desanime, essa atitude por parte do pet normal, mas repetindo sempre o comando, com o passar do tempo, ele vai aprender.
- Sempre realize o comando da mesma forma para ele se lembrar com mais facilidade.
- As sessões de aprendizado devem ser breves – como já mencionado – nunca excedendo o tempo estipulado para não aborrecer o seu Shitzu.
2 º Método:
- Pegue um petisco e aproxime para seu Shitzu
- Logo depois, com o petisco nas mãos, coloque uma das mãos próximas ao focinho do cão.
- Uma das atitudes normais nesse caso, seria a do seu Shitzu tentar abrir a sua mão para pegar o petisco, geralmente com a pata.
- Mas, saiba que nem todos vão agir dessa forma, mas esse comando é excelente para estimular a inteligência e vontade de aprender.
- Para esses dois métodos, nunca esqueça de recompensar seu pet com um petisco logo após ele concluir o comando.
Ensinando o Shitzu a Sentar
1 º Método:
- Dê a ordem ao Shitzu para sentar-se e pegue uma das patas e ao mesmo tempo diga para ele “sentar”. Nunca se esqueça de dizer da maneira mais agradável possível.
- Em seguida, ofereça um petisco como recompensa ao cãozinho.
- Saiba que seu cachorro vai olhar com carinha de “não tô entendendo”, mas seja persistente, em breve com o passar dos dias, ele vai tirar de letra;
- Sempre repita o comando da mesma forma para não esquecer
- Não passe do tempo estipulado para fazer o exercício
2 º Método:
- Com um pedaço de petisco em mãos, deixe seu Shitzu sentir o aroma.
- Logo após disso, aproxime o petisco em um dos lados do focinho do animal.
- Normalmente, o Shitzu vai tentar abrir sua mão com a patinha para pegar o petisco.
- Quando ele fazer esse movimento, abra a mão e deixe eu ele saboreie o petisco
- Isso não quer dizer que todos vão agir exatamente da forma descrita acima mas vai ser um bom estímulo para aguçar a inteligência e auto-aprendizagem
Depois de cada comando realizado, nunca se esqueça de presentear seu pet com um petisco ou guloseima que ele mais gosta!
Características Gerais do Shitzu
O Shitzu é uma raça de cão que se destaca pela aparência física: olhos amendoados e saltados e um focinho achato. Tem tamanho considerado pequeno.
Esse cão ainda se caracteriza pela sua personalidade e elo seu temperamento. É um pet ideal para espaços grandes ou pequenos e também para quem tem crianças em casa – pois costumam ser amistosos e muito carinhosos.
Apesar de o Shitzu ser um cão que requer cuidados como qualquer outro, ele é relativamente fácil de ser criado. Não é um cão hiperativo e nem necessita de maratonas de passeios. Dois passeios por dia costumam ser suficientes para esse cão.
O Shitzu ainda é uma companhia adorável. Pode passar horas ao lado de seu tutor ou dos moradores da casa, por simples prazer.
Por outro lado, pode se sentir carente. Assim, é uma raça que requer atenção, como carinhos e brincadeiras – mas sem exageros. Gostam de dormir bastante. São simpáticos com visitas, desde que a pessoa se demonstre receptiva, é claro.
Necessita ser escovado com freqüência, pois seus pelos longos podem embaraçar. Ainda, convém tosar com freqüência, em especial, nas temporadas mais quentes.
A raça Shitzu tem propensão ao excesso de peso e ainda pode ter problemas na coluna – devido as suas patas curtas. Assim, estimule atividades físicas (ele é um tanto preguiçoso) e não permita que o seu Shitzu suba escadas com freqüência ou suba em sofás, camas, etc.
Atenção ainda com as orelhas, que podem ficar abafadas com os pelos e acabar por apresentar problemas de fungos e de otite.
São cães silenciosos, por isso, são muito criados em apartamentos. Como mencionado, o Shitzu se adapta bem a espaços pequenos, porém, não exagere em criar um deles em casas extremante compactas, pois isso irá fazer com que ele exerça poucas atividades físicas – o que é ruim, já que o Shitzu é preguiçoso por natureza ao mesmo tempo em que tem tendência a ganhar peso além do considerado normal.
Assim como deve ser feito com qualquer animal de estimação, a única forma de se certificar se o seu Shitzu está sempre saudável é com consultas periódicas ao médico veterinário.